Métodos de superação da dormência na emergência de Cuspidaria pulchra (Cham.) L.G.Lohmann (BIGNONIACEAE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gurgel, Eleneide Pinto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira, Francisco Fábio Mesquita, Silva, Mônica Danielle Sales da, Silva, Kathia Maria Barbosa e, Albuquerque, Cynthia Cavalcanti de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1233
Resumo: Cuspidaria pulchra (Cham.) L.G. Lohmann, conhecida popularmente como cipó da mata, é uma liana da família Bignoniaceae, que tem despertado interesse da comunidade científica pela presença do ácido ursólico em suas folhas e caules. Esse ácido possui atividades antiinflamatórias, hepatoprotetoras, analgésicas, cardiotônicas, sedativas, tônicas e tripanossomicidas. Apesar das características mencionadas pouco se sabe sobre a espécie, principalmente no que diz respeito a sua propagação. O objetivo deste trabalho foi avaliar a emergência de C. pulchra. O experimento foi realizado em DIC com 4 tratamentos: T1 (Controle); T2 (Sementes embebidas com água destilada por 20 min.); T3 (Sementes embebidas com água destilada por 40 minutos e com uma extremidade alada removida); T4 (Sementes embebidas com água destilada por 40 minutos e com toda extensão alada removida). Ao término de 30 dias foram avaliadas a percentagem de emergência (% de Emergência); Tempo médio de emergência (TME) e índice de velocidade de emergência (IVE). Os resultados mostram que não houve diferenças estatísticas quanto ao percentual de emergência. O tratamento T4 apresentou o menor TME; Quanto ao IVE, todos os tratamentos, exceto o controle, mostraram-se eficazes.
id GVAA-1_c4bd06dd1829b37e7177b3f016d2a5b2
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/1233
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Métodos de superação da dormência na emergência de Cuspidaria pulchra (Cham.) L.G.Lohmann (BIGNONIACEAE)Cuspidaria pulchra (Cham.) L.G. Lohmann, conhecida popularmente como cipó da mata, é uma liana da família Bignoniaceae, que tem despertado interesse da comunidade científica pela presença do ácido ursólico em suas folhas e caules. Esse ácido possui atividades antiinflamatórias, hepatoprotetoras, analgésicas, cardiotônicas, sedativas, tônicas e tripanossomicidas. Apesar das características mencionadas pouco se sabe sobre a espécie, principalmente no que diz respeito a sua propagação. O objetivo deste trabalho foi avaliar a emergência de C. pulchra. O experimento foi realizado em DIC com 4 tratamentos: T1 (Controle); T2 (Sementes embebidas com água destilada por 20 min.); T3 (Sementes embebidas com água destilada por 40 minutos e com uma extremidade alada removida); T4 (Sementes embebidas com água destilada por 40 minutos e com toda extensão alada removida). Ao término de 30 dias foram avaliadas a percentagem de emergência (% de Emergência); Tempo médio de emergência (TME) e índice de velocidade de emergência (IVE). Os resultados mostram que não houve diferenças estatísticas quanto ao percentual de emergência. O tratamento T4 apresentou o menor TME; Quanto ao IVE, todos os tratamentos, exceto o controle, mostraram-se eficazes.Editora Verde2013-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1233Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 3 (2013); 65 - 69Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 3 (2013); 65 - 69Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 3 (2013); 65 - 691981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1233/1733Gurgel, Eleneide PintoOliveira, Francisco Fábio MesquitaSilva, Mônica Danielle Sales daSilva, Kathia Maria Barbosa eAlbuquerque, Cynthia Cavalcanti deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T13:21:04Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/1233Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:20.732851Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Métodos de superação da dormência na emergência de Cuspidaria pulchra (Cham.) L.G.Lohmann (BIGNONIACEAE)
title Métodos de superação da dormência na emergência de Cuspidaria pulchra (Cham.) L.G.Lohmann (BIGNONIACEAE)
spellingShingle Métodos de superação da dormência na emergência de Cuspidaria pulchra (Cham.) L.G.Lohmann (BIGNONIACEAE)
Gurgel, Eleneide Pinto
title_short Métodos de superação da dormência na emergência de Cuspidaria pulchra (Cham.) L.G.Lohmann (BIGNONIACEAE)
title_full Métodos de superação da dormência na emergência de Cuspidaria pulchra (Cham.) L.G.Lohmann (BIGNONIACEAE)
title_fullStr Métodos de superação da dormência na emergência de Cuspidaria pulchra (Cham.) L.G.Lohmann (BIGNONIACEAE)
title_full_unstemmed Métodos de superação da dormência na emergência de Cuspidaria pulchra (Cham.) L.G.Lohmann (BIGNONIACEAE)
title_sort Métodos de superação da dormência na emergência de Cuspidaria pulchra (Cham.) L.G.Lohmann (BIGNONIACEAE)
author Gurgel, Eleneide Pinto
author_facet Gurgel, Eleneide Pinto
Oliveira, Francisco Fábio Mesquita
Silva, Mônica Danielle Sales da
Silva, Kathia Maria Barbosa e
Albuquerque, Cynthia Cavalcanti de
author_role author
author2 Oliveira, Francisco Fábio Mesquita
Silva, Mônica Danielle Sales da
Silva, Kathia Maria Barbosa e
Albuquerque, Cynthia Cavalcanti de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gurgel, Eleneide Pinto
Oliveira, Francisco Fábio Mesquita
Silva, Mônica Danielle Sales da
Silva, Kathia Maria Barbosa e
Albuquerque, Cynthia Cavalcanti de
description Cuspidaria pulchra (Cham.) L.G. Lohmann, conhecida popularmente como cipó da mata, é uma liana da família Bignoniaceae, que tem despertado interesse da comunidade científica pela presença do ácido ursólico em suas folhas e caules. Esse ácido possui atividades antiinflamatórias, hepatoprotetoras, analgésicas, cardiotônicas, sedativas, tônicas e tripanossomicidas. Apesar das características mencionadas pouco se sabe sobre a espécie, principalmente no que diz respeito a sua propagação. O objetivo deste trabalho foi avaliar a emergência de C. pulchra. O experimento foi realizado em DIC com 4 tratamentos: T1 (Controle); T2 (Sementes embebidas com água destilada por 20 min.); T3 (Sementes embebidas com água destilada por 40 minutos e com uma extremidade alada removida); T4 (Sementes embebidas com água destilada por 40 minutos e com toda extensão alada removida). Ao término de 30 dias foram avaliadas a percentagem de emergência (% de Emergência); Tempo médio de emergência (TME) e índice de velocidade de emergência (IVE). Os resultados mostram que não houve diferenças estatísticas quanto ao percentual de emergência. O tratamento T4 apresentou o menor TME; Quanto ao IVE, todos os tratamentos, exceto o controle, mostraram-se eficazes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1233
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1233/1733
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 3 (2013); 65 - 69
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 3 (2013); 65 - 69
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 3 (2013); 65 - 69
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948085246722048