Análise sensorial e desenvolvimento de embalagem para aguardente de algaroba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda, V. B.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lins, A. D. F., Mata, M. E. R. M. C., Duarte, M. E. M., Feitosa, R. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/3496
Resumo: Objetivou-se com esse estudo realizar análise sensorial da aguardente de algaroba, desenvolver uma embalagem para sua comercialização e verificar a preferência de embalagem pelo seu aspecto visual. De acordo com a análise sensorial através do teste afetivo com 30 voluntários, detectou-se que quanto ao sabor não houve diferença para os avaliadores e a embalagem de vidro teve uma maior aceitação quanto à preferência em razão de conservar melhor as qualidades organolépticas da bebida que a embalagem PET, sendo este, portanto, o melhor material para o acondicionamento da aguardente. Para o processo de criação da embalagem fez-se uma pesquisa de campo, geração de conceitos e posteriormente uma análise de preferência visual dos conceitos, sendo o conceito 1 o  escolhido para a embalagem da aguardente de algaroba , e a embalagem que confere maior requinte com formas arredondadas que remetem à vagem da algaroba, apresentou uma diferença de apenas 3,1% de preferência.Sensory analysis and packaging development for brandy mesquiteAbstract: The aim of this study perform sensory analysis of mesquite brandy, develop packaging for its commercialization and check the preferred packaging for its visual appearance. According to the sensory analysis through affective test with 30 volunteers , it was detected that in taste no difference to the evaluators, being that the glass packaging had a greater acceptance as the preferred due to better conserve the organoleptic qualities of the drink that PET packaging and this is the best material for the packaging of spirits. For the process of creating the package was made a field research, generating concepts and further preferably a visual analysis of the concepts, being the chosen concept for the packaging of mesquite brandy was the first concept , the packaging that gives greater refinement with rounded shapes that refer to mesquite pod , It showed a difference of only 3.1% preferably
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