Unidades de produção agrícola controlada no semiárido para o tratamento de água cinza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Aline Costa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Viviane F., Baracuhy, José G. de V., Lima, Vera L. A. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2330
Resumo: As reservas de água doce, juntamente com as limitações de lançamento de efluentes no meio ambiente, culminam para a necessidade do uso racional dos recursos hídricos de modo a reduzir os impactos negativos da geração de efluentes. Nesse contexto, o trabalho foi realizado objetivando-se implantar e monitorar eficiência do tratamento da água, para o semiárido, de unidades de produção agrícola controladas UPAC’s utilizando as águas cinzas de uma lavanderia comunitária.  A pesquisa foi desenvolvida nas instalações da Lavanderia Pública do Distrito de Ribeira no município de Cabaceiras no Estado da Paraíba. Foram implantadas oito unidades de produção agrícola controlada e os parâmetros analisados das águas cinza coletadas dos pontos de observação das unidades foram: Condutividade Elétrica (CE), pH, e Oxigênio Dissolvido (OD).  No sistema foram plantadas duas culturas com destinação à alimentação animal as quais são a mucuna-preta (Mucuna pruriens (L.)) e o capim elefante (Pennisetum purpureum) e uma para consumo humano, o maracujá (Passiflora sp). O tratamento das águas cinzas nas Unidades de Produção Agrícola Controladas promoveu uma diminuição da CE, pH e OD das águas oriundas da lavanderia, tornando uma alternativa viável e sustentável para o tratamento de água de lavanderias como também para produzir alimentos para fins animais e humanos.
id GVAA-1_33f16ad51b1d5aa48bbe7f5963031e69
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2330
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Unidades de produção agrícola controlada no semiárido para o tratamento de água cinzaAs reservas de água doce, juntamente com as limitações de lançamento de efluentes no meio ambiente, culminam para a necessidade do uso racional dos recursos hídricos de modo a reduzir os impactos negativos da geração de efluentes. Nesse contexto, o trabalho foi realizado objetivando-se implantar e monitorar eficiência do tratamento da água, para o semiárido, de unidades de produção agrícola controladas UPAC’s utilizando as águas cinzas de uma lavanderia comunitária.  A pesquisa foi desenvolvida nas instalações da Lavanderia Pública do Distrito de Ribeira no município de Cabaceiras no Estado da Paraíba. Foram implantadas oito unidades de produção agrícola controlada e os parâmetros analisados das águas cinza coletadas dos pontos de observação das unidades foram: Condutividade Elétrica (CE), pH, e Oxigênio Dissolvido (OD).  No sistema foram plantadas duas culturas com destinação à alimentação animal as quais são a mucuna-preta (Mucuna pruriens (L.)) e o capim elefante (Pennisetum purpureum) e uma para consumo humano, o maracujá (Passiflora sp). O tratamento das águas cinzas nas Unidades de Produção Agrícola Controladas promoveu uma diminuição da CE, pH e OD das águas oriundas da lavanderia, tornando uma alternativa viável e sustentável para o tratamento de água de lavanderias como também para produzir alimentos para fins animais e humanos.Editora Verde2013-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2330Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 4 (2013); 183 - 188Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 4 (2013); 183 - 188Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 4 (2013); 183 - 1881981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2330/2050https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2330/8422Ferreira, Aline CostaSilva, Viviane F.Baracuhy, José G. de V.Lima, Vera L. A. deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T13:20:09Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2330Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:41.426218Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Unidades de produção agrícola controlada no semiárido para o tratamento de água cinza
title Unidades de produção agrícola controlada no semiárido para o tratamento de água cinza
spellingShingle Unidades de produção agrícola controlada no semiárido para o tratamento de água cinza
Ferreira, Aline Costa
title_short Unidades de produção agrícola controlada no semiárido para o tratamento de água cinza
title_full Unidades de produção agrícola controlada no semiárido para o tratamento de água cinza
title_fullStr Unidades de produção agrícola controlada no semiárido para o tratamento de água cinza
title_full_unstemmed Unidades de produção agrícola controlada no semiárido para o tratamento de água cinza
title_sort Unidades de produção agrícola controlada no semiárido para o tratamento de água cinza
author Ferreira, Aline Costa
author_facet Ferreira, Aline Costa
Silva, Viviane F.
Baracuhy, José G. de V.
Lima, Vera L. A. de
author_role author
author2 Silva, Viviane F.
Baracuhy, José G. de V.
Lima, Vera L. A. de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Aline Costa
Silva, Viviane F.
Baracuhy, José G. de V.
Lima, Vera L. A. de
description As reservas de água doce, juntamente com as limitações de lançamento de efluentes no meio ambiente, culminam para a necessidade do uso racional dos recursos hídricos de modo a reduzir os impactos negativos da geração de efluentes. Nesse contexto, o trabalho foi realizado objetivando-se implantar e monitorar eficiência do tratamento da água, para o semiárido, de unidades de produção agrícola controladas UPAC’s utilizando as águas cinzas de uma lavanderia comunitária.  A pesquisa foi desenvolvida nas instalações da Lavanderia Pública do Distrito de Ribeira no município de Cabaceiras no Estado da Paraíba. Foram implantadas oito unidades de produção agrícola controlada e os parâmetros analisados das águas cinza coletadas dos pontos de observação das unidades foram: Condutividade Elétrica (CE), pH, e Oxigênio Dissolvido (OD).  No sistema foram plantadas duas culturas com destinação à alimentação animal as quais são a mucuna-preta (Mucuna pruriens (L.)) e o capim elefante (Pennisetum purpureum) e uma para consumo humano, o maracujá (Passiflora sp). O tratamento das águas cinzas nas Unidades de Produção Agrícola Controladas promoveu uma diminuição da CE, pH e OD das águas oriundas da lavanderia, tornando uma alternativa viável e sustentável para o tratamento de água de lavanderias como também para produzir alimentos para fins animais e humanos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2330
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2330/2050
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2330/8422
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 4 (2013); 183 - 188
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 4 (2013); 183 - 188
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 4 (2013); 183 - 188
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948086962192384