Doenças foliares e o controle por fungicidas na produtividade e qualidade de grãos de trigo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Navarini,Lucas
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Balardin,Ricardo Silveiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Summa phytopathologica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-54052012000400004
Resumo: O estudo foi estruturado no intuito de determinar os fatores, do ponto de vista do manejo químico de doenças foliares, necessários para obtenção de trigo com qualidade de panificação. O experimento em blocos ao acaso com seis repetições buscou esclarecer a interação entre doze cultivares e sete programas de aplicação de fungicidas e suas implicações na produtividade e qualidade de grãos de trigo. Os resultados obtidos mostraram que os efeitos proporcionados pelos fungicidas, no controle de doenças, e seus efeitos diretos na fisiologia de plantas de trigo, foram fatores determinantes para obtenção de trigo com alta qualidade. Mostrando, também que as doenças comprometem a remobilização do nitrogênio das folhas para os grãos. Ficaram evidentes as diferenças entre estrobilurinas e triazóis no controle de manchas foliares e de ferrugem da folha, onde os fungicidas triazóis foram mais eficientes no controle do complexo de manchas foliares, quando comparados as estrobilurinas. Porém, o controle efetivo da ferrugem da folha do trigo foi proporcionado pelas estrobilurinas. Os estádios fenológicos do elongamento e emissão de espigas são momentos críticos para o controle químico de manchas foliares em condições de monocultura. E a aplicação de fungicidas após o florescimento é imprescindível para o adequado manejo da ferrugem da folha.
id GPF-1_6344d29a4bcdf119c822f47ae6616496
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-54052012000400004
network_acronym_str GPF-1
network_name_str Summa phytopathologica (Online)
repository_id_str
spelling Doenças foliares e o controle por fungicidas na produtividade e qualidade de grãos de trigoforça de glútenestrobilurinasnitrogênioTriticum sativumPuccinia reconditamanchas foliaresO estudo foi estruturado no intuito de determinar os fatores, do ponto de vista do manejo químico de doenças foliares, necessários para obtenção de trigo com qualidade de panificação. O experimento em blocos ao acaso com seis repetições buscou esclarecer a interação entre doze cultivares e sete programas de aplicação de fungicidas e suas implicações na produtividade e qualidade de grãos de trigo. Os resultados obtidos mostraram que os efeitos proporcionados pelos fungicidas, no controle de doenças, e seus efeitos diretos na fisiologia de plantas de trigo, foram fatores determinantes para obtenção de trigo com alta qualidade. Mostrando, também que as doenças comprometem a remobilização do nitrogênio das folhas para os grãos. Ficaram evidentes as diferenças entre estrobilurinas e triazóis no controle de manchas foliares e de ferrugem da folha, onde os fungicidas triazóis foram mais eficientes no controle do complexo de manchas foliares, quando comparados as estrobilurinas. Porém, o controle efetivo da ferrugem da folha do trigo foi proporcionado pelas estrobilurinas. Os estádios fenológicos do elongamento e emissão de espigas são momentos críticos para o controle químico de manchas foliares em condições de monocultura. E a aplicação de fungicidas após o florescimento é imprescindível para o adequado manejo da ferrugem da folha.Grupo Paulista de Fitopatologia2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-54052012000400004Summa Phytopathologica v.38 n.4 2012reponame:Summa phytopathologica (Online)instname:Grupo Paulista de Fitopatologiainstacron:GPF10.1590/S0100-54052012000400004info:eu-repo/semantics/openAccessNavarini,LucasBalardin,Ricardo Silveiropor2013-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-54052012000400004Revistahttp://www.scielo.br/sphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsumma@fca.unesp.br1980-54540100-5405opendoar:2013-01-22T00:00Summa phytopathologica (Online) - Grupo Paulista de Fitopatologiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Doenças foliares e o controle por fungicidas na produtividade e qualidade de grãos de trigo
title Doenças foliares e o controle por fungicidas na produtividade e qualidade de grãos de trigo
spellingShingle Doenças foliares e o controle por fungicidas na produtividade e qualidade de grãos de trigo
Navarini,Lucas
força de glúten
estrobilurinas
nitrogênio
Triticum sativum
Puccinia recondita
manchas foliares
title_short Doenças foliares e o controle por fungicidas na produtividade e qualidade de grãos de trigo
title_full Doenças foliares e o controle por fungicidas na produtividade e qualidade de grãos de trigo
title_fullStr Doenças foliares e o controle por fungicidas na produtividade e qualidade de grãos de trigo
title_full_unstemmed Doenças foliares e o controle por fungicidas na produtividade e qualidade de grãos de trigo
title_sort Doenças foliares e o controle por fungicidas na produtividade e qualidade de grãos de trigo
author Navarini,Lucas
author_facet Navarini,Lucas
Balardin,Ricardo Silveiro
author_role author
author2 Balardin,Ricardo Silveiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Navarini,Lucas
Balardin,Ricardo Silveiro
dc.subject.por.fl_str_mv força de glúten
estrobilurinas
nitrogênio
Triticum sativum
Puccinia recondita
manchas foliares
topic força de glúten
estrobilurinas
nitrogênio
Triticum sativum
Puccinia recondita
manchas foliares
description O estudo foi estruturado no intuito de determinar os fatores, do ponto de vista do manejo químico de doenças foliares, necessários para obtenção de trigo com qualidade de panificação. O experimento em blocos ao acaso com seis repetições buscou esclarecer a interação entre doze cultivares e sete programas de aplicação de fungicidas e suas implicações na produtividade e qualidade de grãos de trigo. Os resultados obtidos mostraram que os efeitos proporcionados pelos fungicidas, no controle de doenças, e seus efeitos diretos na fisiologia de plantas de trigo, foram fatores determinantes para obtenção de trigo com alta qualidade. Mostrando, também que as doenças comprometem a remobilização do nitrogênio das folhas para os grãos. Ficaram evidentes as diferenças entre estrobilurinas e triazóis no controle de manchas foliares e de ferrugem da folha, onde os fungicidas triazóis foram mais eficientes no controle do complexo de manchas foliares, quando comparados as estrobilurinas. Porém, o controle efetivo da ferrugem da folha do trigo foi proporcionado pelas estrobilurinas. Os estádios fenológicos do elongamento e emissão de espigas são momentos críticos para o controle químico de manchas foliares em condições de monocultura. E a aplicação de fungicidas após o florescimento é imprescindível para o adequado manejo da ferrugem da folha.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-54052012000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-54052012000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-54052012000400004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo Paulista de Fitopatologia
publisher.none.fl_str_mv Grupo Paulista de Fitopatologia
dc.source.none.fl_str_mv Summa Phytopathologica v.38 n.4 2012
reponame:Summa phytopathologica (Online)
instname:Grupo Paulista de Fitopatologia
instacron:GPF
instname_str Grupo Paulista de Fitopatologia
instacron_str GPF
institution GPF
reponame_str Summa phytopathologica (Online)
collection Summa phytopathologica (Online)
repository.name.fl_str_mv Summa phytopathologica (Online) - Grupo Paulista de Fitopatologia
repository.mail.fl_str_mv summa@fca.unesp.br
_version_ 1754193417411231744