INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA SEMENTE NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE MUDAS DE JAQUEIRA (Artocarpus heterophyllus Lam.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kaliane Souza
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Mendonça, Vander, Medeiros, Luciana Freitas de, Castro Freitas, Poliana Samara de, Bezerra de Góis, Glêidson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/359
Resumo: O trabalho foi realizado com objetivo de avaliar a influência do tamanho da semente na germinação e vigor de mudas de jaqueira Artocarpus heterophyllus (Lam). Conduziu-se um experimento, em condição de viveiro telado, com sombrite 50% e a temperatura ambiente, localizado no Campus da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró (RN). O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados completos, com quatro tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos foram constituídos das seguintes classes de sementes, definidas de acordo com o tamanho e a massa de 50 sementes: sementes pequenas (2,66g), médias (4,15g), grandes (5,22g) e extragrandes (5,94g).  Após oitenta e sete dias á semeadura foram avaliados o número de folha por planta; o comprimento da parte aérea e sistema radicular; diâmetro do colo; massa seca da parte aérea e sistema radicular, massa seca  total; porcentagem de germinação e índice de velocidade de emergência.  A germinação foi influenciada pelo tamanho das sementes, tendo a classe de sementes pequenas apresentado menor porcentagem de germinação de 70%, esta diferiu estatisticamente dos demais tratamentos, já as sementes médias, grandes e extragrandes apresentaram 88%, 96% e 98% respectivamente, não diferindo entre si. O vigor das sementes apresentou relação direta com o seu tamanho, justificando-se a adoção de classes de tamanho para a formação de mudas. Portanto, a seleção e classificação das sementes é uma técnica que deve ser recomendada na produção de mudas de jaqueira.Palavras–chave: frutífera exótica, sementes,  propagação de plantas.
id GVAA-1_a86d507c12964ec18a19699bf9c8c4e7
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/359
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA SEMENTE NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE MUDAS DE JAQUEIRA (Artocarpus heterophyllus Lam.)O trabalho foi realizado com objetivo de avaliar a influência do tamanho da semente na germinação e vigor de mudas de jaqueira Artocarpus heterophyllus (Lam). Conduziu-se um experimento, em condição de viveiro telado, com sombrite 50% e a temperatura ambiente, localizado no Campus da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró (RN). O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados completos, com quatro tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos foram constituídos das seguintes classes de sementes, definidas de acordo com o tamanho e a massa de 50 sementes: sementes pequenas (2,66g), médias (4,15g), grandes (5,22g) e extragrandes (5,94g).  Após oitenta e sete dias á semeadura foram avaliados o número de folha por planta; o comprimento da parte aérea e sistema radicular; diâmetro do colo; massa seca da parte aérea e sistema radicular, massa seca  total; porcentagem de germinação e índice de velocidade de emergência.  A germinação foi influenciada pelo tamanho das sementes, tendo a classe de sementes pequenas apresentado menor porcentagem de germinação de 70%, esta diferiu estatisticamente dos demais tratamentos, já as sementes médias, grandes e extragrandes apresentaram 88%, 96% e 98% respectivamente, não diferindo entre si. O vigor das sementes apresentou relação direta com o seu tamanho, justificando-se a adoção de classes de tamanho para a formação de mudas. Portanto, a seleção e classificação das sementes é uma técnica que deve ser recomendada na produção de mudas de jaqueira.Palavras–chave: frutífera exótica, sementes,  propagação de plantas.Editora Verde2010-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/359Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 5 No. 4 (2010); 217 - 221Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 5 Núm. 4 (2010); 217 - 221Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 5 n. 4 (2010); 217 - 2211981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/359/392Silva, Kaliane SouzaMendonça, VanderMedeiros, Luciana Freitas deCastro Freitas, Poliana Samara deBezerra de Góis, Glêidsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T13:19:48Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/359Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:01.571059Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA SEMENTE NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE MUDAS DE JAQUEIRA (Artocarpus heterophyllus Lam.)
title INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA SEMENTE NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE MUDAS DE JAQUEIRA (Artocarpus heterophyllus Lam.)
spellingShingle INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA SEMENTE NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE MUDAS DE JAQUEIRA (Artocarpus heterophyllus Lam.)
Silva, Kaliane Souza
title_short INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA SEMENTE NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE MUDAS DE JAQUEIRA (Artocarpus heterophyllus Lam.)
title_full INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA SEMENTE NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE MUDAS DE JAQUEIRA (Artocarpus heterophyllus Lam.)
title_fullStr INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA SEMENTE NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE MUDAS DE JAQUEIRA (Artocarpus heterophyllus Lam.)
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA SEMENTE NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE MUDAS DE JAQUEIRA (Artocarpus heterophyllus Lam.)
title_sort INFLUÊNCIA DO TAMANHO DA SEMENTE NA GERMINAÇÃO E VIGOR DE MUDAS DE JAQUEIRA (Artocarpus heterophyllus Lam.)
author Silva, Kaliane Souza
author_facet Silva, Kaliane Souza
Mendonça, Vander
Medeiros, Luciana Freitas de
Castro Freitas, Poliana Samara de
Bezerra de Góis, Glêidson
author_role author
author2 Mendonça, Vander
Medeiros, Luciana Freitas de
Castro Freitas, Poliana Samara de
Bezerra de Góis, Glêidson
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kaliane Souza
Mendonça, Vander
Medeiros, Luciana Freitas de
Castro Freitas, Poliana Samara de
Bezerra de Góis, Glêidson
description O trabalho foi realizado com objetivo de avaliar a influência do tamanho da semente na germinação e vigor de mudas de jaqueira Artocarpus heterophyllus (Lam). Conduziu-se um experimento, em condição de viveiro telado, com sombrite 50% e a temperatura ambiente, localizado no Campus da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró (RN). O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados completos, com quatro tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos foram constituídos das seguintes classes de sementes, definidas de acordo com o tamanho e a massa de 50 sementes: sementes pequenas (2,66g), médias (4,15g), grandes (5,22g) e extragrandes (5,94g).  Após oitenta e sete dias á semeadura foram avaliados o número de folha por planta; o comprimento da parte aérea e sistema radicular; diâmetro do colo; massa seca da parte aérea e sistema radicular, massa seca  total; porcentagem de germinação e índice de velocidade de emergência.  A germinação foi influenciada pelo tamanho das sementes, tendo a classe de sementes pequenas apresentado menor porcentagem de germinação de 70%, esta diferiu estatisticamente dos demais tratamentos, já as sementes médias, grandes e extragrandes apresentaram 88%, 96% e 98% respectivamente, não diferindo entre si. O vigor das sementes apresentou relação direta com o seu tamanho, justificando-se a adoção de classes de tamanho para a formação de mudas. Portanto, a seleção e classificação das sementes é uma técnica que deve ser recomendada na produção de mudas de jaqueira.Palavras–chave: frutífera exótica, sementes,  propagação de plantas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/359
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/359/392
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 5 No. 4 (2010); 217 - 221
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 5 Núm. 4 (2010); 217 - 221
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 5 n. 4 (2010); 217 - 221
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948083437928448