Otimização da eficiência de remoção de matéria orgânica no sistema de filtros anaeróbios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Kelvia Lopes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva Borges, Rui Emanuel, Santos, Vagner Sales, Sousa Alves, Flávia Kassia, Brito, Anielle Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2306
Resumo: O presente trabalho tem como objetivoavaliar a remoção de matéria orgânica no sistema de filtro anaeróbio bem como a sua estabilidade operacional. O estudo foi desenvolvido na estação de tratamento de esgoto da Faculdade de Tecnologia Centec-– FATEC Cariri, localizada à Rua Amália Xavier de Oliveira, sem nº, Triângulo, município de Juazeiro do Norte – Ceará. E o monitoramento da estabilidade e desempenho operacional, foi realizado por meio de amostras coletadas quinzenalmente na entrada (afluente) e saída (efluente) do reator, o que possibilitou-se analisar os seguintes parâmetros: pH, temperatura, demanda química de oxigênio (DQO), demanda bioquímica de oxigênio (DBO). De acordo com os resultados obtidos conclui-se que o pH no afluente e efluente apresentou resultados satisfatórios mantendo-se dentro da faixa neutra, no que se refere aos valores de temperatura no afluente e efluente foi considerada ótima para a digestão anaeróbia.Com relação à eficiência de remoção de matéria orgânica expressa na forma de DQO e DBO, apresentaram valores. Este fato pode ser atribuído à descontinuidade da alimentação do filtro bem como os reagentes químicos que são lançados sem nenhum tratamento, inibindo a metanogênica. E quanto à média do valor de DQO do efluente foi de 205,8 mg/l, ou seja, este efluente não se enquadrou dentro dos limites estabelecido pela portaria n° 154/2002 da SEMACE que cita valores de DQO de 200 mg/l.
id GVAA-1_31592e5f2f76e6133db958b31291600a
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2306
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Otimização da eficiência de remoção de matéria orgânica no sistema de filtros anaeróbiosO presente trabalho tem como objetivoavaliar a remoção de matéria orgânica no sistema de filtro anaeróbio bem como a sua estabilidade operacional. O estudo foi desenvolvido na estação de tratamento de esgoto da Faculdade de Tecnologia Centec-– FATEC Cariri, localizada à Rua Amália Xavier de Oliveira, sem nº, Triângulo, município de Juazeiro do Norte – Ceará. E o monitoramento da estabilidade e desempenho operacional, foi realizado por meio de amostras coletadas quinzenalmente na entrada (afluente) e saída (efluente) do reator, o que possibilitou-se analisar os seguintes parâmetros: pH, temperatura, demanda química de oxigênio (DQO), demanda bioquímica de oxigênio (DBO). De acordo com os resultados obtidos conclui-se que o pH no afluente e efluente apresentou resultados satisfatórios mantendo-se dentro da faixa neutra, no que se refere aos valores de temperatura no afluente e efluente foi considerada ótima para a digestão anaeróbia.Com relação à eficiência de remoção de matéria orgânica expressa na forma de DQO e DBO, apresentaram valores. Este fato pode ser atribuído à descontinuidade da alimentação do filtro bem como os reagentes químicos que são lançados sem nenhum tratamento, inibindo a metanogênica. E quanto à média do valor de DQO do efluente foi de 205,8 mg/l, ou seja, este efluente não se enquadrou dentro dos limites estabelecido pela portaria n° 154/2002 da SEMACE que cita valores de DQO de 200 mg/l. Editora Verde2014-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2306Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 3 (2014); 283-288Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 283-288Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 3 (2014); 283-2881981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2306/2449Pereira, Kelvia LopesSilva Borges, Rui EmanuelSantos, Vagner SalesSousa Alves, Flávia KassiaBrito, Anielle Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T13:18:28Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2306Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:40.854779Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Otimização da eficiência de remoção de matéria orgânica no sistema de filtros anaeróbios
title Otimização da eficiência de remoção de matéria orgânica no sistema de filtros anaeróbios
spellingShingle Otimização da eficiência de remoção de matéria orgânica no sistema de filtros anaeróbios
Pereira, Kelvia Lopes
title_short Otimização da eficiência de remoção de matéria orgânica no sistema de filtros anaeróbios
title_full Otimização da eficiência de remoção de matéria orgânica no sistema de filtros anaeróbios
title_fullStr Otimização da eficiência de remoção de matéria orgânica no sistema de filtros anaeróbios
title_full_unstemmed Otimização da eficiência de remoção de matéria orgânica no sistema de filtros anaeróbios
title_sort Otimização da eficiência de remoção de matéria orgânica no sistema de filtros anaeróbios
author Pereira, Kelvia Lopes
author_facet Pereira, Kelvia Lopes
Silva Borges, Rui Emanuel
Santos, Vagner Sales
Sousa Alves, Flávia Kassia
Brito, Anielle Santos
author_role author
author2 Silva Borges, Rui Emanuel
Santos, Vagner Sales
Sousa Alves, Flávia Kassia
Brito, Anielle Santos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Kelvia Lopes
Silva Borges, Rui Emanuel
Santos, Vagner Sales
Sousa Alves, Flávia Kassia
Brito, Anielle Santos
description O presente trabalho tem como objetivoavaliar a remoção de matéria orgânica no sistema de filtro anaeróbio bem como a sua estabilidade operacional. O estudo foi desenvolvido na estação de tratamento de esgoto da Faculdade de Tecnologia Centec-– FATEC Cariri, localizada à Rua Amália Xavier de Oliveira, sem nº, Triângulo, município de Juazeiro do Norte – Ceará. E o monitoramento da estabilidade e desempenho operacional, foi realizado por meio de amostras coletadas quinzenalmente na entrada (afluente) e saída (efluente) do reator, o que possibilitou-se analisar os seguintes parâmetros: pH, temperatura, demanda química de oxigênio (DQO), demanda bioquímica de oxigênio (DBO). De acordo com os resultados obtidos conclui-se que o pH no afluente e efluente apresentou resultados satisfatórios mantendo-se dentro da faixa neutra, no que se refere aos valores de temperatura no afluente e efluente foi considerada ótima para a digestão anaeróbia.Com relação à eficiência de remoção de matéria orgânica expressa na forma de DQO e DBO, apresentaram valores. Este fato pode ser atribuído à descontinuidade da alimentação do filtro bem como os reagentes químicos que são lançados sem nenhum tratamento, inibindo a metanogênica. E quanto à média do valor de DQO do efluente foi de 205,8 mg/l, ou seja, este efluente não se enquadrou dentro dos limites estabelecido pela portaria n° 154/2002 da SEMACE que cita valores de DQO de 200 mg/l.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2306
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2306/2449
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 3 (2014); 283-288
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 3 (2014); 283-288
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 3 (2014); 283-288
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948086664396800