Incidência de fungos e quantificação de danos em sementes de genótipos de arroz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malavolta,Vanda Maria Angeli
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Soligo,Elaine de Arruda, Dias,Débora Daiana, Azzini,Luiz Ernesto, Bastos,Cândido Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Summa phytopathologica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-54052007000300012
Resumo: O programa de melhoramento genético de arroz do Instituto Agronômico visa a obtenção de cultivares de arroz altamente produtivas, características tecnológicas desejáveis e resistência a doenças. O presente estudo avaliou genótipos de arroz integrantes dos ensaios comparativos avançados quanto à qualidade sanitária e severidade de manchas nas sementes, peso das sementes por panícula e esterilidade das espiguetas. A qualidade sanitária das sementes variou conforme o sistema de cultivo, com alta incidência dos fungos Pyricularia grisea, Bipolaris oryzae e Microdochium oryzae no cultivo inundado, enquanto que sob irrigação por aspersão predominaram Pyricularia grisea, Phoma sorghina e Drechslera spp. A severidade de manchas nas sementes apresentou correlação negativa com peso da panícula e número de grãos cheios, e positiva com número de grãos chochos e porcentagem de esterilidade. Destacaram-se em condições de cultivo irrigado por inundação as linhagens IAC 1817 e IAC 1818, apresentando os menores índices de severidade de manchas, e também baixas porcentagens de esterilidade e altos pesos de grãos por panícula. Em terras altas sob irrigação por aspersão, destacaram-se a linhagem IAC 1776 e a cv. Bonança, com os menores índices de severidade de manchas, e a linhagem 1781, com baixas incidências dos mais importantes patógenos, e também baixa esterilidade. Esses resultados serviram como indicadores do nível de resistência e/ou tolerância dos genótipos a manchas de grãos.
id GPF-1_b7c370054ec5e2bd4ed5246a7ac9d820
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-54052007000300012
network_acronym_str GPF-1
network_name_str Summa phytopathologica (Online)
repository_id_str
spelling Incidência de fungos e quantificação de danos em sementes de genótipos de arrozOryza sativamancha de grãosresistência genéticacontrolesanidade de sementesO programa de melhoramento genético de arroz do Instituto Agronômico visa a obtenção de cultivares de arroz altamente produtivas, características tecnológicas desejáveis e resistência a doenças. O presente estudo avaliou genótipos de arroz integrantes dos ensaios comparativos avançados quanto à qualidade sanitária e severidade de manchas nas sementes, peso das sementes por panícula e esterilidade das espiguetas. A qualidade sanitária das sementes variou conforme o sistema de cultivo, com alta incidência dos fungos Pyricularia grisea, Bipolaris oryzae e Microdochium oryzae no cultivo inundado, enquanto que sob irrigação por aspersão predominaram Pyricularia grisea, Phoma sorghina e Drechslera spp. A severidade de manchas nas sementes apresentou correlação negativa com peso da panícula e número de grãos cheios, e positiva com número de grãos chochos e porcentagem de esterilidade. Destacaram-se em condições de cultivo irrigado por inundação as linhagens IAC 1817 e IAC 1818, apresentando os menores índices de severidade de manchas, e também baixas porcentagens de esterilidade e altos pesos de grãos por panícula. Em terras altas sob irrigação por aspersão, destacaram-se a linhagem IAC 1776 e a cv. Bonança, com os menores índices de severidade de manchas, e a linhagem 1781, com baixas incidências dos mais importantes patógenos, e também baixa esterilidade. Esses resultados serviram como indicadores do nível de resistência e/ou tolerância dos genótipos a manchas de grãos.Grupo Paulista de Fitopatologia2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-54052007000300012Summa Phytopathologica v.33 n.3 2007reponame:Summa phytopathologica (Online)instname:Grupo Paulista de Fitopatologiainstacron:GPF10.1590/S0100-54052007000300012info:eu-repo/semantics/openAccessMalavolta,Vanda Maria AngeliSoligo,Elaine de ArrudaDias,Débora DaianaAzzini,Luiz ErnestoBastos,Cândido Ricardopor2007-10-15T00:00:00Zoai:scielo:S0100-54052007000300012Revistahttp://www.scielo.br/sphttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsumma@fca.unesp.br1980-54540100-5405opendoar:2007-10-15T00:00Summa phytopathologica (Online) - Grupo Paulista de Fitopatologiafalse
