Composição e sazonalidade da mesofauna do solo do semiárido paraibano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Marcos Antonio Xavier
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souto, Jacob Silva, Souto, Patrícia Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2182
Resumo: Os organismos edáficos agem na decomposição dos resíduos orgânicos e contribuem para o ciclo de nutrientes no sistema solo, tendo suas populações reguladas, entre outros, por fatores do ambiente. Com o objetivo de verificar a composição e determinar a influência da precipitação pluviométrica e da temperatura edáfica sobre a sazonalidade da mesofauna do solo em área de Caatinga preservada foi conduzido estudo no município de Barra de Santa Rosa, na região do Curimataú paraibano. Os invertebrados edáficos foram coletados mensalmente e extraídos usando o método de Berlese-Tullgren modificado e identificados na categoria taxonômica ordem. Paralelamente por ocasião da coleta foram mensuradas a umidade e a temperatura do solo. Constatou-se maior abundância de organismos no período chuvoso e variações na diversidade da comunidade da fauna do solo em função das diferentes épocas de coleta através da determinação dos índices de Shannon e Pielou. Acarine esteve presente em todos os meses avaliados e obteve maior freqüência relativa no período do estudo, seguido de Collembola, este ausente na época de estiagem.
id GVAA-1_4b46bfe50c4b37e09f19593f9a541bce
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2182
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Composição e sazonalidade da mesofauna do solo do semiárido paraibanoOs organismos edáficos agem na decomposição dos resíduos orgânicos e contribuem para o ciclo de nutrientes no sistema solo, tendo suas populações reguladas, entre outros, por fatores do ambiente. Com o objetivo de verificar a composição e determinar a influência da precipitação pluviométrica e da temperatura edáfica sobre a sazonalidade da mesofauna do solo em área de Caatinga preservada foi conduzido estudo no município de Barra de Santa Rosa, na região do Curimataú paraibano. Os invertebrados edáficos foram coletados mensalmente e extraídos usando o método de Berlese-Tullgren modificado e identificados na categoria taxonômica ordem. Paralelamente por ocasião da coleta foram mensuradas a umidade e a temperatura do solo. Constatou-se maior abundância de organismos no período chuvoso e variações na diversidade da comunidade da fauna do solo em função das diferentes épocas de coleta através da determinação dos índices de Shannon e Pielou. Acarine esteve presente em todos os meses avaliados e obteve maior freqüência relativa no período do estudo, seguido de Collembola, este ausente na época de estiagem.Editora Verde2014-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2182Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 4 (2013); 214 - 222Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 4 (2013); 214 - 222Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 4 (2013); 214 - 2221981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2182/2115Almeida, Marcos Antonio XavierSouto, Jacob SilvaSouto, Patrícia Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T13:19:24Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2182Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:38.485611Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Composição e sazonalidade da mesofauna do solo do semiárido paraibano
title Composição e sazonalidade da mesofauna do solo do semiárido paraibano
spellingShingle Composição e sazonalidade da mesofauna do solo do semiárido paraibano
Almeida, Marcos Antonio Xavier
title_short Composição e sazonalidade da mesofauna do solo do semiárido paraibano
title_full Composição e sazonalidade da mesofauna do solo do semiárido paraibano
title_fullStr Composição e sazonalidade da mesofauna do solo do semiárido paraibano
title_full_unstemmed Composição e sazonalidade da mesofauna do solo do semiárido paraibano
title_sort Composição e sazonalidade da mesofauna do solo do semiárido paraibano
author Almeida, Marcos Antonio Xavier
author_facet Almeida, Marcos Antonio Xavier
Souto, Jacob Silva
Souto, Patrícia Carneiro
author_role author
author2 Souto, Jacob Silva
Souto, Patrícia Carneiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Marcos Antonio Xavier
Souto, Jacob Silva
Souto, Patrícia Carneiro
description Os organismos edáficos agem na decomposição dos resíduos orgânicos e contribuem para o ciclo de nutrientes no sistema solo, tendo suas populações reguladas, entre outros, por fatores do ambiente. Com o objetivo de verificar a composição e determinar a influência da precipitação pluviométrica e da temperatura edáfica sobre a sazonalidade da mesofauna do solo em área de Caatinga preservada foi conduzido estudo no município de Barra de Santa Rosa, na região do Curimataú paraibano. Os invertebrados edáficos foram coletados mensalmente e extraídos usando o método de Berlese-Tullgren modificado e identificados na categoria taxonômica ordem. Paralelamente por ocasião da coleta foram mensuradas a umidade e a temperatura do solo. Constatou-se maior abundância de organismos no período chuvoso e variações na diversidade da comunidade da fauna do solo em função das diferentes épocas de coleta através da determinação dos índices de Shannon e Pielou. Acarine esteve presente em todos os meses avaliados e obteve maior freqüência relativa no período do estudo, seguido de Collembola, este ausente na época de estiagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2182
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2182/2115
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 4 (2013); 214 - 222
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 4 (2013); 214 - 222
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 4 (2013); 214 - 222
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948086593093632