Caracterização pós-colheita de figos (Ficus carica L.) produzidos sob diferentes condições de cultivo na Chapada do Apodi – CE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Raniely Nayanne da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Pahlevi Augusto, Silva, Monique Ellen Torres, Silva, Francisco Limeira, Maracajá, Patrício Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3316
Resumo: A produção de figos para consumo in natura é limitada pelas chuvas, que causam elevadas perdas por podridão, o que pode dificultar o seu cultivo durante a estação chuvosa local (fevereiro a maio), época em que a fruta atinge a sua maior cotação. Essa dificuldade poderá ser contornada com o uso de ambiente protegido. Objetivou-se com o presente trabalho, realizar a caracterização da qualidade pós-colheita de figos produzidos sob cultivo protegido e a céu aberto na Chapada do Apodi- CE. Os frutos utilizados neste experimento foram colhidos em pomar experimental da Unidade de Ensino e Pesquisa (UEPE), pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), localizada na Chapada do Apodi em Limoeiro do Norte – Ceará, onde os mesmos foram cultivados a céu aberto e em estufa.  Foram realizadas as seguintes análises: diâmetro do fruto, peso do fruto, firmeza da polpa, sólidos solúveis (SS), acidez titulável(AT), pH, RATIO e vitamina C. De acordo com os parâmetros analisados, os figos cultivados em estufa apresentaram melhores atributos físico-químicos em relação aos cultivados em céu aberto, concluindo-se que, o tipo de cultivo influencia na qualidade pós-colheita do fruto.
id GVAA-1_643c7a4e5ae0e155aa00b5fdc9919a84
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/3316
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Caracterização pós-colheita de figos (Ficus carica L.) produzidos sob diferentes condições de cultivo na Chapada do Apodi – CE.Céu abertoestufaqualidade.A produção de figos para consumo in natura é limitada pelas chuvas, que causam elevadas perdas por podridão, o que pode dificultar o seu cultivo durante a estação chuvosa local (fevereiro a maio), época em que a fruta atinge a sua maior cotação. Essa dificuldade poderá ser contornada com o uso de ambiente protegido. Objetivou-se com o presente trabalho, realizar a caracterização da qualidade pós-colheita de figos produzidos sob cultivo protegido e a céu aberto na Chapada do Apodi- CE. Os frutos utilizados neste experimento foram colhidos em pomar experimental da Unidade de Ensino e Pesquisa (UEPE), pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), localizada na Chapada do Apodi em Limoeiro do Norte – Ceará, onde os mesmos foram cultivados a céu aberto e em estufa.  Foram realizadas as seguintes análises: diâmetro do fruto, peso do fruto, firmeza da polpa, sólidos solúveis (SS), acidez titulável(AT), pH, RATIO e vitamina C. De acordo com os parâmetros analisados, os figos cultivados em estufa apresentaram melhores atributos físico-químicos em relação aos cultivados em céu aberto, concluindo-se que, o tipo de cultivo influencia na qualidade pós-colheita do fruto.Editora Verde2015-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/331610.18378/rvads.v10i1.3316Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 10 No. 1 (2015); 43 - 46Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 10 Núm. 1 (2015); 43 - 46Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 10 n. 1 (2015); 43 - 461981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3316/2861Copyright (c) 2015 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentávelinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Raniely Nayanne da SilvaSouza, Pahlevi AugustoSilva, Monique Ellen TorresSilva, Francisco LimeiraMaracajá, Patrício Borges2021-06-15T13:13:25Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3316Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:56.028924Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização pós-colheita de figos (Ficus carica L.) produzidos sob diferentes condições de cultivo na Chapada do Apodi – CE.
title Caracterização pós-colheita de figos (Ficus carica L.) produzidos sob diferentes condições de cultivo na Chapada do Apodi – CE.
spellingShingle Caracterização pós-colheita de figos (Ficus carica L.) produzidos sob diferentes condições de cultivo na Chapada do Apodi – CE.
Freitas, Raniely Nayanne da Silva
Céu aberto
estufa
qualidade.
title_short Caracterização pós-colheita de figos (Ficus carica L.) produzidos sob diferentes condições de cultivo na Chapada do Apodi – CE.
title_full Caracterização pós-colheita de figos (Ficus carica L.) produzidos sob diferentes condições de cultivo na Chapada do Apodi – CE.
title_fullStr Caracterização pós-colheita de figos (Ficus carica L.) produzidos sob diferentes condições de cultivo na Chapada do Apodi – CE.
title_full_unstemmed Caracterização pós-colheita de figos (Ficus carica L.) produzidos sob diferentes condições de cultivo na Chapada do Apodi – CE.
title_sort Caracterização pós-colheita de figos (Ficus carica L.) produzidos sob diferentes condições de cultivo na Chapada do Apodi – CE.
author Freitas, Raniely Nayanne da Silva
author_facet Freitas, Raniely Nayanne da Silva
Souza, Pahlevi Augusto
Silva, Monique Ellen Torres
Silva, Francisco Limeira
Maracajá, Patrício Borges
author_role author
author2 Souza, Pahlevi Augusto
Silva, Monique Ellen Torres
Silva, Francisco Limeira
Maracajá, Patrício Borges
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Raniely Nayanne da Silva
Souza, Pahlevi Augusto
Silva, Monique Ellen Torres
Silva, Francisco Limeira
Maracajá, Patrício Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Céu aberto
estufa
qualidade.
topic Céu aberto
estufa
qualidade.
description A produção de figos para consumo in natura é limitada pelas chuvas, que causam elevadas perdas por podridão, o que pode dificultar o seu cultivo durante a estação chuvosa local (fevereiro a maio), época em que a fruta atinge a sua maior cotação. Essa dificuldade poderá ser contornada com o uso de ambiente protegido. Objetivou-se com o presente trabalho, realizar a caracterização da qualidade pós-colheita de figos produzidos sob cultivo protegido e a céu aberto na Chapada do Apodi- CE. Os frutos utilizados neste experimento foram colhidos em pomar experimental da Unidade de Ensino e Pesquisa (UEPE), pertencente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), localizada na Chapada do Apodi em Limoeiro do Norte – Ceará, onde os mesmos foram cultivados a céu aberto e em estufa.  Foram realizadas as seguintes análises: diâmetro do fruto, peso do fruto, firmeza da polpa, sólidos solúveis (SS), acidez titulável(AT), pH, RATIO e vitamina C. De acordo com os parâmetros analisados, os figos cultivados em estufa apresentaram melhores atributos físico-químicos em relação aos cultivados em céu aberto, concluindo-se que, o tipo de cultivo influencia na qualidade pós-colheita do fruto.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3316
10.18378/rvads.v10i1.3316
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3316
identifier_str_mv 10.18378/rvads.v10i1.3316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3316/2861
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 10 No. 1 (2015); 43 - 46
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 10 Núm. 1 (2015); 43 - 46
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 10 n. 1 (2015); 43 - 46
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948088421810176