Análise sobre a formação agronômica em interface com a agroecologia de acadêmicos do curso de Agronomia, no IFMT – Campus Campo Novo do Parecis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, A. G.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carbo, L., Silva, J. L., Mello, G. J., Senra, R. E. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3632
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de formação de acadêmicos do curso de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, Campus Campo Novo do Parecis,  sobre o tema Agroecologia, buscando diagnosticar perfil, concepções e identificar as percepções do tema para a vida profissional. Quanto à forma de abordagem houve uma mescla entre os métodos quantitativos e qualitativos. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram a análise documental (plano de curso e matriz curricular) e questionário. Da conclusão, destacam-se a ausência de uma conceituação teórica bem fundamentada em relação à abrangência da proposta agroecológica, e, boa percepção sobre a relevância da temática, onde os acadêmicos manifestaram de forma geral grande preocupação com a questão da sustentabilidade para o futuro da agricultura. Percebeu-se ainda, que o plano de curso da instituição é politicamente bem discutido, porém, na estrutura curricular de sua matriz, não fica contemplado efetivamente todos os critérios necessários à formação do agrônomo no quesito sustentabilidade.Analysis on the agronomic training in Agroecology interface of course scholars of Agronomy, in IFMT – Campus Campo Novo do ParecisAbstract: This study aimed to analyze the process of formation of students of Agronomy at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso, Campus Campo Novo do Parecis on the theme Agroecology, seeking to diagnose profile, identify the perceptions and conceptions theme for professional life. As for how to approach was a mix between quantitative and qualitative methods. The instruments used in data collection were document analysis (course plan and syllabus) and questionnaire. Conclusion, we highlight the absence of a well-grounded theoretical conceptualization regarding the scope of the agroecological proposal, and good insight into the relevance of the theme, where academics have expressed great concern about the general issue of sustainability for the future of agriculture. It was noticed also that the course plan of the institution is politically well discussed, however, the curricular structure of your matrix is not effectively covered all necessary to the formation of an agricultural sustainability criteria in the category
id GVAA-1_5c231a0445544c2c29e1db7a7abbe6a7
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/3632
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Análise sobre a formação agronômica em interface com a agroecologia de acadêmicos do curso de Agronomia, no IFMT – Campus Campo Novo do ParecisEducação agrícola superiorbacharelado em agronomiamatriz curricular.O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de formação de acadêmicos do curso de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, Campus Campo Novo do Parecis,  sobre o tema Agroecologia, buscando diagnosticar perfil, concepções e identificar as percepções do tema para a vida profissional. Quanto à forma de abordagem houve uma mescla entre os métodos quantitativos e qualitativos. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram a análise documental (plano de curso e matriz curricular) e questionário. Da conclusão, destacam-se a ausência de uma conceituação teórica bem fundamentada em relação à abrangência da proposta agroecológica, e, boa percepção sobre a relevância da temática, onde os acadêmicos manifestaram de forma geral grande preocupação com a questão da sustentabilidade para o futuro da agricultura. Percebeu-se ainda, que o plano de curso da instituição é politicamente bem discutido, porém, na estrutura curricular de sua matriz, não fica contemplado efetivamente todos os critérios necessários à formação do agrônomo no quesito sustentabilidade.Analysis on the agronomic training in Agroecology interface of course scholars of Agronomy, in IFMT – Campus Campo Novo do ParecisAbstract: This study aimed to analyze the process of formation of students of Agronomy at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso, Campus Campo Novo do Parecis on the theme Agroecology, seeking to diagnose profile, identify the perceptions and conceptions theme for professional life. As for how to approach was a mix between quantitative and qualitative methods. The instruments used in data collection were document analysis (course plan and syllabus) and questionnaire. Conclusion, we highlight the absence of a well-grounded theoretical conceptualization regarding the scope of the agroecological proposal, and good insight into the relevance of the theme, where academics have expressed great concern about the general issue of sustainability for the future of agriculture. It was noticed also that the course plan of the institution is politically well discussed, however, the curricular structure of your matrix is not effectively covered all necessary to the formation of an agricultural sustainability criteria in the categoryEditora Verde2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/363210.18378/rvads.v10i5.3632Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 10 No. 5 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL; 15 - 20Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 10 Núm. 5 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL; 15 - 20Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 10 n. 5 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL; 15 - 201981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3632/3713https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3632/8668https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3632/Comprovante%20de%20dep%C3%83%C2%B3sitoCopyright (c) 2015 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, A. G.Carbo, L.Silva, J. L.Mello, G. J.Senra, R. E. F.2021-06-14T13:18:13Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3632Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:59:02.522759Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise sobre a formação agronômica em interface com a agroecologia de acadêmicos do curso de Agronomia, no IFMT – Campus Campo Novo do Parecis
title Análise sobre a formação agronômica em interface com a agroecologia de acadêmicos do curso de Agronomia, no IFMT – Campus Campo Novo do Parecis
spellingShingle Análise sobre a formação agronômica em interface com a agroecologia de acadêmicos do curso de Agronomia, no IFMT – Campus Campo Novo do Parecis
Campos, A. G.
