Valor nutritivo de silagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum, Shum) com feno de gliricídia (Gliricidia sepium(Jacq.) Walp)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Weverton Filgueira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carneiro, Maria Socorro de Souza, Edvan, Ricardo Loiola, Arruda, Paulo César Lopes de, Carmo, Anna B.R. do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1360
Resumo: O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a composição químico-bromatológica de silagem de capim-elefante (Pennisetum purpureum, Shum) com adição de diferentes proporções de feno de gliricídia (Gliricidia sepium (Jacq.) Walp), utilizando-se mini-silos experimentais em delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos: 100% capim-elefante, 95% de capim-elefante e 5% de feno de gliricídia, 90% de capim-elefante e 10% de feno de gliricídia, 80% de capim-elefante e 20% de feno de gliricídia e 60% de capim-elefante e 40% de feno de gliricídia com cinco repetições por tratamento. Os silos foram abertos com 28 dias após a ensilagem, em que foram determinados os teores de matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), hemicelulose (HEM), celulose (CEL), lignina (LG), extrato etéreo (EE), matéria mineral (MM) e carboidratos totais (CHOT). As variáveis MS, CEL e EE apresentaram respostas lineares (P<0,05) ao aumento nos teores de feno adicionados as silagens de capim-elefante e as variáveis PB, FDN, FDA, HEM, LG e CHOT apresentaram efeito quadrático (P<0,05). Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que a adição de feno de gliricídia na ensilagem do capim elefante melhorou seu valor nutricional.
id GVAA-1_ae44edfb49ad96b866bb0627f47fcf5e
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/1360
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Valor nutritivo de silagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum, Shum) com feno de gliricídia (Gliricidia sepium(Jacq.) Walp)O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a composição químico-bromatológica de silagem de capim-elefante (Pennisetum purpureum, Shum) com adição de diferentes proporções de feno de gliricídia (Gliricidia sepium (Jacq.) Walp), utilizando-se mini-silos experimentais em delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos: 100% capim-elefante, 95% de capim-elefante e 5% de feno de gliricídia, 90% de capim-elefante e 10% de feno de gliricídia, 80% de capim-elefante e 20% de feno de gliricídia e 60% de capim-elefante e 40% de feno de gliricídia com cinco repetições por tratamento. Os silos foram abertos com 28 dias após a ensilagem, em que foram determinados os teores de matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), hemicelulose (HEM), celulose (CEL), lignina (LG), extrato etéreo (EE), matéria mineral (MM) e carboidratos totais (CHOT). As variáveis MS, CEL e EE apresentaram respostas lineares (P<0,05) ao aumento nos teores de feno adicionados as silagens de capim-elefante e as variáveis PB, FDN, FDA, HEM, LG e CHOT apresentaram efeito quadrático (P<0,05). Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que a adição de feno de gliricídia na ensilagem do capim elefante melhorou seu valor nutricional.Editora Verde2013-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1360Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 2 (2013); 240 - 246Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 240 - 246Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 2 (2013); 240 - 2461981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1360/1903Pacheco, Weverton FilgueiraCarneiro, Maria Socorro de SouzaEdvan, Ricardo LoiolaArruda, Paulo César Lopes deCarmo, Anna B.R. doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T13:21:00Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/1360Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:24.673712Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Valor nutritivo de silagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum, Shum) com feno de gliricídia (Gliricidia sepium(Jacq.) Walp)
title Valor nutritivo de silagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum, Shum) com feno de gliricídia (Gliricidia sepium(Jacq.) Walp)
spellingShingle Valor nutritivo de silagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum, Shum) com feno de gliricídia (Gliricidia sepium(Jacq.) Walp)
Pacheco, Weverton Filgueira
title_short Valor nutritivo de silagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum, Shum) com feno de gliricídia (Gliricidia sepium(Jacq.) Walp)
title_full Valor nutritivo de silagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum, Shum) com feno de gliricídia (Gliricidia sepium(Jacq.) Walp)
title_fullStr Valor nutritivo de silagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum, Shum) com feno de gliricídia (Gliricidia sepium(Jacq.) Walp)
title_full_unstemmed Valor nutritivo de silagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum, Shum) com feno de gliricídia (Gliricidia sepium(Jacq.) Walp)
title_sort Valor nutritivo de silagens de capim-elefante (Pennisetum purpureum, Shum) com feno de gliricídia (Gliricidia sepium(Jacq.) Walp)
author Pacheco, Weverton Filgueira
author_facet Pacheco, Weverton Filgueira
Carneiro, Maria Socorro de Souza
Edvan, Ricardo Loiola
Arruda, Paulo César Lopes de
Carmo, Anna B.R. do
author_role author
author2 Carneiro, Maria Socorro de Souza
Edvan, Ricardo Loiola
Arruda, Paulo César Lopes de
Carmo, Anna B.R. do
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Weverton Filgueira
Carneiro, Maria Socorro de Souza
Edvan, Ricardo Loiola
Arruda, Paulo César Lopes de
Carmo, Anna B.R. do
description O trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a composição químico-bromatológica de silagem de capim-elefante (Pennisetum purpureum, Shum) com adição de diferentes proporções de feno de gliricídia (Gliricidia sepium (Jacq.) Walp), utilizando-se mini-silos experimentais em delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos: 100% capim-elefante, 95% de capim-elefante e 5% de feno de gliricídia, 90% de capim-elefante e 10% de feno de gliricídia, 80% de capim-elefante e 20% de feno de gliricídia e 60% de capim-elefante e 40% de feno de gliricídia com cinco repetições por tratamento. Os silos foram abertos com 28 dias após a ensilagem, em que foram determinados os teores de matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), hemicelulose (HEM), celulose (CEL), lignina (LG), extrato etéreo (EE), matéria mineral (MM) e carboidratos totais (CHOT). As variáveis MS, CEL e EE apresentaram respostas lineares (P<0,05) ao aumento nos teores de feno adicionados as silagens de capim-elefante e as variáveis PB, FDN, FDA, HEM, LG e CHOT apresentaram efeito quadrático (P<0,05). Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que a adição de feno de gliricídia na ensilagem do capim elefante melhorou seu valor nutricional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1360
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1360/1903
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 2 (2013); 240 - 246
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 240 - 246
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 2 (2013); 240 - 246
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948085638889472