ATRATIVIDADE DE SUBSTÂNCIAS ALIMENTARES SOBRE A MOSCA MINADORA Liriomyza sativae (DIPTERA: AGROMYZIDAE) E AO SEU PARASITÓIDE Opius sp. (HYMENOPTERA: BRACONIDAE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Luan Ítalo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Nogueira, Carlos Henrique, Costa, Ewerton Marinho, Oliveira, Joseph Jonathan, Araujo, Elton Lucio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/475
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a atratividade de quatro substâncias alimentares sobre a mosca minadora Liriomyza sativae e ao seu parasitóide Opius sp. As substâncias avaliadas foram: água, suco de melão puro, mel à 10% e proteína hidrolisada de milho à 5%. O delineamento experimental utilizado foi o Inteiramente Casualizado (DIC), composto por 60 repetições, sendo 30 machos e 30 fêmeas. As avaliações foram visuais, sendo observado o número de visitas realizado em cada tratamento (alimento) e o tempo de duração da alimentação. Após as avaliações verificou-se que o mel à 10% foi o alimento mais atrativo em relação ao número de visitas e ao tempo de alimentação tanto para mosca minadora quanto para o parasitóide. Opius sp. O suco de melão puro foi o segundo alimento mais atraente a mosca minadora. A água e a proteína hidrolisada foram os atrativos menos atraentes aos adultos destes dois insetos. Portanto o uso do suco de melão puro associado a inseticidas pode ser uma alternativa promissora no manejo integrado desta praga na cultura do meloeiro.
id GVAA-1_936fb42568127c0c59aea40b5f35e75d
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/475
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling ATRATIVIDADE DE SUBSTÂNCIAS ALIMENTARES SOBRE A MOSCA MINADORA Liriomyza sativae (DIPTERA: AGROMYZIDAE) E AO SEU PARASITÓIDE Opius sp. (HYMENOPTERA: BRACONIDAE)O objetivo deste trabalho foi avaliar a atratividade de quatro substâncias alimentares sobre a mosca minadora Liriomyza sativae e ao seu parasitóide Opius sp. As substâncias avaliadas foram: água, suco de melão puro, mel à 10% e proteína hidrolisada de milho à 5%. O delineamento experimental utilizado foi o Inteiramente Casualizado (DIC), composto por 60 repetições, sendo 30 machos e 30 fêmeas. As avaliações foram visuais, sendo observado o número de visitas realizado em cada tratamento (alimento) e o tempo de duração da alimentação. Após as avaliações verificou-se que o mel à 10% foi o alimento mais atrativo em relação ao número de visitas e ao tempo de alimentação tanto para mosca minadora quanto para o parasitóide. Opius sp. O suco de melão puro foi o segundo alimento mais atraente a mosca minadora. A água e a proteína hidrolisada foram os atrativos menos atraentes aos adultos destes dois insetos. Portanto o uso do suco de melão puro associado a inseticidas pode ser uma alternativa promissora no manejo integrado desta praga na cultura do meloeiro.Editora Verde2010-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/475Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 5 No. 5 (2010): EDIÇÂO ESPECIAL; 88 - 93Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 5 Núm. 5 (2010): EDIÇÂO ESPECIAL; 88 - 93Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 5 n. 5 (2010): EDIÇÂO ESPECIAL; 88 - 931981-820310.18378/rvads.v5i5reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/475/430Rocha, Luan ÍtaloNogueira, Carlos HenriqueCosta, Ewerton MarinhoOliveira, Joseph JonathanAraujo, Elton Lucioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T13:19:30Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/475Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:04.621636Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv ATRATIVIDADE DE SUBSTÂNCIAS ALIMENTARES SOBRE A MOSCA MINADORA Liriomyza sativae (DIPTERA: AGROMYZIDAE) E AO SEU PARASITÓIDE Opius sp. (HYMENOPTERA: BRACONIDAE)
