BALANÇO DE CARBONO, AQUECIMENTO GLOBAL E RECUPERAÇÃO ÁREAS DEGRADADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro do Nascimento, Joab Josemar Vitor
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ribeiro Paula, Ranieri, Ferreira da Silva, Gerônimo, Pereira, Rodrigo Gomes, Braga Neto, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/555
Resumo: Atualmente, as mudanças climáticas globais são uma das maiores preocupações mundiais, comprovado pelo amplo reconhecimento governamental verificado nas Conferências do Rio, em 1992, e de Kyoto, em 1997, além das várias ações realizadas por parte do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática). Uma série de especialistas no ciclo global de C propuseram que o sequestro de C atmosférico como matéria orgânica do solo e como biomassa vegetal, é um meio desejável, viável e eficaz, através do qual a concentração de C na atmosfera pode ser reduzida. Uma abordagem para esse sequestro de carbono é a utilização de terras subutilizadas ou degradas, às quais apresentam alto potencial de sequestro, e a adoção de um manejo adequado nas terras sob, pois o agravamento do efeito estufa é causado principalmente pela degradação do solo, em funçãoda depleção no conteúdo de carbono orgânico e da remoção parcial ou total da biomassa vegetal. Estima-se que as áreas degradadas e desertificadas no mundo somem mais de 4800 Mha; supondo-se uma recuperação de 50% dessas áreas, num período de 50, o total de C ressequestrado seria de 12 a 28 Pg somente no solo. Considerando-se o C estocado na fitomassa, esse valor pode atingir até 140 Pg, que corresponde a mais de 20% do máximo estimado em emissões de carbono no mesmo período. Assim, a recuperação das áreas degradadas do mundo é uma alternativa para a diminuição dos riscos do aquecimento global.  
id GVAA-1_cd56f0812e817adc0b5d53ec37fd856a
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/555
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling BALANÇO DE CARBONO, AQUECIMENTO GLOBAL E RECUPERAÇÃO ÁREAS DEGRADADASAtualmente, as mudanças climáticas globais são uma das maiores preocupações mundiais, comprovado pelo amplo reconhecimento governamental verificado nas Conferências do Rio, em 1992, e de Kyoto, em 1997, além das várias ações realizadas por parte do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática). Uma série de especialistas no ciclo global de C propuseram que o sequestro de C atmosférico como matéria orgânica do solo e como biomassa vegetal, é um meio desejável, viável e eficaz, através do qual a concentração de C na atmosfera pode ser reduzida. Uma abordagem para esse sequestro de carbono é a utilização de terras subutilizadas ou degradas, às quais apresentam alto potencial de sequestro, e a adoção de um manejo adequado nas terras sob, pois o agravamento do efeito estufa é causado principalmente pela degradação do solo, em funçãoda depleção no conteúdo de carbono orgânico e da remoção parcial ou total da biomassa vegetal. Estima-se que as áreas degradadas e desertificadas no mundo somem mais de 4800 Mha; supondo-se uma recuperação de 50% dessas áreas, num período de 50, o total de C ressequestrado seria de 12 a 28 Pg somente no solo. Considerando-se o C estocado na fitomassa, esse valor pode atingir até 140 Pg, que corresponde a mais de 20% do máximo estimado em emissões de carbono no mesmo período. Assim, a recuperação das áreas degradadas do mundo é uma alternativa para a diminuição dos riscos do aquecimento global.  Editora Verde2011-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/555Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 2 (2011); 14 - 29Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 2 (2011); 14 - 29Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 2 (2011); 14 - 291981-820310.18378/rvads.v6i2reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/555/602Ribeiro do Nascimento, Joab Josemar VitorRibeiro Paula, RanieriFerreira da Silva, GerônimoPereira, Rodrigo GomesBraga Neto, Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T13:18:02Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/555Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:06.988577Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv BALANÇO DE CARBONO, AQUECIMENTO GLOBAL E RECUPERAÇÃO ÁREAS DEGRADADAS
title BALANÇO DE CARBONO, AQUECIMENTO GLOBAL E RECUPERAÇÃO ÁREAS DEGRADADAS
spellingShingle BALANÇO DE CARBONO, AQUECIMENTO GLOBAL E RECUPERAÇÃO ÁREAS DEGRADADAS
Ribeiro do Nascimento, Joab Josemar Vitor
title_short BALANÇO DE CARBONO, AQUECIMENTO GLOBAL E RECUPERAÇÃO ÁREAS DEGRADADAS
title_full BALANÇO DE CARBONO, AQUECIMENTO GLOBAL E RECUPERAÇÃO ÁREAS DEGRADADAS
title_fullStr BALANÇO DE CARBONO, AQUECIMENTO GLOBAL E RECUPERAÇÃO ÁREAS DEGRADADAS
title_full_unstemmed BALANÇO DE CARBONO, AQUECIMENTO GLOBAL E RECUPERAÇÃO ÁREAS DEGRADADAS
title_sort BALANÇO DE CARBONO, AQUECIMENTO GLOBAL E RECUPERAÇÃO ÁREAS DEGRADADAS
author Ribeiro do Nascimento, Joab Josemar Vitor
author_facet Ribeiro do Nascimento, Joab Josemar Vitor
Ribeiro Paula, Ranieri
Ferreira da Silva, Gerônimo
Pereira, Rodrigo Gomes
Braga Neto, Francisco
author_role author
author2 Ribeiro Paula, Ranieri
Ferreira da Silva, Gerônimo
Pereira, Rodrigo Gomes
Braga Neto, Francisco
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro do Nascimento, Joab Josemar Vitor
Ribeiro Paula, Ranieri
Ferreira da Silva, Gerônimo
Pereira, Rodrigo Gomes
Braga Neto, Francisco
description Atualmente, as mudanças climáticas globais são uma das maiores preocupações mundiais, comprovado pelo amplo reconhecimento governamental verificado nas Conferências do Rio, em 1992, e de Kyoto, em 1997, além das várias ações realizadas por parte do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática). Uma série de especialistas no ciclo global de C propuseram que o sequestro de C atmosférico como matéria orgânica do solo e como biomassa vegetal, é um meio desejável, viável e eficaz, através do qual a concentração de C na atmosfera pode ser reduzida. Uma abordagem para esse sequestro de carbono é a utilização de terras subutilizadas ou degradas, às quais apresentam alto potencial de sequestro, e a adoção de um manejo adequado nas terras sob, pois o agravamento do efeito estufa é causado principalmente pela degradação do solo, em funçãoda depleção no conteúdo de carbono orgânico e da remoção parcial ou total da biomassa vegetal. Estima-se que as áreas degradadas e desertificadas no mundo somem mais de 4800 Mha; supondo-se uma recuperação de 50% dessas áreas, num período de 50, o total de C ressequestrado seria de 12 a 28 Pg somente no solo. Considerando-se o C estocado na fitomassa, esse valor pode atingir até 140 Pg, que corresponde a mais de 20% do máximo estimado em emissões de carbono no mesmo período. Assim, a recuperação das áreas degradadas do mundo é uma alternativa para a diminuição dos riscos do aquecimento global.  
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/555
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/555/602
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 2 (2011); 14 - 29
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 2 (2011); 14 - 29
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 2 (2011); 14 - 29
1981-8203
10.18378/rvads.v6i2
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948083896156160