Favorabilidade climática para a ferrugem do eucalipto no estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bora,Karen Christiane
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Brito,Gabriela Scheinpflug, Auer,Celso Garcia, Santos,Álvaro Figueredo dos, Wrege,Marcos Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Summa phytopathologica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-54052016000100024
Resumo: RESUMO A cultura do eucalipto no estado do Paraná, Brasil, fornece matéria-prima para a produção de celulose, carvão, madeira tratada e madeira serrada. Dentre as principais doenças fúngicas, destaca-se a ferrugem causada por Puccinia psidii. Diversas formas de controle desta doença podem ser apontadas, destacando-se o plantio de clones resistentes em locais com condições climáticas menos favoráveis à ocorrência da doença. A escolha de locais com baixos riscos climáticos pode ser feita por meio do zoneamento. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver um zoneamento da favorabilidade climática para a ferrugem do Eucalyptus, no estado do Paraná, com base na temperatura e no período de molhamento foliar para a germinação de urediniósporos e infecção por P. psidii. Estas informações foram utilizadas em modelos para a geração dos mapas mensais de distribuição da doença, conforme a favorabilidade à ocorrência da doença: ‘altamente favorável’, ‘favorável’, ‘pouco favorável’ e ‘desfavorável’. Os mapas gerados foram validados pelo confronto com os pontos de ocorrência natural da ferrugem no estado do Paraná. Concluiu-se que as estações do ano mais favoráveis à ocorrência da doença foram a primavera e o verão e a menos favorável foi o inverno. A região central do estado, na zona de transição entre o clima tropical do Norte e o temperado do Sul, é mais favorável à ocorrência da ferrugem e que, a região Sul e a Norte, são menos favoráveis por razões diferentes, em decorrência das baixas temperaturas e menor umidade, respectivamente.
id GPF-1_9704a2730aa5b162e1091cf387a19e6b
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-54052016000100024
network_acronym_str GPF-1
network_name_str Summa phytopathologica (Online)
repository_id_str
spelling Favorabilidade climática para a ferrugem do eucalipto no estado do ParanáEucalyptusPuccinia psidiizoneamento fitossanitárioRESUMO A cultura do eucalipto no estado do Paraná, Brasil, fornece matéria-prima para a produção de celulose, carvão, madeira tratada e madeira serrada. Dentre as principais doenças fúngicas, destaca-se a ferrugem causada por Puccinia psidii. Diversas formas de controle desta doença podem ser apontadas, destacando-se o plantio de clones resistentes em locais com condições climáticas menos favoráveis à ocorrência da doença. A escolha de locais com baixos riscos climáticos pode ser feita por meio do zoneamento. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver um zoneamento da favorabilidade climática para a ferrugem do Eucalyptus, no estado do Paraná, com base na temperatura e no período de molhamento foliar para a germinação de urediniósporos e infecção por P. psidii. Estas informações foram utilizadas em modelos para a geração dos mapas mensais de distribuição da doença, conforme a favorabilidade à ocorrência da doença: ‘altamente favorável’, ‘favorável’, ‘pouco favorável’ e ‘desfavorável’. Os mapas gerados foram validados pelo confronto com os pontos de ocorrência natural da ferrugem no estado do Paraná. Concluiu-se que as estações do ano mais favoráveis à ocorrência da doença foram a primavera e o verão e a menos favorável foi o inverno. A região central do estado, na zona de transição entre o clima tropical do Norte e o temperado do Sul, é mais favorável à ocorrência da ferrugem e que, a região Sul e a Norte, são menos favoráveis por razões diferentes, em decorrência das baixas temperaturas e menor umidade, respectivamente.Grupo Paulista de Fitopatologia2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-54052016000100024Summa Phytopathologica v.42 n.1 2016reponame:Summa phytopathologica (Online)instname:Grupo Paulista de Fitopatologiainstacron:GPF10.1590/0100-5405/2015info:eu-repo/semantics/openAccessBora,Karen ChristianeBrito,Gabriela ScheinpflugAuer,Celso GarciaSantos,Álvaro Figueredo dosWrege,Marcos Silveirapor2016-03-18T00:00:00Zoai:scielo:S0100-54052016000100024Revistahttp://www.scielo.br/sphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsumma@fca.unesp.br1980-54540100-5405opendoar:2016-03-18T00:00Summa phytopathologica (Online) - Grupo Paulista de Fitopatologiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Favorabilidade climática para a ferrugem do eucalipto no estado do Paraná