title ATRATIVIDADE DE SUBSTÂNCIAS ALIMENTARES SOBRE A MOSCA MINADORA Liriomyza sativae (DIPTERA: AGROMYZIDAE) E AO SEU PARASITÓIDE Opius sp. (HYMENOPTERA: BRACONIDAE)
spellingShingle ATRATIVIDADE DE SUBSTÂNCIAS ALIMENTARES SOBRE A MOSCA MINADORA Liriomyza sativae (DIPTERA: AGROMYZIDAE) E AO SEU PARASITÓIDE Opius sp. (HYMENOPTERA: BRACONIDAE)
Rocha, Luan Ítalo
title_short ATRATIVIDADE DE SUBSTÂNCIAS ALIMENTARES SOBRE A MOSCA MINADORA Liriomyza sativae (DIPTERA: AGROMYZIDAE) E AO SEU PARASITÓIDE Opius sp. (HYMENOPTERA: BRACONIDAE)
title_full ATRATIVIDADE DE SUBSTÂNCIAS ALIMENTARES SOBRE A MOSCA MINADORA Liriomyza sativae (DIPTERA: AGROMYZIDAE) E AO SEU PARASITÓIDE Opius sp. (HYMENOPTERA: BRACONIDAE)
title_fullStr ATRATIVIDADE DE SUBSTÂNCIAS ALIMENTARES SOBRE A MOSCA MINADORA Liriomyza sativae (DIPTERA: AGROMYZIDAE) E AO SEU PARASITÓIDE Opius sp. (HYMENOPTERA: BRACONIDAE)
title_full_unstemmed ATRATIVIDADE DE SUBSTÂNCIAS ALIMENTARES SOBRE A MOSCA MINADORA Liriomyza sativae (DIPTERA: AGROMYZIDAE) E AO SEU PARASITÓIDE Opius sp. (HYMENOPTERA: BRACONIDAE)
title_sort ATRATIVIDADE DE SUBSTÂNCIAS ALIMENTARES SOBRE A MOSCA MINADORA Liriomyza sativae (DIPTERA: AGROMYZIDAE) E AO SEU PARASITÓIDE Opius sp. (HYMENOPTERA: BRACONIDAE)
author Rocha, Luan Ítalo
author_facet Rocha, Luan Ítalo
Nogueira, Carlos Henrique
Costa, Ewerton Marinho
Oliveira, Joseph Jonathan
Araujo, Elton Lucio
author_role author
author2 Nogueira, Carlos Henrique
Costa, Ewerton Marinho
Oliveira, Joseph Jonathan
Araujo, Elton Lucio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Luan Ítalo
Nogueira, Carlos Henrique
Costa, Ewerton Marinho
Oliveira, Joseph Jonathan
Araujo, Elton Lucio
description O objetivo deste trabalho foi avaliar a atratividade de quatro substâncias alimentares sobre a mosca minadora Liriomyza sativae e ao seu parasitóide Opius sp. As substâncias avaliadas foram: água, suco de melão puro, mel à 10% e proteína hidrolisada de milho à 5%. O delineamento experimental utilizado foi o Inteiramente Casualizado (DIC), composto por 60 repetições, sendo 30 machos e 30 fêmeas. As avaliações foram visuais, sendo observado o número de visitas realizado em cada tratamento (alimento) e o tempo de duração da alimentação. Após as avaliações verificou-se que o mel à 10% foi o alimento mais atrativo em relação ao número de visitas e ao tempo de alimentação tanto para mosca minadora quanto para o parasitóide. Opius sp. O suco de melão puro foi o segundo alimento mais atraente a mosca minadora. A água e a proteína hidrolisada foram os atrativos menos atraentes aos adultos destes dois insetos. Portanto o uso do suco de melão puro associado a inseticidas pode ser uma alternativa promissora no manejo integrado desta praga na cultura do meloeiro.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/475
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/475/430
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 5 No. 5 (2010): EDIÇÂO ESPECIAL; 88 - 93
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 5 Núm. 5 (2010): EDIÇÂO ESPECIAL; 88 - 93
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 5 n. 5 (2010): EDIÇÂO ESPECIAL; 88 - 93
1981-8203
10.18378/rvads.v5i5
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948083816464384