Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3944 |
Resumo: | Na busca de um desenvolvimento sustentável, a Agroecologia é uma ciência que articular todos os recursos presentes no ambiente. Porém, muitos ainda desconhecem a mesma, sendo de suma importância sua difusão através de concepções pedagógicas. Desta forma, objetivou-se com este trabalho articular o diálogo de saberes e práticas com estudantes do ensino médio sobre a temática “sustentabilidade e desenvolvimento local”. O trabalho foi realizado com alunos de escola pública (Escola Estadual Professora Eufrosina Pinto) no ano de 2013 por acadêmicos do curso de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/Unidade Universitária de Glória de Dourados. As metodologias utilizadas foram baseadas nas concepções pedagógicas piagetianas (Jean Piaget) norteadas pelo construtivismo e fundamentos teóricos, e freirianas (Paulo Freire), aprimorados a partir da educação popular emancipadora. Os relatos foram anotados m um caderno, seguido da observação participante. A maioria dos alunos tem conhecimento e percepção significativa sobre as temas de Agroecologia, sustentabilidade e desenvolvimento local. A utilização das ferramentas pedagógicas Freirianas e Piagetianas foram de suma importância na articulação entre os eixos abordados, sendo metodologias participativas de alta relevância no processo de intervenção.Construction and rescue of knowledge about agroecology through intervention methodologies in the educational processAbstract: In pursuit of sustainable development, Agroecology is a science to articulate all the resources in the environment. But many are still unaware of the same, which is extremely important dissemination through pedagogical concepts. Thus, the aim of this study was to articulate the dialogue of knowledge and practices with high school students on the theme "sustainability and local development." The work was carried out with public school students (State School Professor Eufrosina Pinto) by students of the course of Technology in Agroecology at the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS) / University Unit of Glória de Dourados. The methodologies used were based on Piaget pedagogical concepts (Jean Piaget) guided by constructivism and theoretical foundations, and Freirian (Paulo Freire), improved from the popular emancipatory education. The reports were noted, followed by participant observation. Most students have knowledge and significant insight into the issues of Agroecology, sustainability and local development. The use of teaching tools Freirian and Piaget were of paramount importance in linking the topics axle, participatory methodologies of high relevance in the intervention process. |
id |
GVAA-1_3545c0a53b4c3b3c1528470dc800b4f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/3944 |
network_acronym_str |
GVAA-1 |
network_name_str |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógicoConcepções pedagógicasdesenvolvimento sustentávelobservação participante.Na busca de um desenvolvimento sustentável, a Agroecologia é uma ciência que articular todos os recursos presentes no ambiente. Porém, muitos ainda desconhecem a mesma, sendo de suma importância sua difusão através de concepções pedagógicas. Desta forma, objetivou-se com este trabalho articular o diálogo de saberes e práticas com estudantes do ensino médio sobre a temática “sustentabilidade e desenvolvimento local”. O trabalho foi realizado com alunos de escola pública (Escola Estadual Professora Eufrosina Pinto) no ano de 2013 por acadêmicos do curso de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/Unidade Universitária de Glória de Dourados. As metodologias utilizadas foram baseadas nas concepções pedagógicas piagetianas (Jean Piaget) norteadas pelo construtivismo e fundamentos teóricos, e freirianas (Paulo Freire), aprimorados a partir da educação popular emancipadora. Os relatos foram anotados m um caderno, seguido da observação participante. A maioria dos alunos tem conhecimento e percepção significativa sobre as temas de Agroecologia, sustentabilidade e desenvolvimento local. A utilização das ferramentas pedagógicas Freirianas e Piagetianas foram de suma importância na articulação entre os eixos abordados, sendo metodologias participativas de alta relevância no processo de intervenção.Construction and rescue of knowledge about agroecology through intervention methodologies in the educational processAbstract: In pursuit of sustainable development, Agroecology is a science to articulate all the resources in the environment. But many are still unaware of the same, which is extremely important dissemination through pedagogical concepts. Thus, the aim of this study was to articulate the dialogue of knowledge and practices with high school students on the theme "sustainability and local development." The work was carried out with public school students (State School Professor Eufrosina Pinto) by students of the course of Technology in Agroecology at the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS) / University Unit of Glória de Dourados. The methodologies used were based on Piaget pedagogical concepts (Jean Piaget) guided by constructivism and theoretical foundations, and Freirian (Paulo Freire), improved from the popular emancipatory education. The reports were noted, followed by participant observation. Most students have knowledge and significant insight into the issues of Agroecology, sustainability and local development. The use of teaching tools Freirian and Piaget were of paramount importance in linking the topics axle, participatory methodologies