LEITE FERMENTADO PROBIÓTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cybelle Pereira de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, João Andrade da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/739
Resumo: O crescente interesse da população por alimentos saudáveis vem estimulando o desenvolvimento do mercado de alimentos funcionais, como é o caso dos leites fermentados. Estes alimentos, além de contribuírem para a nutrição básica, são benéficos à saúde do indivíduo que o consome devido à presença de bactérias láticas como culturas probióticas e dos metabólitos produzidos por elas durante a fermentação do leite. Dentre os benefícios que o leite fermentado pode proporcionar ao organismo que o consome, relacionados à presença de bactérias láticas, estão: o controle da microbiota intestinal; a diminuição da população de patógenos; a viabilidade da digestão da lactose em indivíduos intolerantes a este carboidrato; a estimulação do sistema imune; o alívio da constipação; a diminuição do risco de câncer de cólon, das doenças cardiovasculares, das concentrações plasmáticas de colesterol e dos efeitos anti-hipertensivos. Desta forma, o leite fermentado com potencialidades probióticas é uma excelente alternativa de nutrição e promoção da saúde dos indivíduos que dele fazem uso.
id GVAA-1_abebc8b714afbb84fa44c36b52a73275
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/739
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling LEITE FERMENTADO PROBIÓTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDEO crescente interesse da população por alimentos saudáveis vem estimulando o desenvolvimento do mercado de alimentos funcionais, como é o caso dos leites fermentados. Estes alimentos, além de contribuírem para a nutrição básica, são benéficos à saúde do indivíduo que o consome devido à presença de bactérias láticas como culturas probióticas e dos metabólitos produzidos por elas durante a fermentação do leite. Dentre os benefícios que o leite fermentado pode proporcionar ao organismo que o consome, relacionados à presença de bactérias láticas, estão: o controle da microbiota intestinal; a diminuição da população de patógenos; a viabilidade da digestão da lactose em indivíduos intolerantes a este carboidrato; a estimulação do sistema imune; o alívio da constipação; a diminuição do risco de câncer de cólon, das doenças cardiovasculares, das concentrações plasmáticas de colesterol e dos efeitos anti-hipertensivos. Desta forma, o leite fermentado com potencialidades probióticas é uma excelente alternativa de nutrição e promoção da saúde dos indivíduos que dele fazem uso.Editora Verde2011-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/739Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 3 (2011); 25 - 31Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 3 (2011); 25 - 31Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 3 (2011); 25 - 311981-820310.18378/rvads.v6i3reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/739/654Oliveira, Cybelle Pereira deSilva, João Andrade dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T13:17:17Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/739Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:11.955313Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITE FERMENTADO PROBIÓTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE
title LEITE FERMENTADO PROBIÓTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE
spellingShingle LEITE FERMENTADO PROBIÓTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE
Oliveira, Cybelle Pereira de
title_short LEITE FERMENTADO PROBIÓTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE
title_full LEITE FERMENTADO PROBIÓTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE
title_fullStr LEITE FERMENTADO PROBIÓTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE
title_full_unstemmed LEITE FERMENTADO PROBIÓTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE
title_sort LEITE FERMENTADO PROBIÓTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE
author Oliveira, Cybelle Pereira de
author_facet Oliveira, Cybelle Pereira de
Silva, João Andrade da
author_role author
author2 Silva, João Andrade da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cybelle Pereira de
Silva, João Andrade da
description O crescente interesse da população por alimentos saudáveis vem estimulando o desenvolvimento do mercado de alimentos funcionais, como é o caso dos leites fermentados. Estes alimentos, além de contribuírem para a nutrição básica, são benéficos à saúde do indivíduo que o consome devido à presença de bactérias láticas como culturas probióticas e dos metabólitos produzidos por elas durante a fermentação do leite. Dentre os benefícios que o leite fermentado pode proporcionar ao organismo que o consome, relacionados à presença de bactérias láticas, estão: o controle da microbiota intestinal; a diminuição da população de patógenos; a viabilidade da digestão da lactose em indivíduos intolerantes a este carboidrato; a estimulação do sistema imune; o alívio da constipação; a diminuição do risco de câncer de cólon, das doenças cardiovasculares, das concentrações plasmáticas de colesterol e dos efeitos anti-hipertensivos. Desta forma, o leite fermentado com potencialidades probióticas é uma excelente alternativa de nutrição e promoção da saúde dos indivíduos que dele fazem uso.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/739
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/739/654
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 3 (2011); 25 - 31
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 3 (2011); 25 - 31
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 3 (2011); 25 - 31
1981-8203
10.18378/rvads.v6i3
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948084408909824