Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jéssica Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Cleberton Correia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3944
Resumo: Na busca de um desenvolvimento sustentável, a Agroecologia é uma ciência que articular todos os recursos presentes no ambiente. Porém, muitos ainda desconhecem a mesma, sendo de suma importância sua difusão através de concepções pedagógicas. Desta forma, objetivou-se com este trabalho articular o diálogo de saberes e práticas com estudantes do ensino médio sobre a temática “sustentabilidade e desenvolvimento local”. O trabalho foi realizado com alunos de escola pública (Escola Estadual Professora Eufrosina Pinto) no ano de 2013 por acadêmicos do curso de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/Unidade Universitária de Glória de Dourados. As metodologias utilizadas foram baseadas nas concepções pedagógicas piagetianas (Jean Piaget) norteadas pelo construtivismo e fundamentos teóricos, e freirianas (Paulo Freire), aprimorados a partir da educação popular emancipadora. Os relatos foram anotados m um caderno, seguido da observação participante. A maioria dos alunos tem conhecimento e percepção significativa sobre as temas de Agroecologia, sustentabilidade e desenvolvimento local. A utilização das ferramentas pedagógicas Freirianas e Piagetianas foram de suma importância na articulação entre os eixos abordados, sendo metodologias participativas de alta relevância no processo de intervenção.Construction and rescue of knowledge about agroecology through intervention methodologies in the educational processAbstract: In pursuit of sustainable development, Agroecology is a science to articulate all the resources in the environment. But many are still unaware of the same, which is extremely important dissemination through pedagogical concepts. Thus, the aim of this study was to articulate the dialogue of knowledge and practices with high school students on the theme "sustainability and local development." The work was carried out with public school students (State School Professor Eufrosina Pinto) by students of the course of Technology in Agroecology at the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS) / University Unit of Glória de Dourados. The methodologies used were based on Piaget pedagogical concepts (Jean Piaget) guided by constructivism and theoretical foundations, and Freirian (Paulo Freire), improved from the popular emancipatory education. The reports were noted, followed by participant observation. Most students have knowledge and significant insight into the issues of Agroecology, sustainability and local development. The use of teaching tools Freirian and Piaget were of paramount importance in linking the topics axle, participatory methodologies of high relevance in the intervention process.
id GVAA-1_3545c0a53b4c3b3c1528470dc800b4f3
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/3944
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógicoConcepções pedagógicasdesenvolvimento sustentávelobservação participante.Na busca de um desenvolvimento sustentável, a Agroecologia é uma ciência que articular todos os recursos presentes no ambiente. Porém, muitos ainda desconhecem a mesma, sendo de suma importância sua difusão através de concepções pedagógicas. Desta forma, objetivou-se com este trabalho articular o diálogo de saberes e práticas com estudantes do ensino médio sobre a temática “sustentabilidade e desenvolvimento local”. O trabalho foi realizado com alunos de escola pública (Escola Estadual Professora Eufrosina Pinto) no ano de 2013 por acadêmicos do curso de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/Unidade Universitária de Glória de Dourados. As metodologias utilizadas foram baseadas nas concepções pedagógicas piagetianas (Jean Piaget) norteadas pelo construtivismo e fundamentos teóricos, e freirianas (Paulo Freire), aprimorados a partir da educação popular emancipadora. Os relatos foram anotados m um caderno, seguido da observação participante. A maioria dos alunos tem conhecimento e percepção significativa sobre as temas de Agroecologia, sustentabilidade e desenvolvimento local. A utilização das ferramentas pedagógicas Freirianas e Piagetianas foram de suma importância na articulação entre os eixos abordados, sendo metodologias participativas de alta relevância no processo de intervenção.Construction and rescue of knowledge about agroecology through intervention methodologies in the educational processAbstract: In pursuit of sustainable development, Agroecology is a science to articulate all the resources in the environment. But many are still unaware of the same, which is extremely important dissemination through pedagogical concepts. Thus, the aim of this study was to articulate the dialogue of knowledge and practices with high school students on the theme "sustainability and local development." The work was carried out with public school students (State School Professor Eufrosina Pinto) by students of the course of Technology in Agroecology at the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS) / University Unit of Glória de Dourados. The methodologies used were based on Piaget pedagogical concepts (Jean Piaget) guided by constructivism and theoretical foundations, and Freirian (Paulo Freire), improved from the popular emancipatory education. The reports were noted, followed by participant observation. Most students have knowledge and significant insight into the issues of Agroecology, sustainability and local development. The use of teaching tools Freirian and Piaget were of paramount importance in linking the topics axle, participatory methodologies of high relevance in the intervention process.Editora Verde2016-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/394410.18378/rvads.v11i2.3944Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 11 No. 2 (2016); 16 - 18Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 11 Núm. 2 (2016); 16 - 18Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 11 n. 2 (2016); 16 - 181981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3944/3729https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3944/8894https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3944/8898Copyright (c) 2016 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Jéssica OliveiraSantos, Cleberton Correia2021-06-14T13:17:12Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3944Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:59:06.262462Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógico
title Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógico
spellingShingle Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógico
Souza, Jéssica Oliveira
Concepções pedagógicas
desenvolvimento sustentável
observação participante.
