AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DIFERENTES TIPOS DE COBERTURA MORTA VEGETAL EM FEIJÃO-MUNGO VERDE (Vigna Radiata)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Carlos Eduardo Souza
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Liberalino Filho, João, Maia, Diego Azevedo, Macedo, Luciano Pacelli Medeiros, Cunha, Uemerson Silva da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/44
Resumo: Foi avaliado o efeito de diferentes tipos de cobertura morta sobre características do feijão-mungoverde (Vigna radiata), em um experimento instalado em campo na horta da UFERSA, de janeiro a abril de 2006. O clima local é Semi-Árido, seco e muito quente, com as estações seca (de junho a janeiro) e chuvosa (fevereiro a maio). O delineamento experimental utilizado foi de blocos completos casualizados com cinco tratamentos e quatro repetições. Foram utilizadas as coberturas mortas de palha de carnaúba, palha de coco, palha de milho, restos de capina e uma testemunha sem cobertura. As plantas que se apresentaram com maior altura aos 30 dias após o plantio foram as que receberam a cobertura de palha de coco. Com relação ao diâmetro do caule aos 30 dias, as palhas de carnaúba, coco e milho foram as que apresentaram plantas com maior diâmetro. O número de vagens por planta foi maior no tratamento com cobertura de palha de milho. Obteve-se melhor controle das plantas invasoras por parte das coberturas de palha de carnaúba e palha de coco.
id GVAA-1_b18d9ce1c67dee1c8111dd758004bc1e
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/44
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DIFERENTES TIPOS DE COBERTURA MORTA VEGETAL EM FEIJÃO-MUNGO VERDE (Vigna Radiata)Foi avaliado o efeito de diferentes tipos de cobertura morta sobre características do feijão-mungoverde (Vigna radiata), em um experimento instalado em campo na horta da UFERSA, de janeiro a abril de 2006. O clima local é Semi-Árido, seco e muito quente, com as estações seca (de junho a janeiro) e chuvosa (fevereiro a maio). O delineamento experimental utilizado foi de blocos completos casualizados com cinco tratamentos e quatro repetições. Foram utilizadas as coberturas mortas de palha de carnaúba, palha de coco, palha de milho, restos de capina e uma testemunha sem cobertura. As plantas que se apresentaram com maior altura aos 30 dias após o plantio foram as que receberam a cobertura de palha de coco. Com relação ao diâmetro do caule aos 30 dias, as palhas de carnaúba, coco e milho foram as que apresentaram plantas com maior diâmetro. O número de vagens por planta foi maior no tratamento com cobertura de palha de milho. Obteve-se melhor controle das plantas invasoras por parte das coberturas de palha de carnaúba e palha de coco.Editora Verde2007-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/44Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 2 No. 2 (2007); 47 - 51Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 2 Núm. 2 (2007); 47 - 51Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 2 n. 2 (2007); 47 - 511981-820310.18378/rvads.v2i2reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/44/44Bezerra, Carlos Eduardo SouzaLiberalino Filho, JoãoMaia, Diego AzevedoMacedo, Luciano Pacelli MedeirosCunha, Uemerson Silva dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-15T12:01:40Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/44Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:57:46.880587Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DIFERENTES TIPOS DE COBERTURA MORTA VEGETAL EM FEIJÃO-MUNGO VERDE (Vigna Radiata)
title AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DIFERENTES TIPOS DE COBERTURA MORTA VEGETAL EM FEIJÃO-MUNGO VERDE (Vigna Radiata)
spellingShingle AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DIFERENTES TIPOS DE COBERTURA MORTA VEGETAL EM FEIJÃO-MUNGO VERDE (Vigna Radiata)
Bezerra, Carlos Eduardo Souza
title_short AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DIFERENTES TIPOS DE COBERTURA MORTA VEGETAL EM FEIJÃO-MUNGO VERDE (Vigna Radiata)
title_full AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DIFERENTES TIPOS DE COBERTURA MORTA VEGETAL EM FEIJÃO-MUNGO VERDE (Vigna Radiata)
title_fullStr AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DIFERENTES TIPOS DE COBERTURA MORTA VEGETAL EM FEIJÃO-MUNGO VERDE (Vigna Radiata)
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DIFERENTES TIPOS DE COBERTURA MORTA VEGETAL EM FEIJÃO-MUNGO VERDE (Vigna Radiata)
title_sort AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DIFERENTES TIPOS DE COBERTURA MORTA VEGETAL EM FEIJÃO-MUNGO VERDE (Vigna Radiata)
author Bezerra, Carlos Eduardo Souza
author_facet Bezerra, Carlos Eduardo Souza
Liberalino Filho, João
Maia, Diego Azevedo
Macedo, Luciano Pacelli Medeiros
Cunha, Uemerson Silva da
author_role author
author2 Liberalino Filho, João
Maia, Diego Azevedo
Macedo, Luciano Pacelli Medeiros
Cunha, Uemerson Silva da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Carlos Eduardo Souza
Liberalino Filho, João
Maia, Diego Azevedo
Macedo, Luciano Pacelli Medeiros
Cunha, Uemerson Silva da
description Foi avaliado o efeito de diferentes tipos de cobertura morta sobre características do feijão-mungoverde (Vigna radiata), em um experimento instalado em campo na horta da UFERSA, de janeiro a abril de 2006. O clima local é Semi-Árido, seco e muito quente, com as estações seca (de junho a janeiro) e chuvosa (fevereiro a maio). O delineamento experimental utilizado foi de blocos completos casualizados com cinco tratamentos e quatro repetições. Foram utilizadas as coberturas mortas de palha de carnaúba, palha de coco, palha de milho, restos de capina e uma testemunha sem cobertura. As plantas que se apresentaram com maior altura aos 30 dias após o plantio foram as que receberam a cobertura de palha de coco. Com relação ao diâmetro do caule aos 30 dias, as palhas de carnaúba, coco e milho foram as que apresentaram plantas com maior diâmetro. O número de vagens por planta foi maior no tratamento com cobertura de palha de milho. Obteve-se melhor controle das plantas invasoras por parte das coberturas de palha de carnaúba e palha de coco.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/44
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/44/44
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 2 No. 2 (2007); 47 - 51
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 2 Núm. 2 (2007); 47 - 51
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 2 n. 2 (2007); 47 - 51
1981-8203
10.18378/rvads.v2i2
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948081951047680