dc.title.none.fl_str_mv Incidência de fungos e quantificação de danos em sementes de genótipos de arroz
title Incidência de fungos e quantificação de danos em sementes de genótipos de arroz
spellingShingle Incidência de fungos e quantificação de danos em sementes de genótipos de arroz
Malavolta,Vanda Maria Angeli
Oryza sativa
mancha de grãos
resistência genética
controle
sanidade de sementes
title_short Incidência de fungos e quantificação de danos em sementes de genótipos de arroz
title_full Incidência de fungos e quantificação de danos em sementes de genótipos de arroz
title_fullStr Incidência de fungos e quantificação de danos em sementes de genótipos de arroz
title_full_unstemmed Incidência de fungos e quantificação de danos em sementes de genótipos de arroz
title_sort Incidência de fungos e quantificação de danos em sementes de genótipos de arroz
author Malavolta,Vanda Maria Angeli
author_facet Malavolta,Vanda Maria Angeli
Soligo,Elaine de Arruda
Dias,Débora Daiana
Azzini,Luiz Ernesto
Bastos,Cândido Ricardo
author_role author
author2 Soligo,Elaine de Arruda
Dias,Débora Daiana
Azzini,Luiz Ernesto
Bastos,Cândido Ricardo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malavolta,Vanda Maria Angeli
Soligo,Elaine de Arruda
Dias,Débora Daiana
Azzini,Luiz Ernesto
Bastos,Cândido Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Oryza sativa
mancha de grãos
resistência genética
controle
sanidade de sementes
topic Oryza sativa
mancha de grãos
resistência genética
controle
sanidade de sementes
description O programa de melhoramento genético de arroz do Instituto Agronômico visa a obtenção de cultivares de arroz altamente produtivas, características tecnológicas desejáveis e resistência a doenças. O presente estudo avaliou genótipos de arroz integrantes dos ensaios comparativos avançados quanto à qualidade sanitária e severidade de manchas nas sementes, peso das sementes por panícula e esterilidade das espiguetas. A qualidade sanitária das sementes variou conforme o sistema de cultivo, com alta incidência dos fungos Pyricularia grisea, Bipolaris oryzae e Microdochium oryzae no cultivo inundado, enquanto que sob irrigação por aspersão predominaram Pyricularia grisea, Phoma sorghina e Drechslera spp. A severidade de manchas nas sementes apresentou correlação negativa com peso da panícula e número de grãos cheios, e positiva com número de grãos chochos e porcentagem de esterilidade. Destacaram-se em condições de cultivo irrigado por inundação as linhagens IAC 1817 e IAC 1818, apresentando os menores índices de severidade de manchas, e também baixas porcentagens de esterilidade e altos pesos de grãos por panícula. Em terras altas sob irrigação por aspersão, destacaram-se a linhagem IAC 1776 e a cv. Bonança, com os menores índices de severidade de manchas, e a linhagem 1781, com baixas incidências dos mais importantes patógenos, e também baixa esterilidade. Esses resultados serviram como indicadores do nível de resistência e/ou tolerância dos genótipos a manchas de grãos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-54052007000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-54052007000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-54052007000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo Paulista de Fitopatologia
publisher.none.fl_str_mv Grupo Paulista de Fitopatologia
dc.source.none.fl_str_mv Summa Phytopathologica v.33 n.3 2007
reponame:Summa phytopathologica (Online)
instname:Grupo Paulista de Fitopatologia
instacron:GPF
instname_str Grupo Paulista de Fitopatologia
instacron_str GPF
institution GPF
reponame_str Summa phytopathologica (Online)
collection Summa phytopathologica (Online)
repository.name.fl_str_mv Summa phytopathologica (Online) - Grupo Paulista de Fitopatologia
repository.mail.fl_str_mv summa@fca.unesp.br
_version_ 1754193415791181824