Diagnóstico físico-ambiental do assentamento paraíso, Alegre, ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Leonardo Francisco
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Campanharo, Wesley Augusto, Pilon, Lucas Contarato, da Cruz, Tatiane Paulino, Ferrari, Jéferson Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1822
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo gerar informações dos componentes da paisagem do Assentamento Paraíso visando fornecer subsídios para o planejamento geoambiental desse local. Utilizaram-se para isso cartas planialtimétricas, fotografias aéreas verticais, levantamentos de campo e o Sistema de Informação Geográfica ArcGIS®10. O estudo da área revela que o Assentamento apresenta 446 ha divididos em 44 lotes, os quais abrigam 40 famílias assentadas. O solo predominante é o Latossolo Vermelho-Amarelo. Cerca de 35% do Assentamento apresenta declividades de 20 a 45%. As pastagens representam 69% do uso da terra, em altitudes que variam de 525 a 740 m. Os fragmentos florestais somam apenas 18%, destinados, na sua totalidade, à área de Reserva Legal. Os sinais observados de degradação ambiental, manifestados por conflito de uso da terra em áreas de preservação permanente, por voçorocas e por deslizamentos de terras, contrapõem-se com o clima, a paisagem e os talentos de alguns assentados para o artesanato, indicadores potenciais para o ecoturismo e o agroturismo. Urge a adoção de ações pelo poder público e pela sociedade organizada de modo a garantir a sustentabilidade do assentamento em questão. 
id GVAA-1_133ec20fdada34f7e43f0359880a33de
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/1822
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Diagnóstico físico-ambiental do assentamento paraíso, Alegre, ESA presente pesquisa tem como objetivo gerar informações dos componentes da paisagem do Assentamento Paraíso visando fornecer subsídios para o planejamento geoambiental desse local. Utilizaram-se para isso cartas planialtimétricas, fotografias aéreas verticais, levantamentos de campo e o Sistema de Informação Geográfica ArcGIS®10. O estudo da área revela que o Assentamento apresenta 446 ha divididos em 44 lotes, os quais abrigam 40 famílias assentadas. O solo predominante é o Latossolo Vermelho-Amarelo. Cerca de 35% do Assentamento apresenta declividades de 20 a 45%. As pastagens representam 69% do uso da terra, em altitudes que variam de 525 a 740 m. Os fragmentos florestais somam apenas 18%, destinados, na sua totalidade, à área de Reserva Legal. Os sinais observados de degradação ambiental, manifestados por conflito de uso da terra em áreas de preservação permanente, por voçorocas e por deslizamentos de terras, contrapõem-se com o clima, a paisagem e os talentos de alguns assentados para o artesanato, indicadores potenciais para o ecoturismo e o agroturismo. Urge a adoção de ações pelo poder público e pela sociedade organizada de modo a garantir a sustentabilidade do assentamento em questão. Editora Verde2013-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1822Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 1 (2013); 190 - 198Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 190 - 198Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 1 (2013); 190 - 1981981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1822/1530Mendes, Leonardo FranciscoCampanharo, Wesley AugustoPilon, Lucas Contaratoda Cruz, Tatiane PaulinoFerrari, Jéferson Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T13:21:15Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/1822Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:28.915647Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico físico-ambiental do assentamento paraíso, Alegre, ES
title Diagnóstico físico-ambiental do assentamento paraíso, Alegre, ES
spellingShingle Diagnóstico físico-ambiental do assentamento paraíso, Alegre, ES
Mendes, Leonardo Francisco
title_short Diagnóstico físico-ambiental do assentamento paraíso, Alegre, ES
title_full Diagnóstico físico-ambiental do assentamento paraíso, Alegre, ES
title_fullStr Diagnóstico físico-ambiental do assentamento paraíso, Alegre, ES
title_full_unstemmed Diagnóstico físico-ambiental do assentamento paraíso, Alegre, ES
title_sort Diagnóstico físico-ambiental do assentamento paraíso, Alegre, ES
author Mendes, Leonardo Francisco
author_facet Mendes, Leonardo Francisco
Campanharo, Wesley Augusto
Pilon, Lucas Contarato
da Cruz, Tatiane Paulino
Ferrari, Jéferson Luiz
author_role author
author2 Campanharo, Wesley Augusto
Pilon, Lucas Contarato
da Cruz, Tatiane Paulino
Ferrari, Jéferson Luiz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Leonardo Francisco
Campanharo, Wesley Augusto
Pilon, Lucas Contarato
da Cruz, Tatiane Paulino
Ferrari, Jéferson Luiz
description A presente pesquisa tem como objetivo gerar informações dos componentes da paisagem do Assentamento Paraíso visando fornecer subsídios para o planejamento geoambiental desse local. Utilizaram-se para isso cartas planialtimétricas, fotografias aéreas verticais, levantamentos de campo e o Sistema de Informação Geográfica ArcGIS®10. O estudo da área revela que o Assentamento apresenta 446 ha divididos em 44 lotes, os quais abrigam 40 famílias assentadas. O solo predominante é o Latossolo Vermelho-Amarelo. Cerca de 35% do Assentamento apresenta declividades de 20 a 45%. As pastagens representam 69% do uso da terra, em altitudes que variam de 525 a 740 m. Os fragmentos florestais somam apenas 18%, destinados, na sua totalidade, à área de Reserva Legal. Os sinais observados de degradação ambiental, manifestados por conflito de uso da terra em áreas de preservação permanente, por voçorocas e por deslizamentos de terras, contrapõem-se com o clima, a paisagem e os talentos de alguns assentados para o artesanato, indicadores potenciais para o ecoturismo e o agroturismo. Urge a adoção de ações pelo poder público e pela sociedade organizada de modo a garantir a sustentabilidade do assentamento em questão. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1822
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1822/1530
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 1 (2013); 190 - 198
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 1 (2013); 190 - 198
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 1 (2013); 190 - 198
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948086026862592