Caracterização de blends de mamão formosa e figo-da-índia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Shirlyanne Ferreira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Figueirêdo, Rossana Maria Feitosa, Queiroz, Alexandre José de Melo, Lemos, Danielle Martins, Lima, Josileide Carmem B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2273
Resumo: O mamão e o figo da índia são frutos tropicais ricos em nutrientes, podendo ser utilizados na formulação de blends com o intuito de melhorar características sensoriais de ambas as polpas isoladamente e complementar-se mutuamente quanto ao aspecto nutricional. Diante do exposto, objetivou-se elaborar três blends compostos com polpas de mamão e figo-da-índia nas proporções de 25, 50 e 75% e analisar as amostras quimicamente e quanto às características de cor. Foram determinadas a acidez total titulável (ATT), pH, teor de água, cinzas, açúcares redutores, totais e não-redutores, ácido ascórbico e parâmetros instrumentais de cor luminosidade (L*), intensidade de vermelho (+a*) e intensidade de amarelo (+b*). A formulação 75% mamão: 25% figo-da-índia apresentou maior quantidade de ácido ascórbico (18,03 mg aa/ 100g). Os blends de mamão formosa e fígo-da-índia apresentaram caráter pouco ácido e com pH menos ácido com o aumento da proporção de polpa de mamão. As diferentes proporções das polpas de mamão formosa e figo-da-índia na formulação dos blends não influenciaram os teores de cinzas, de água, de açúcares redutores, não redutores e totais. Os blends com maior proporção de polpa de mamão apresentaram-se mais claros e mais alaranjados.
id GVAA-1_163e0dce68138e8e9692ab3e3c39cd70
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2273
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Caracterização de blends de mamão formosa e figo-da-índiaO mamão e o figo da índia são frutos tropicais ricos em nutrientes, podendo ser utilizados na formulação de blends com o intuito de melhorar características sensoriais de ambas as polpas isoladamente e complementar-se mutuamente quanto ao aspecto nutricional. Diante do exposto, objetivou-se elaborar três blends compostos com polpas de mamão e figo-da-índia nas proporções de 25, 50 e 75% e analisar as amostras quimicamente e quanto às características de cor. Foram determinadas a acidez total titulável (ATT), pH, teor de água, cinzas, açúcares redutores, totais e não-redutores, ácido ascórbico e parâmetros instrumentais de cor luminosidade (L*), intensidade de vermelho (+a*) e intensidade de amarelo (+b*). A formulação 75% mamão: 25% figo-da-índia apresentou maior quantidade de ácido ascórbico (18,03 mg aa/ 100g). Os blends de mamão formosa e fígo-da-índia apresentaram caráter pouco ácido e com pH menos ácido com o aumento da proporção de polpa de mamão. As diferentes proporções das polpas de mamão formosa e figo-da-índia na formulação dos blends não influenciaram os teores de cinzas, de água, de açúcares redutores, não redutores e totais. Os blends com maior proporção de polpa de mamão apresentaram-se mais claros e mais alaranjados.Editora Verde2013-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2273Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 3 (2013); 202 - 206Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 3 (2013); 202 - 206Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 3 (2013); 202 - 2061981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2273/1809da Silva, Shirlyanne FerreiraFigueirêdo, Rossana Maria FeitosaQueiroz, Alexandre José de MeloLemos, Danielle MartinsLima, Josileide Carmem B.info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T13:20:04Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2273Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:40.466958Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização de blends de mamão formosa e figo-da-índia
title Caracterização de blends de mamão formosa e figo-da-índia
spellingShingle Caracterização de blends de mamão formosa e figo-da-índia
da Silva, Shirlyanne Ferreira
title_short Caracterização de blends de mamão formosa e figo-da-índia
title_full Caracterização de blends de mamão formosa e figo-da-índia
title_fullStr Caracterização de blends de mamão formosa e figo-da-índia
title_full_unstemmed Caracterização de blends de mamão formosa e figo-da-índia
title_sort Caracterização de blends de mamão formosa e figo-da-índia
author da Silva, Shirlyanne Ferreira
author_facet da Silva, Shirlyanne Ferreira
Figueirêdo, Rossana Maria Feitosa
Queiroz, Alexandre José de Melo
Lemos, Danielle Martins
Lima, Josileide Carmem B.
author_role author
author2 Figueirêdo, Rossana Maria Feitosa
Queiroz, Alexandre José de Melo
Lemos, Danielle Martins
Lima, Josileide Carmem B.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Shirlyanne Ferreira
Figueirêdo, Rossana Maria Feitosa
Queiroz, Alexandre José de Melo
Lemos, Danielle Martins
Lima, Josileide Carmem B.
description O mamão e o figo da índia são frutos tropicais ricos em nutrientes, podendo ser utilizados na formulação de blends com o intuito de melhorar características sensoriais de ambas as polpas isoladamente e complementar-se mutuamente quanto ao aspecto nutricional. Diante do exposto, objetivou-se elaborar três blends compostos com polpas de mamão e figo-da-índia nas proporções de 25, 50 e 75% e analisar as amostras quimicamente e quanto às características de cor. Foram determinadas a acidez total titulável (ATT), pH, teor de água, cinzas, açúcares redutores, totais e não-redutores, ácido ascórbico e parâmetros instrumentais de cor luminosidade (L*), intensidade de vermelho (+a*) e intensidade de amarelo (+b*). A formulação 75% mamão: 25% figo-da-índia apresentou maior quantidade de ácido ascórbico (18,03 mg aa/ 100g). Os blends de mamão formosa e fígo-da-índia apresentaram caráter pouco ácido e com pH menos ácido com o aumento da proporção de polpa de mamão. As diferentes proporções das polpas de mamão formosa e figo-da-índia na formulação dos blends não influenciaram os teores de cinzas, de água, de açúcares redutores, não redutores e totais. Os blends com maior proporção de polpa de mamão apresentaram-se mais claros e mais alaranjados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2273
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2273/1809
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 3 (2013); 202 - 206
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 3 (2013); 202 - 206
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 3 (2013); 202 - 206
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948086649716736