ALELOPATIA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA CAATINGA NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO MACACAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade Brito, Iere Caindre
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos, Diércules Rodrigues dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/797
Resumo: O sucesso da implantação de sistemas agrosilvipastoris depende, dentre outros fatores, de estudos que avaliem o efeito alelopático entre as espécies. O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito alelopático de extratos de ramos de jurema-preta (Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir.) e marmeleiro (Croton sonderianus Mull. Arg.) na germinação e vigor de feijão macacar. Foram utilizados extratos aquosos destas duas espécies isoladamente e juntos (1:1) nas concentrações de 0, 25, 50, 75 e 100% a partir do extrato bruto em laboratório e viveiro telado. No ensaio o delineamento utilizado foi o inteiramente ao acaso, com os tratamentos distribuídos em esquema fatorial 5 x 3 (concentração e fontes dos extratos), em quatro repetições. Em laboratório a germinação do feijão foi mais reduzida quando se utilizou os extratos misturados, entretanto as características que determinavam o vigor das plântulas foram mais afetados pelos extratos usados isoladamente. Em viveiro o uso dos três extratos não apresentou diferenças entre si quanto à germinação final, não obstante houve influencia no vigor das plântulas. 
id GVAA-1_8fd398defe89d589ad080cd35e1437b6
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/797
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling ALELOPATIA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA CAATINGA NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO MACACAR O sucesso da implantação de sistemas agrosilvipastoris depende, dentre outros fatores, de estudos que avaliem o efeito alelopático entre as espécies. O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito alelopático de extratos de ramos de jurema-preta (Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir.) e marmeleiro (Croton sonderianus Mull. Arg.) na germinação e vigor de feijão macacar. Foram utilizados extratos aquosos destas duas espécies isoladamente e juntos (1:1) nas concentrações de 0, 25, 50, 75 e 100% a partir do extrato bruto em laboratório e viveiro telado. No ensaio o delineamento utilizado foi o inteiramente ao acaso, com os tratamentos distribuídos em esquema fatorial 5 x 3 (concentração e fontes dos extratos), em quatro repetições. Em laboratório a germinação do feijão foi mais reduzida quando se utilizou os extratos misturados, entretanto as características que determinavam o vigor das plântulas foram mais afetados pelos extratos usados isoladamente. Em viveiro o uso dos três extratos não apresentou diferenças entre si quanto à germinação final, não obstante houve influencia no vigor das plântulas.  Editora Verde2012-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/797Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 7 No. 1 (2012); 129 - 140Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 7 Núm. 1 (2012); 129 - 140Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 7 n. 1 (2012); 129 - 1401981-820310.18378/rvads.v7i1reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/797/1102Andrade Brito, Iere CaindreSantos, Diércules Rodrigues dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T13:15:46Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/797Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:13.517110Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv ALELOPATIA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA CAATINGA NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO MACACAR
title ALELOPATIA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA CAATINGA NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO MACACAR
spellingShingle ALELOPATIA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA CAATINGA NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO MACACAR
Andrade Brito, Iere Caindre
title_short ALELOPATIA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA CAATINGA NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO MACACAR
title_full ALELOPATIA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA CAATINGA NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO MACACAR
title_fullStr ALELOPATIA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA CAATINGA NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO MACACAR
title_full_unstemmed ALELOPATIA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA CAATINGA NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO MACACAR
title_sort ALELOPATIA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DA CAATINGA NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE FEIJÃO MACACAR
author Andrade Brito, Iere Caindre
author_facet Andrade Brito, Iere Caindre
Santos, Diércules Rodrigues dos
author_role author
author2 Santos, Diércules Rodrigues dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade Brito, Iere Caindre
Santos, Diércules Rodrigues dos
description O sucesso da implantação de sistemas agrosilvipastoris depende, dentre outros fatores, de estudos que avaliem o efeito alelopático entre as espécies. O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito alelopático de extratos de ramos de jurema-preta (Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir.) e marmeleiro (Croton sonderianus Mull. Arg.) na germinação e vigor de feijão macacar. Foram utilizados extratos aquosos destas duas espécies isoladamente e juntos (1:1) nas concentrações de 0, 25, 50, 75 e 100% a partir do extrato bruto em laboratório e viveiro telado. No ensaio o delineamento utilizado foi o inteiramente ao acaso, com os tratamentos distribuídos em esquema fatorial 5 x 3 (concentração e fontes dos extratos), em quatro repetições. Em laboratório a germinação do feijão foi mais reduzida quando se utilizou os extratos misturados, entretanto as características que determinavam o vigor das plântulas foram mais afetados pelos extratos usados isoladamente. Em viveiro o uso dos três extratos não apresentou diferenças entre si quanto à germinação final, não obstante houve influencia no vigor das plântulas. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/797
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/797/1102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 7 No. 1 (2012); 129 - 140
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 7 Núm. 1 (2012); 129 - 140
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 7 n. 1 (2012); 129 - 140
1981-8203
10.18378/rvads.v7i1
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948084721385472