IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS ESPONTÂNEAS COM PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS EM ÁREA CULTIVADA COM jatropha Sp.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Filipe Fernandes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Almeida, Luciana dos Santos, Andrade, Leandro Oliveira, Queiroz, Messias Firmino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/714
Resumo: A vegetação espontânea é tratada por muitos como “daninhas” pelo fato de competirem com as plantas cultivadas por água, luz, nutrientes, entre outros. Partindo desse pressuposto foi realizado um levantamento de plantas espontâneas com potencial fitoterápico em áreas cultivadas com pinhão manso e pinhão bravo no município de Lagoa-Seca-PB. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, através do quadrado inventário para identificação in loco dessa vegetação. Foram identificadas em cada área coincidentemente um total de 7 espécies divididas em 4 famílias, sendo a mais representativa a família Asteraceae. As propriedades fitoterápicas das vegetações encontradas nas duas áreas foram para o tratamento de Anemia e doenças do sistema urinário, diabetes e hepatite, diurético, sistema digestivo, blenorragias, inflamações, bronquite asmática, doenças bronco-pulmonares, feridas e tuberculose. A correta identificação pode auxiliar no manejo correto dessa vegetação tendo em vista todos os benefícios causados por essas plantas, além de suas potencialidades medicinais e um melhor aproveitamento da agrobiodiversidade.
id GVAA-1_b06176194e1f8c510f17b1e0534e3467
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/714
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS ESPONTÂNEAS COM PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS EM ÁREA CULTIVADA COM jatropha Sp. A vegetação espontânea é tratada por muitos como “daninhas” pelo fato de competirem com as plantas cultivadas por água, luz, nutrientes, entre outros. Partindo desse pressuposto foi realizado um levantamento de plantas espontâneas com potencial fitoterápico em áreas cultivadas com pinhão manso e pinhão bravo no município de Lagoa-Seca-PB. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, através do quadrado inventário para identificação in loco dessa vegetação. Foram identificadas em cada área coincidentemente um total de 7 espécies divididas em 4 famílias, sendo a mais representativa a família Asteraceae. As propriedades fitoterápicas das vegetações encontradas nas duas áreas foram para o tratamento de Anemia e doenças do sistema urinário, diabetes e hepatite, diurético, sistema digestivo, blenorragias, inflamações, bronquite asmática, doenças bronco-pulmonares, feridas e tuberculose. A correta identificação pode auxiliar no manejo correto dessa vegetação tendo em vista todos os benefícios causados por essas plantas, além de suas potencialidades medicinais e um melhor aproveitamento da agrobiodiversidade.Editora Verde2012-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/714Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 4 (2011); 258 - 262Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 4 (2011); 258 - 262Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 4 (2011); 258 - 2621981-820310.18378/rvads.v6i4reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/714/942Sousa, Filipe FernandesAlmeida, Luciana dos SantosAndrade, Leandro OliveiraQueiroz, Messias Firminoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T13:16:09Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/714Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:11.106356Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS ESPONTÂNEAS COM PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS EM ÁREA CULTIVADA COM jatropha Sp.
title IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS ESPONTÂNEAS COM PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS EM ÁREA CULTIVADA COM jatropha Sp.
spellingShingle IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS ESPONTÂNEAS COM PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS EM ÁREA CULTIVADA COM jatropha Sp.
Sousa, Filipe Fernandes
title_short IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS ESPONTÂNEAS COM PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS EM ÁREA CULTIVADA COM jatropha Sp.
title_full IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS ESPONTÂNEAS COM PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS EM ÁREA CULTIVADA COM jatropha Sp.
title_fullStr IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS ESPONTÂNEAS COM PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS EM ÁREA CULTIVADA COM jatropha Sp.
title_full_unstemmed IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS ESPONTÂNEAS COM PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS EM ÁREA CULTIVADA COM jatropha Sp.
title_sort IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS ESPONTÂNEAS COM PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS EM ÁREA CULTIVADA COM jatropha Sp.
author Sousa, Filipe Fernandes
author_facet Sousa, Filipe Fernandes
Almeida, Luciana dos Santos
Andrade, Leandro Oliveira
Queiroz, Messias Firmino
author_role author
author2 Almeida, Luciana dos Santos
Andrade, Leandro Oliveira
Queiroz, Messias Firmino
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Filipe Fernandes
Almeida, Luciana dos Santos
Andrade, Leandro Oliveira
Queiroz, Messias Firmino
description A vegetação espontânea é tratada por muitos como “daninhas” pelo fato de competirem com as plantas cultivadas por água, luz, nutrientes, entre outros. Partindo desse pressuposto foi realizado um levantamento de plantas espontâneas com potencial fitoterápico em áreas cultivadas com pinhão manso e pinhão bravo no município de Lagoa-Seca-PB. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, através do quadrado inventário para identificação in loco dessa vegetação. Foram identificadas em cada área coincidentemente um total de 7 espécies divididas em 4 famílias, sendo a mais representativa a família Asteraceae. As propriedades fitoterápicas das vegetações encontradas nas duas áreas foram para o tratamento de Anemia e doenças do sistema urinário, diabetes e hepatite, diurético, sistema digestivo, blenorragias, inflamações, bronquite asmática, doenças bronco-pulmonares, feridas e tuberculose. A correta identificação pode auxiliar no manejo correto dessa vegetação tendo em vista todos os benefícios causados por essas plantas, além de suas potencialidades medicinais e um melhor aproveitamento da agrobiodiversidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/714
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/714/942
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 4 (2011); 258 - 262
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 4 (2011); 258 - 262
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 4 (2011); 258 - 262
1981-8203
10.18378/rvads.v6i4
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948084376403968