Educação agrícola superior
bacharelado em agronomia
matriz curricular.
title_short Análise sobre a formação agronômica em interface com a agroecologia de acadêmicos do curso de Agronomia, no IFMT – Campus Campo Novo do Parecis
title_full Análise sobre a formação agronômica em interface com a agroecologia de acadêmicos do curso de Agronomia, no IFMT – Campus Campo Novo do Parecis
title_fullStr Análise sobre a formação agronômica em interface com a agroecologia de acadêmicos do curso de Agronomia, no IFMT – Campus Campo Novo do Parecis
title_full_unstemmed Análise sobre a formação agronômica em interface com a agroecologia de acadêmicos do curso de Agronomia, no IFMT – Campus Campo Novo do Parecis
title_sort Análise sobre a formação agronômica em interface com a agroecologia de acadêmicos do curso de Agronomia, no IFMT – Campus Campo Novo do Parecis
author Campos, A. G.
author_facet Campos, A. G.
Carbo, L.
Silva, J. L.
Mello, G. J.
Senra, R. E. F.
author_role author
author2 Carbo, L.
Silva, J. L.
Mello, G. J.
Senra, R. E. F.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, A. G.
Carbo, L.
Silva, J. L.
Mello, G. J.
Senra, R. E. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação agrícola superior
bacharelado em agronomia
matriz curricular.
topic Educação agrícola superior
bacharelado em agronomia
matriz curricular.
description O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de formação de acadêmicos do curso de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, Campus Campo Novo do Parecis,  sobre o tema Agroecologia, buscando diagnosticar perfil, concepções e identificar as percepções do tema para a vida profissional. Quanto à forma de abordagem houve uma mescla entre os métodos quantitativos e qualitativos. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram a análise documental (plano de curso e matriz curricular) e questionário. Da conclusão, destacam-se a ausência de uma conceituação teórica bem fundamentada em relação à abrangência da proposta agroecológica, e, boa percepção sobre a relevância da temática, onde os acadêmicos manifestaram de forma geral grande preocupação com a questão da sustentabilidade para o futuro da agricultura. Percebeu-se ainda, que o plano de curso da instituição é politicamente bem discutido, porém, na estrutura curricular de sua matriz, não fica contemplado efetivamente todos os critérios necessários à formação do agrônomo no quesito sustentabilidade.Analysis on the agronomic training in Agroecology interface of course scholars of Agronomy, in IFMT – Campus Campo Novo do ParecisAbstract: This study aimed to analyze the process of formation of students of Agronomy at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso, Campus Campo Novo do Parecis on the theme Agroecology, seeking to diagnose profile, identify the perceptions and conceptions theme for professional life. As for how to approach was a mix between quantitative and qualitative methods. The instruments used in data collection were document analysis (course plan and syllabus) and questionnaire. Conclusion, we highlight the absence of a well-grounded theoretical conceptualization regarding the scope of the agroecological proposal, and good insight into the relevance of the theme, where academics have expressed great concern about the general issue of sustainability for the future of agriculture. It was noticed also that the course plan of the institution is politically well discussed, however, the curricular structure of your matrix is not effectively covered all necessary to the formation of an agricultural sustainability criteria in the category
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3632
10.18378/rvads.v10i5.3632
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3632
identifier_str_mv 10.18378/rvads.v10i5.3632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3632/3713
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3632/8668
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3632/Comprovante%20de%20dep%C3%83%C2%B3sito
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 10 No. 5 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL; 15 - 20
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 10 Núm. 5 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL; 15 - 20
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 10 n. 5 (2015): EDIÇÃO ESPECIAL; 15 - 20
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948089026838528