Período de introdução de abelhas africanizadas (Apis mellifera L.) para polinização de melão amarelo (Cucumis melo L.)

Bibliographic Details
Main Author: Sousa, Raimundo Maciel de
Publication Date: 2014
Other Authors: Aguiar, Odaci de Sousa, Freitas, Breno Magalhães, Maracajá, Patrício Borges, Azevedo, Antônio Ermerson Chaves de
Format: Article
Language: por
Source: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Download full: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2962
Summary: Colônias de abelhas africanizadas (Apis mellifera L.) foram introduzidas em cultivo comercial de melão amarelo (Cucumis melo L.), em Acaraú-CE. A introdução das colmeias ocorreu aos 23, 28 e 33 dias do ciclo da cultura, com a finalidade de observar a influência da atividade forrageira das abelhas melíferas sobre a produção e qualidade dos frutos, em três fases distintas do florescimento do meloeiro. As variáveis observadas foram: Taxa de vingamento de frutos, produção de frutos, peso dos frutos, número de sementes nos frutos e o comportamento de pastejo das abelhas nas flores. Em todos os tratamentos a maior frequência de abelhas melíferas sobre as flores do meloeiro foi registrada nas primeiras horas da manhã (05:00 – 07:00 h), período em era coletado predominantemente o pólen. O período de introdução de colônias onde se obteve a maior taxa de vingamento de frutos, maior produção de frutos e maior peso dos frutos foi aos 23 dias do ciclo da cultura. Contudo, a maior quantidade de frutos com tamanho pequeno, do tipo preferido pelo mercado externo, foi obtida quando as colmeias foram introduzidas aos 33 dias do ciclo da cultura. Tendo em vista o uso de abelhas melíferas na polinização do meloeiro, cultivado em áreas abertas e durante a estação seca da região Nordeste do Brasil, conclui-se que a introdução das colônias deve ocorrer aos 23 dias do ciclo da cultura, quando frutos de tamanho grande não forem um fator limitante para a comercialização, e aos 33 dias quando for necessária a obtenção de frutos de tamanho pequeno.
id GVAA-1_0b6252fedf6a0e8916cda781d35c1286
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2962
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Período de introdução de abelhas africanizadas (Apis mellifera L.) para polinização de melão amarelo (Cucumis melo L.)Colônias de abelhas africanizadas (Apis mellifera L.) foram introduzidas em cultivo comercial de melão amarelo (Cucumis melo L.), em Acaraú-CE. A introdução das colmeias ocorreu aos 23, 28 e 33 dias do ciclo da cultura, com a finalidade de observar a influência da atividade forrageira das abelhas melíferas sobre a produção e qualidade dos frutos, em três fases distintas do florescimento do meloeiro. As variáveis observadas foram: Taxa de vingamento de frutos, produção de frutos, peso dos frutos, número de sementes nos frutos e o comportamento de pastejo das abelhas nas flores. Em todos os tratamentos a maior frequência de abelhas melíferas sobre as flores do meloeiro foi registrada nas primeiras horas da manhã (05:00 – 07:00 h), período em era coletado predominantemente o pólen. O período de introdução de colônias onde se obteve a maior taxa de vingamento de frutos, maior produção de frutos e maior peso dos frutos foi aos 23 dias do ciclo da cultura. Contudo, a maior quantidade de frutos com tamanho pequeno, do tipo preferido pelo mercado externo, foi obtida quando as colmeias foram introduzidas aos 33 dias do ciclo da cultura. Tendo em vista o uso de abelhas melíferas na polinização do meloeiro, cultivado em áreas abertas e durante a estação seca da região Nordeste do Brasil, conclui-se que a introdução das colônias deve ocorrer aos 23 dias do ciclo da cultura, quando frutos de tamanho grande não forem um fator limitante para a comercialização, e aos 33 dias quando for necessária a obtenção de frutos de tamanho pequeno.Editora Verde2014-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2962Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 4 (2014); 01 - 04Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 01 - 04Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 4 (2014); 01 - 041981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2962/2440Sousa, Raimundo Maciel deAguiar, Odaci de SousaFreitas, Breno MagalhãesMaracajá, Patrício BorgesAzevedo, Antônio Ermerson Chaves deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-16T13:15:44Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2962Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:51.903621Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Período de introdução de abelhas africanizadas (Apis mellifera L.) para polinização de melão amarelo (Cucumis melo L.)
