Distribuição fitossociológica da comunidade de plantas espontâneas na bananicultura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Lucas K. S.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Barbosa, Ana J. S., Silva, Raimundo T. L. da, Araújo, Raunira da C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1161
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo realizar um levantamento fitossociológico das espécies de plantas espontâneas encontradas em área de cultivo de banana (Musa spp), em diferentes épocas do ano e posterior co-relação dessas plantas com as características químicas e físicas do solo. O experimento foi conduzido no Setor de Agricultura do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), da Universidade Federal da Paraíba, Campus III, em Bananeiras – PB. O levantamento fitossociológico foi realizado em uma área de produção de banana, totalizando 702 m2. Na caracterização da comunidade foi utilizado o método do quadrado inventário (quadro de 1,0 m x 1,0 m), lançado três vezes ao acaso em toda a área. A amostragem da comunidade foi realizada em três épocas distintas, outubro de 2010 (primavera), Janeiro (Verão) e Junho (Inverno) de 2011. Conforme a época de coleta e identificação pode-se observar que houve, variação na presença, como também no número de espécies, indivíduos e na distribuição por família. No contexto geral as famílias, Asteraceae e Poaceae com seis indivíduos cada perfazendo 17,64% do número total de espécies foram as famílias que apresentaram o maior número de espécies.
id GVAA-1_4d3de6556d95554129a02434c2ab39dd
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/1161
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Distribuição fitossociológica da comunidade de plantas espontâneas na bananicultura.O presente trabalho teve por objetivo realizar um levantamento fitossociológico das espécies de plantas espontâneas encontradas em área de cultivo de banana (Musa spp), em diferentes épocas do ano e posterior co-relação dessas plantas com as características químicas e físicas do solo. O experimento foi conduzido no Setor de Agricultura do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), da Universidade Federal da Paraíba, Campus III, em Bananeiras – PB. O levantamento fitossociológico foi realizado em uma área de produção de banana, totalizando 702 m2. Na caracterização da comunidade foi utilizado o método do quadrado inventário (quadro de 1,0 m x 1,0 m), lançado três vezes ao acaso em toda a área. A amostragem da comunidade foi realizada em três épocas distintas, outubro de 2010 (primavera), Janeiro (Verão) e Junho (Inverno) de 2011. Conforme a época de coleta e identificação pode-se observar que houve, variação na presença, como também no número de espécies, indivíduos e na distribuição por família. No contexto geral as famílias, Asteraceae e Poaceae com seis indivíduos cada perfazendo 17,64% do número total de espécies foram as famílias que apresentaram o maior número de espécies.Editora Verde2012-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1161Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 7 No. 4 (2012); 59 - 68Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 7 Núm. 4 (2012); 59 - 68Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 7 n. 4 (2012); 59 - 681981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1161/1328Lima, Lucas K. S.Barbosa, Ana J. S.Silva, Raimundo T. L. daAraújo, Raunira da C.info:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T13:14:23Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/1161Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:18.592332Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Distribuição fitossociológica da comunidade de plantas espontâneas na bananicultura.
title Distribuição fitossociológica da comunidade de plantas espontâneas na bananicultura.
spellingShingle Distribuição fitossociológica da comunidade de plantas espontâneas na bananicultura.
Lima, Lucas K. S.
title_short Distribuição fitossociológica da comunidade de plantas espontâneas na bananicultura.
title_full Distribuição fitossociológica da comunidade de plantas espontâneas na bananicultura.
title_fullStr Distribuição fitossociológica da comunidade de plantas espontâneas na bananicultura.
title_full_unstemmed Distribuição fitossociológica da comunidade de plantas espontâneas na bananicultura.
title_sort Distribuição fitossociológica da comunidade de plantas espontâneas na bananicultura.
author Lima, Lucas K. S.
author_facet Lima, Lucas K. S.
Barbosa, Ana J. S.
Silva, Raimundo T. L. da
Araújo, Raunira da C.
author_role author
author2 Barbosa, Ana J. S.
Silva, Raimundo T. L. da
Araújo, Raunira da C.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Lucas K. S.
Barbosa, Ana J. S.
Silva, Raimundo T. L. da
Araújo, Raunira da C.
description O presente trabalho teve por objetivo realizar um levantamento fitossociológico das espécies de plantas espontâneas encontradas em área de cultivo de banana (Musa spp), em diferentes épocas do ano e posterior co-relação dessas plantas com as características químicas e físicas do solo. O experimento foi conduzido no Setor de Agricultura do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), da Universidade Federal da Paraíba, Campus III, em Bananeiras – PB. O levantamento fitossociológico foi realizado em uma área de produção de banana, totalizando 702 m2. Na caracterização da comunidade foi utilizado o método do quadrado inventário (quadro de 1,0 m x 1,0 m), lançado três vezes ao acaso em toda a área. A amostragem da comunidade foi realizada em três épocas distintas, outubro de 2010 (primavera), Janeiro (Verão) e Junho (Inverno) de 2011. Conforme a época de coleta e identificação pode-se observar que houve, variação na presença, como também no número de espécies, indivíduos e na distribuição por família. No contexto geral as famílias, Asteraceae e Poaceae com seis indivíduos cada perfazendo 17,64% do número total de espécies foram as famílias que apresentaram o maior número de espécies.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1161
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1161/1328
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 7 No. 4 (2012); 59 - 68
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 7 Núm. 4 (2012); 59 - 68
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 7 n. 4 (2012); 59 - 68
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948085170176000