title_short Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógico
title_full Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógico
title_fullStr Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógico
title_full_unstemmed Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógico
title_sort Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógico
author Souza, Jéssica Oliveira
author_facet Souza, Jéssica Oliveira
Santos, Cleberton Correia
author_role author
author2 Santos, Cleberton Correia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jéssica Oliveira
Santos, Cleberton Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções pedagógicas
desenvolvimento sustentável
observação participante.
topic Concepções pedagógicas
desenvolvimento sustentável
observação participante.
description Na busca de um desenvolvimento sustentável, a Agroecologia é uma ciência que articular todos os recursos presentes no ambiente. Porém, muitos ainda desconhecem a mesma, sendo de suma importância sua difusão através de concepções pedagógicas. Desta forma, objetivou-se com este trabalho articular o diálogo de saberes e práticas com estudantes do ensino médio sobre a temática “sustentabilidade e desenvolvimento local”. O trabalho foi realizado com alunos de escola pública (Escola Estadual Professora Eufrosina Pinto) no ano de 2013 por acadêmicos do curso de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/Unidade Universitária de Glória de Dourados. As metodologias utilizadas foram baseadas nas concepções pedagógicas piagetianas (Jean Piaget) norteadas pelo construtivismo e fundamentos teóricos, e freirianas (Paulo Freire), aprimorados a partir da educação popular emancipadora. Os relatos foram anotados m um caderno, seguido da observação participante. A maioria dos alunos tem conhecimento e percepção significativa sobre as temas de Agroecologia, sustentabilidade e desenvolvimento local. A utilização das ferramentas pedagógicas Freirianas e Piagetianas foram de suma importância na articulação entre os eixos abordados, sendo metodologias participativas de alta relevância no processo de intervenção.Construction and rescue of knowledge about agroecology through intervention methodologies in the educational processAbstract: In pursuit of sustainable development, Agroecology is a science to articulate all the resources in the environment. But many are still unaware of the same, which is extremely important dissemination through pedagogical concepts. Thus, the aim of this study was to articulate the dialogue of knowledge and practices with high school students on the theme "sustainability and local development." The work was carried out with public school students (State School Professor Eufrosina Pinto) by students of the course of Technology in Agroecology at the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS) / University Unit of Glória de Dourados. The methodologies used were based on Piaget pedagogical concepts (Jean Piaget) guided by constructivism and theoretical foundations, and Freirian (Paulo Freire), improved from the popular emancipatory education. The reports were noted, followed by participant observation. Most students have knowledge and significant insight into the issues of Agroecology, sustainability and local development. The use of teaching tools Freirian and Piaget were of paramount importance in linking the topics axle, participatory methodologies of high relevance in the intervention process.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3944
10.18378/rvads.v11i2.3944
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3944
identifier_str_mv 10.18378/rvads.v11i2.3944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3944/3729
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3944/8894
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3944/8898
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 11 No. 2 (2016); 16 - 18
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 11 Núm. 2 (2016); 16 - 18
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 11 n. 2 (2016); 16 - 18
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948089528057856