title Período de introdução de abelhas africanizadas (Apis mellifera L.) para polinização de melão amarelo (Cucumis melo L.)
spellingShingle Período de introdução de abelhas africanizadas (Apis mellifera L.) para polinização de melão amarelo (Cucumis melo L.)
Sousa, Raimundo Maciel de
title_short Período de introdução de abelhas africanizadas (Apis mellifera L.) para polinização de melão amarelo (Cucumis melo L.)
title_full Período de introdução de abelhas africanizadas (Apis mellifera L.) para polinização de melão amarelo (Cucumis melo L.)
title_fullStr Período de introdução de abelhas africanizadas (Apis mellifera L.) para polinização de melão amarelo (Cucumis melo L.)
title_full_unstemmed Período de introdução de abelhas africanizadas (Apis mellifera L.) para polinização de melão amarelo (Cucumis melo L.)
title_sort Período de introdução de abelhas africanizadas (Apis mellifera L.) para polinização de melão amarelo (Cucumis melo L.)
author Sousa, Raimundo Maciel de
author_facet Sousa, Raimundo Maciel de
Aguiar, Odaci de Sousa
Freitas, Breno Magalhães
Maracajá, Patrício Borges
Azevedo, Antônio Ermerson Chaves de
author_role author
author2 Aguiar, Odaci de Sousa
Freitas, Breno Magalhães
Maracajá, Patrício Borges
Azevedo, Antônio Ermerson Chaves de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Raimundo Maciel de
Aguiar, Odaci de Sousa
Freitas, Breno Magalhães
Maracajá, Patrício Borges
Azevedo, Antônio Ermerson Chaves de
description Colônias de abelhas africanizadas (Apis mellifera L.) foram introduzidas em cultivo comercial de melão amarelo (Cucumis melo L.), em Acaraú-CE. A introdução das colmeias ocorreu aos 23, 28 e 33 dias do ciclo da cultura, com a finalidade de observar a influência da atividade forrageira das abelhas melíferas sobre a produção e qualidade dos frutos, em três fases distintas do florescimento do meloeiro. As variáveis observadas foram: Taxa de vingamento de frutos, produção de frutos, peso dos frutos, número de sementes nos frutos e o comportamento de pastejo das abelhas nas flores. Em todos os tratamentos a maior frequência de abelhas melíferas sobre as flores do meloeiro foi registrada nas primeiras horas da manhã (05:00 – 07:00 h), período em era coletado predominantemente o pólen. O período de introdução de colônias onde se obteve a maior taxa de vingamento de frutos, maior produção de frutos e maior peso dos frutos foi aos 23 dias do ciclo da cultura. Contudo, a maior quantidade de frutos com tamanho pequeno, do tipo preferido pelo mercado externo, foi obtida quando as colmeias foram introduzidas aos 33 dias do ciclo da cultura. Tendo em vista o uso de abelhas melíferas na polinização do meloeiro, cultivado em áreas abertas e durante a estação seca da região Nordeste do Brasil, conclui-se que a introdução das colônias deve ocorrer aos 23 dias do ciclo da cultura, quando frutos de tamanho grande não forem um fator limitante para a comercialização, e aos 33 dias quando for necessária a obtenção de frutos de tamanho pequeno.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2962
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2962
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2962/2440
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 4 (2014); 01 - 04
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 01 - 04
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 4 (2014); 01 - 04
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948087962533888