Interferência de plantas daninhas no desenvolvimento de fabaceas perenes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Suzete Fernandes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Timossi, Paulo César, Almeida, Dieimisson Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2507
Resumo: Resumo - A adoção de plantas para cobertura viva permanente do solo é uma estratégia para o manejo dos agroecossistemas. Para esta finalidade as fabaceas se destacam por apresentar fixação biológica de nitrogênio. Visando avaliar a supressão de plantas daninhas por fabaceas perenes investigou-se a velocidade de crescimento de plantas para atingir cobertura do solo e o potencial de supressão de plantas daninhas quando cultivadas no outono na região do Cerrado. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com sete tratamentos (Macrotyloma axillare, Macroptilium atropurpureum, Stylosanthes guianensis, Neonotonia wightii, Calopogonium mucunoides, Pueraria phaseoides e Centrosema pubescens) e quatro repetições. As avaliações foram realizadas aos 45, 90, 135, 180 e 225 dias após a semeadura (DAS), com determinação de massa seca, densidade de plantas e porcentagem de cobertura vegetal sobre o solo proporcionada pelas fabaceas e plantas daninhas. A dinâmica populacional foi avaliada por meio de parâmetros fitossociológicos. Conclui-se que a flora daninha influencia no desenvolvimento das fabaceas, ocorrendo o crescimento de plantas daninhas na fase inicial de seu desenvolvimento. As espécies Stylosanthes guianensis, Macrotyloma axillare e Macroptilium atropurpureum apresentaram maior potencial de supressão de plantas daninhas.
id GVAA-1_149ca52daa60f3b23a6d3583cefd939c
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2507
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Interferência de plantas daninhas no desenvolvimento de fabaceas perenesResumo - A adoção de plantas para cobertura viva permanente do solo é uma estratégia para o manejo dos agroecossistemas. Para esta finalidade as fabaceas se destacam por apresentar fixação biológica de nitrogênio. Visando avaliar a supressão de plantas daninhas por fabaceas perenes investigou-se a velocidade de crescimento de plantas para atingir cobertura do solo e o potencial de supressão de plantas daninhas quando cultivadas no outono na região do Cerrado. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com sete tratamentos (Macrotyloma axillare, Macroptilium atropurpureum, Stylosanthes guianensis, Neonotonia wightii, Calopogonium mucunoides, Pueraria phaseoides e Centrosema pubescens) e quatro repetições. As avaliações foram realizadas aos 45, 90, 135, 180 e 225 dias após a semeadura (DAS), com determinação de massa seca, densidade de plantas e porcentagem de cobertura vegetal sobre o solo proporcionada pelas fabaceas e plantas daninhas. A dinâmica populacional foi avaliada por meio de parâmetros fitossociológicos. Conclui-se que a flora daninha influencia no desenvolvimento das fabaceas, ocorrendo o crescimento de plantas daninhas na fase inicial de seu desenvolvimento. As espécies Stylosanthes guianensis, Macrotyloma axillare e Macroptilium atropurpureum apresentaram maior potencial de supressão de plantas daninhas.Editora Verde2014-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2507Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 4 (2014); 129 - 136Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 129 - 136Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 4 (2014); 129 - 1361981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2507/2531Lima, Suzete FernandesTimossi, Paulo CésarAlmeida, Dieimisson Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T13:18:16Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2507Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:43.282701Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Interferência de plantas daninhas no desenvolvimento de fabaceas perenes
title Interferência de plantas daninhas no desenvolvimento de fabaceas perenes
spellingShingle Interferência de plantas daninhas no desenvolvimento de fabaceas perenes
Lima, Suzete Fernandes
title_short Interferência de plantas daninhas no desenvolvimento de fabaceas perenes
title_full Interferência de plantas daninhas no desenvolvimento de fabaceas perenes
title_fullStr Interferência de plantas daninhas no desenvolvimento de fabaceas perenes
title_full_unstemmed Interferência de plantas daninhas no desenvolvimento de fabaceas perenes
title_sort Interferência de plantas daninhas no desenvolvimento de fabaceas perenes
author Lima, Suzete Fernandes
author_facet Lima, Suzete Fernandes
Timossi, Paulo César
Almeida, Dieimisson Paulo
author_role author
author2 Timossi, Paulo César
Almeida, Dieimisson Paulo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Suzete Fernandes
Timossi, Paulo César
Almeida, Dieimisson Paulo
description Resumo - A adoção de plantas para cobertura viva permanente do solo é uma estratégia para o manejo dos agroecossistemas. Para esta finalidade as fabaceas se destacam por apresentar fixação biológica de nitrogênio. Visando avaliar a supressão de plantas daninhas por fabaceas perenes investigou-se a velocidade de crescimento de plantas para atingir cobertura do solo e o potencial de supressão de plantas daninhas quando cultivadas no outono na região do Cerrado. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com sete tratamentos (Macrotyloma axillare, Macroptilium atropurpureum, Stylosanthes guianensis, Neonotonia wightii, Calopogonium mucunoides, Pueraria phaseoides e Centrosema pubescens) e quatro repetições. As avaliações foram realizadas aos 45, 90, 135, 180 e 225 dias após a semeadura (DAS), com determinação de massa seca, densidade de plantas e porcentagem de cobertura vegetal sobre o solo proporcionada pelas fabaceas e plantas daninhas. A dinâmica populacional foi avaliada por meio de parâmetros fitossociológicos. Conclui-se que a flora daninha influencia no desenvolvimento das fabaceas, ocorrendo o crescimento de plantas daninhas na fase inicial de seu desenvolvimento. As espécies Stylosanthes guianensis, Macrotyloma axillare e Macroptilium atropurpureum apresentaram maior potencial de supressão de plantas daninhas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2507
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2507/2531
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 4 (2014); 129 - 136
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 4 (2014); 129 - 136
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 4 (2014); 129 - 136
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948087046078464