ADUBAÇÃO FOLIAR NA CULTURA DA RÚCULA EM DIFERENTES SUBSTRATOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Monalisa Caldas Leonardo de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Medeiros, Damiana Cleuma de, Liberalino Filho, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/31
Resumo: Com o objetivo de avaliar diferentes tipos de substratos com e sem adubação foliar na cultura da rúcula, foi realizado o experimento na casa de vegetação da horta do Departamento de Ciências Vegetais da UFERSA no período de 20 de agosto a 08 de setembro de 2005. Os tratamentos eram resultados da interação tipo de substrato (composto orgânico, Hortaliças, areia lavada e areia lavada + húmus 3:1) e adubação foliar (com e sem Fertamin), num total de 8 tratamentos. Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso com 4 repetições. Foram feitas duas adubações foliares nas mudas, a primeira no dia 26/08 e a segunda no dia 02/09 e no dia 08/09 as mudas foram retiradas das bandejas para medições. Com os dados foi feita a análise estatística usando o teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade. As mudas tratadas com Fertamin mostraram efeito significativo em relações às variedades com exceção do comprimento da raiz e o índice de velocidade de germinação onde as mudas sem a aplicação do Fertamin se mostraram mais viáveis. Em relação ao substrato o composto orgânico apresentou os maiores valores para todas as características apresentadas exceto ao comprimento da raiz.
id GVAA-1_77c90467b49184c1ed594395f391fc98
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/31
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling ADUBAÇÃO FOLIAR NA CULTURA DA RÚCULA EM DIFERENTES SUBSTRATOSCom o objetivo de avaliar diferentes tipos de substratos com e sem adubação foliar na cultura da rúcula, foi realizado o experimento na casa de vegetação da horta do Departamento de Ciências Vegetais da UFERSA no período de 20 de agosto a 08 de setembro de 2005. Os tratamentos eram resultados da interação tipo de substrato (composto orgânico, Hortaliças, areia lavada e areia lavada + húmus 3:1) e adubação foliar (com e sem Fertamin), num total de 8 tratamentos. Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso com 4 repetições. Foram feitas duas adubações foliares nas mudas, a primeira no dia 26/08 e a segunda no dia 02/09 e no dia 08/09 as mudas foram retiradas das bandejas para medições. Com os dados foi feita a análise estatística usando o teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade. As mudas tratadas com Fertamin mostraram efeito significativo em relações às variedades com exceção do comprimento da raiz e o índice de velocidade de germinação onde as mudas sem a aplicação do Fertamin se mostraram mais viáveis. Em relação ao substrato o composto orgânico apresentou os maiores valores para todas as características apresentadas exceto ao comprimento da raiz.Editora Verde2007-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/31Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 2 No. 1 (2007); 85 - 89Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 2 Núm. 1 (2007); 85 - 89Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 2 n. 1 (2007); 85 - 891981-820310.18378/rvads.v2i1reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/31/31Medeiros, Monalisa Caldas Leonardo deMedeiros, Damiana Cleuma deLiberalino Filho, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-15T12:01:03Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/31Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:57:46.220181Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv ADUBAÇÃO FOLIAR NA CULTURA DA RÚCULA EM DIFERENTES SUBSTRATOS
title ADUBAÇÃO FOLIAR NA CULTURA DA RÚCULA EM DIFERENTES SUBSTRATOS
spellingShingle ADUBAÇÃO FOLIAR NA CULTURA DA RÚCULA EM DIFERENTES SUBSTRATOS
Medeiros, Monalisa Caldas Leonardo de
title_short ADUBAÇÃO FOLIAR NA CULTURA DA RÚCULA EM DIFERENTES SUBSTRATOS
title_full ADUBAÇÃO FOLIAR NA CULTURA DA RÚCULA EM DIFERENTES SUBSTRATOS
title_fullStr ADUBAÇÃO FOLIAR NA CULTURA DA RÚCULA EM DIFERENTES SUBSTRATOS
title_full_unstemmed ADUBAÇÃO FOLIAR NA CULTURA DA RÚCULA EM DIFERENTES SUBSTRATOS
title_sort ADUBAÇÃO FOLIAR NA CULTURA DA RÚCULA EM DIFERENTES SUBSTRATOS
author Medeiros, Monalisa Caldas Leonardo de
author_facet Medeiros, Monalisa Caldas Leonardo de
Medeiros, Damiana Cleuma de
Liberalino Filho, João
author_role author
author2 Medeiros, Damiana Cleuma de
Liberalino Filho, João
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Monalisa Caldas Leonardo de
Medeiros, Damiana Cleuma de
Liberalino Filho, João
description Com o objetivo de avaliar diferentes tipos de substratos com e sem adubação foliar na cultura da rúcula, foi realizado o experimento na casa de vegetação da horta do Departamento de Ciências Vegetais da UFERSA no período de 20 de agosto a 08 de setembro de 2005. Os tratamentos eram resultados da interação tipo de substrato (composto orgânico, Hortaliças, areia lavada e areia lavada + húmus 3:1) e adubação foliar (com e sem Fertamin), num total de 8 tratamentos. Utilizou-se o delineamento de blocos ao acaso com 4 repetições. Foram feitas duas adubações foliares nas mudas, a primeira no dia 26/08 e a segunda no dia 02/09 e no dia 08/09 as mudas foram retiradas das bandejas para medições. Com os dados foi feita a análise estatística usando o teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade. As mudas tratadas com Fertamin mostraram efeito significativo em relações às variedades com exceção do comprimento da raiz e o índice de velocidade de germinação onde as mudas sem a aplicação do Fertamin se mostraram mais viáveis. Em relação ao substrato o composto orgânico apresentou os maiores valores para todas as características apresentadas exceto ao comprimento da raiz.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/31
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/31
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/31/31
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 2 No. 1 (2007); 85 - 89
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 2 Núm. 1 (2007); 85 - 89
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 2 n. 1 (2007); 85 - 89
1981-8203
10.18378/rvads.v2i1
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948081934270464