title Favorabilidade climática para a ferrugem do eucalipto no estado do Paraná
spellingShingle Favorabilidade climática para a ferrugem do eucalipto no estado do Paraná
Bora,Karen Christiane
Eucalyptus
Puccinia psidii
zoneamento fitossanitário
title_short Favorabilidade climática para a ferrugem do eucalipto no estado do Paraná
title_full Favorabilidade climática para a ferrugem do eucalipto no estado do Paraná
title_fullStr Favorabilidade climática para a ferrugem do eucalipto no estado do Paraná
title_full_unstemmed Favorabilidade climática para a ferrugem do eucalipto no estado do Paraná
title_sort Favorabilidade climática para a ferrugem do eucalipto no estado do Paraná
author Bora,Karen Christiane
author_facet Bora,Karen Christiane
Brito,Gabriela Scheinpflug
Auer,Celso Garcia
Santos,Álvaro Figueredo dos
Wrege,Marcos Silveira
author_role author
author2 Brito,Gabriela Scheinpflug
Auer,Celso Garcia
Santos,Álvaro Figueredo dos
Wrege,Marcos Silveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bora,Karen Christiane
Brito,Gabriela Scheinpflug
Auer,Celso Garcia
Santos,Álvaro Figueredo dos
Wrege,Marcos Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Eucalyptus
Puccinia psidii
zoneamento fitossanitário
topic Eucalyptus
Puccinia psidii
zoneamento fitossanitário
description RESUMO A cultura do eucalipto no estado do Paraná, Brasil, fornece matéria-prima para a produção de celulose, carvão, madeira tratada e madeira serrada. Dentre as principais doenças fúngicas, destaca-se a ferrugem causada por Puccinia psidii. Diversas formas de controle desta doença podem ser apontadas, destacando-se o plantio de clones resistentes em locais com condições climáticas menos favoráveis à ocorrência da doença. A escolha de locais com baixos riscos climáticos pode ser feita por meio do zoneamento. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver um zoneamento da favorabilidade climática para a ferrugem do Eucalyptus, no estado do Paraná, com base na temperatura e no período de molhamento foliar para a germinação de urediniósporos e infecção por P. psidii. Estas informações foram utilizadas em modelos para a geração dos mapas mensais de distribuição da doença, conforme a favorabilidade à ocorrência da doença: ‘altamente favorável’, ‘favorável’, ‘pouco favorável’ e ‘desfavorável’. Os mapas gerados foram validados pelo confronto com os pontos de ocorrência natural da ferrugem no estado do Paraná. Concluiu-se que as estações do ano mais favoráveis à ocorrência da doença foram a primavera e o verão e a menos favorável foi o inverno. A região central do estado, na zona de transição entre o clima tropical do Norte e o temperado do Sul, é mais favorável à ocorrência da ferrugem e que, a região Sul e a Norte, são menos favoráveis por razões diferentes, em decorrência das baixas temperaturas e menor umidade, respectivamente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-54052016000100024
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-54052016000100024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0100-5405/2015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo Paulista de Fitopatologia
publisher.none.fl_str_mv Grupo Paulista de Fitopatologia
dc.source.none.fl_str_mv Summa Phytopathologica v.42 n.1 2016
reponame:Summa phytopathologica (Online)
instname:Grupo Paulista de Fitopatologia
instacron:GPF
instname_str Grupo Paulista de Fitopatologia
instacron_str GPF
institution GPF
reponame_str Summa phytopathologica (Online)
collection Summa phytopathologica (Online)
repository.name.fl_str_mv Summa phytopathologica (Online) - Grupo Paulista de Fitopatologia
repository.mail.fl_str_mv summa@fca.unesp.br
_version_ 1754193418419961856