of high relevance in the intervention process.Editora Verde2016-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/394410.18378/rvads.v11i2.3944Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 11 No. 2 (2016); 16 - 18Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 11 Núm. 2 (2016); 16 - 18Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 11 n. 2 (2016); 16 - 181981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3944/3729https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3944/8894https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3944/8898Copyright (c) 2016 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Jéssica OliveiraSantos, Cleberton Correia2021-06-14T13:17:12Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3944Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:59:06.262462Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógico |
title |
Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógico |
spellingShingle |
Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógico Souza, Jéssica Oliveira Concepções pedagógicas desenvolvimento sustentável observação participante. |
title_short |
Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógico |
title_full |
Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógico |
title_fullStr |
Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógico |
title_full_unstemmed |
Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógico |
title_sort |
Construção e resgate do saber sobre a agroecologia através de metodologias de intervenção no processo pedagógico |
author |
Souza, Jéssica Oliveira |
author_facet |
Souza, Jéssica Oliveira Santos, Cleberton Correia |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Cleberton Correia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Jéssica Oliveira Santos, Cleberton Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções pedagógicas desenvolvimento sustentável observação participante. |
topic |
Concepções pedagógicas desenvolvimento sustentável observação participante. |
description |
Na busca de um desenvolvimento sustentável, a Agroecologia é uma ciência que articular todos os recursos presentes no ambiente. Porém, muitos ainda desconhecem a mesma, sendo de suma importância sua difusão através de concepções pedagógicas. Desta forma, objetivou-se com este trabalho articular o diálogo de saberes e práticas com estudantes do ensino médio sobre a temática “sustentabilidade e desenvolvimento local”. O trabalho foi realizado com alunos de escola pública (Escola Estadual Professora Eufrosina Pinto) no ano de 2013 por acadêmicos do curso de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/Unidade Universitária de Glória de Dourados. As metodologias utilizadas foram baseadas nas concepções pedagógicas piagetianas (Jean Piaget) norteadas pelo construtivismo e fundamentos teóricos, e freirianas (Paulo Freire), aprimorados a partir da educação popular emancipadora. Os relatos foram anotados m um caderno, seguido da observação participante. A maioria dos alunos tem conhecimento e percepção significativa sobre as temas de Agroecologia, sustentabilidade e desenvolvimento local. A utilização das ferramentas pedagógicas Freirianas e Piagetianas foram de suma importância na articulação entre os eixos abordados, sendo metodologias participativas de alta relevância no processo de intervenção.Construction and rescue of knowledge about agroecology through intervention methodologies in the educational processAbstract: In pursuit of sustainable development, Agroecology is a science to articulate all the resources in the environment. But many are still unaware of the same, which is extremely important dissemination through pedagogical concepts. Thus, the aim of this study was to articulate the dialogue of knowledge and practices with high school students on the theme "sustainability and local development." The work was carried out with public school students (State School Professor Eufrosina Pinto) by students of the course of Technology in Agroecology at the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS) / University Unit of Glória de Dourados. The methodologies used were based on Piaget pedagogical concepts (Jean Piaget) guided by constructivism and theoretical foundations, and Freirian (Paulo Freire), improved from the popular emancipatory education. The reports were noted, followed by participant observation. Most students have knowledge and significant insight into the issues of Agroecology, sustainability and local development. The use of teaching tools Freirian and Piaget were of paramount importance in linking the topics axle, participatory methodologies of high relevance in the intervention process. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3944 10.18378/rvads.v11i2.3944 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3944 |
identifier_str_mv |
10.18378/rvads.v11i2.3944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3944/3729 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3944/8894 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3944/8898 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Verde |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Verde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 11 No. 2 (2016); 16 - 18 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 11 Núm. 2 (2016); 16 - 18 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 11 n. 2 (2016); 16 - 18 1981-8203 reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
collection |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br |
_version_ |
1798948089528057856 |