CHEMICAL CHARACTERISTICS OF A SOIL DEGRADED AFTER APPLICATION OF MUD OF SEWAGE SLUDGE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Giovanni de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Gonçalves, Ivo Zution, Madalão, João Carlos, Nazário, Aline Azevedo, Bragança, Hanne Nippes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/164
Resumo: Visando diminuir os efeitos danosos ao meio ambiente, este trabalho teve com o objetivo avaliar os efeitos da aplicação de lodo de esgoto doméstico na recuperação de um solo degradado. O experimento foi implantado e conduzido nos meses de agosto a outubro de 2007 no Núcleo de Estudos e de Difusão de Tecnologia em Floresta, Recursos Hídricos e Agricultura Sustentável em recipientes de 50 L preenchidos com um latossolo retirado de local em processo de degradação. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado no esquema fatorial 5 × 5 (cinco tratamentos e cinco períodos de incubação) com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos com a aplicação de cinco doses de esgoto doméstico correspondentes a 0, 25, 50, 75 e 100 ton ha-1, por sua vez os períodos de incubação foram de 0, 20, 40, 60 e 80 dias. A cada dia de incubação correspondente foram coletadas amostras de solo de cada recipiente, a fim de se investigar os possíveis efeitos da aplicação do lodo de esgoto doméstico nas características químicas do mesmo. De acordo com os resultados obtidos a aplicação de doses crescentes de lodo de esgoto promoveram o aumento do pH nos teores de matéria orgânica, fósforo, potássio, sódio, cálcio CTC total e efetiva, soma de bases e diminuição dos valores de magnésio, alumínio e H+Al no solo e apesar de significativo, o período de incubação pouco afetou o comportamento das variáveis estudadas.
id GVAA-1_09471923ea7d57118fd0368b20fc8074
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/164
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling CHEMICAL CHARACTERISTICS OF A SOIL DEGRADED AFTER APPLICATION OF MUD OF SEWAGE SLUDGECARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DE UN SUELO DEGRADADO DESPUÉS DE APLICACIÓN DE LODO DE ALCANTARILLADO DOMÉSTICOCARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DE UM SOLO DEGRADADO APÓS APLICAÇÃO DE LODO DE ESGOTO DOMÉSTICOBiossólidosÁreas degradadasVisando diminuir os efeitos danosos ao meio ambiente, este trabalho teve com o objetivo avaliar os efeitos da aplicação de lodo de esgoto doméstico na recuperação de um solo degradado. O experimento foi implantado e conduzido nos meses de agosto a outubro de 2007 no Núcleo de Estudos e de Difusão de Tecnologia em Floresta, Recursos Hídricos e Agricultura Sustentável em recipientes de 50 L preenchidos com um latossolo retirado de local em processo de degradação. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado no esquema fatorial 5 × 5 (cinco tratamentos e cinco períodos de incubação) com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos com a aplicação de cinco doses de esgoto doméstico correspondentes a 0, 25, 50, 75 e 100 ton ha-1, por sua vez os períodos de incubação foram de 0, 20, 40, 60 e 80 dias. A cada dia de incubação correspondente foram coletadas amostras de solo de cada recipiente, a fim de se investigar os possíveis efeitos da aplicação do lodo de esgoto doméstico nas características químicas do mesmo. De acordo com os resultados obtidos a aplicação de doses crescentes de lodo de esgoto promoveram o aumento do pH nos teores de matéria orgânica, fósforo, potássio, sódio, cálcio CTC total e efetiva, soma de bases e diminuição dos valores de magnésio, alumínio e H+Al no solo e apesar de significativo, o período de incubação pouco afetou o comportamento das variáveis estudadas.Editora Verde2009-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Cientificoapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/164Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 4 No. 2 (2009); 01 - 12Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 4 Núm. 2 (2009); 01 - 12Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 4 n. 2 (2009); 01 - 121981-820310.18378/rvads.v4i2reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/164/164Garcia, Giovanni de OliveiraGonçalves, Ivo ZutionMadalão, João CarlosNazário, Aline AzevedoBragança, Hanne Nippesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-15T12:03:16Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/164Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:57:51.856708Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv CHEMICAL CHARACTERISTICS OF A SOIL DEGRADED AFTER APPLICATION OF MUD OF SEWAGE SLUDGE
CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DE UN SUELO DEGRADADO DESPUÉS DE APLICACIÓN DE LODO DE ALCANTARILLADO DOMÉSTICO
CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DE UM SOLO DEGRADADO APÓS APLICAÇÃO DE LODO DE ESGOTO DOMÉSTICO
title CHEMICAL CHARACTERISTICS OF A SOIL DEGRADED AFTER APPLICATION OF MUD OF SEWAGE SLUDGE
spellingShingle CHEMICAL CHARACTERISTICS OF A SOIL DEGRADED AFTER APPLICATION OF MUD OF SEWAGE SLUDGE
Garcia, Giovanni de Oliveira
Biossólidos
Áreas degradadas
title_short CHEMICAL CHARACTERISTICS OF A SOIL DEGRADED AFTER APPLICATION OF MUD OF SEWAGE SLUDGE
title_full CHEMICAL CHARACTERISTICS OF A SOIL DEGRADED AFTER APPLICATION OF MUD OF SEWAGE SLUDGE
title_fullStr CHEMICAL CHARACTERISTICS OF A SOIL DEGRADED AFTER APPLICATION OF MUD OF SEWAGE SLUDGE
title_full_unstemmed CHEMICAL CHARACTERISTICS OF A SOIL DEGRADED AFTER APPLICATION OF MUD OF SEWAGE SLUDGE
title_sort CHEMICAL CHARACTERISTICS OF A SOIL DEGRADED AFTER APPLICATION OF MUD OF SEWAGE SLUDGE
author Garcia, Giovanni de Oliveira
author_facet Garcia, Giovanni de Oliveira
Gonçalves, Ivo Zution
Madalão, João Carlos
Nazário, Aline Azevedo
Bragança, Hanne Nippes
author_role author
author2 Gonçalves, Ivo Zution
Madalão, João Carlos
Nazário, Aline Azevedo
Bragança, Hanne Nippes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Giovanni de Oliveira
Gonçalves, Ivo Zution
Madalão, João Carlos
Nazário, Aline Azevedo
Bragança, Hanne Nippes
dc.subject.por.fl_str_mv Biossólidos
Áreas degradadas
topic Biossólidos
Áreas degradadas
description Visando diminuir os efeitos danosos ao meio ambiente, este trabalho teve com o objetivo avaliar os efeitos da aplicação de lodo de esgoto doméstico na recuperação de um solo degradado. O experimento foi implantado e conduzido nos meses de agosto a outubro de 2007 no Núcleo de Estudos e de Difusão de Tecnologia em Floresta, Recursos Hídricos e Agricultura Sustentável em recipientes de 50 L preenchidos com um latossolo retirado de local em processo de degradação. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado no esquema fatorial 5 × 5 (cinco tratamentos e cinco períodos de incubação) com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos com a aplicação de cinco doses de esgoto doméstico correspondentes a 0, 25, 50, 75 e 100 ton ha-1, por sua vez os períodos de incubação foram de 0, 20, 40, 60 e 80 dias. A cada dia de incubação correspondente foram coletadas amostras de solo de cada recipiente, a fim de se investigar os possíveis efeitos da aplicação do lodo de esgoto doméstico nas características químicas do mesmo. De acordo com os resultados obtidos a aplicação de doses crescentes de lodo de esgoto promoveram o aumento do pH nos teores de matéria orgânica, fósforo, potássio, sódio, cálcio CTC total e efetiva, soma de bases e diminuição dos valores de magnésio, alumínio e H+Al no solo e apesar de significativo, o período de incubação pouco afetou o comportamento das variáveis estudadas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Cientifico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/164
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/164/164
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 4 No. 2 (2009); 01 - 12
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 4 Núm. 2 (2009); 01 - 12
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 4 n. 2 (2009); 01 - 12
1981-8203
10.18378/rvads.v4i2
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948082379915264