EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE BIOSSÓLIDO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLANTAS DE GIRASSOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elisângela Aparecida da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva Tosta, Mauro da, Mendonça, Vander, Conceição de Oliveira, Alessandra, Menegazzo, Miguel Lara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/637
Resumo: Objetivou-se neste trabalho avaliar a germinação de sementes e o desenvolvimento de plantas de cultivares de girassol utilizando substratos com a adição de biossólido. O experimento foi instalado em viveiro telado, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Cassilândia. Foram utilizadas cinco misturas alternativas de substratos: areia lavada + biossólido (2:1 v:v), esterco bovino + biossólido (2:1), Plantmax® + biossólido (2:1), areia lavada + Plantmax® (2:1) e esterco bovino + Plantmax® (2:1); e três cultivares de girassol: Charrua, Aguará II e Aguará III. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 5 x 3, com quatro repetições e 16 sementes/plantas por parcela. Avaliaram-se as características: porcentagem de germinação, índice de velocidade de emergência (IVE), altura de planta, comprimento de raiz e massa seca de planta. Os maiores valores para índice de velocidade de emergência e massa seca de planta foram obtidos no substrato composto por esterco bovino + biossólido. Para todas as variáveis, o substrato composto por areia + biossólido foi o que apresentou os resultados mais desfavoráveis. Entre as cultivares estudadas, a Charrua foi a que apresentou maior IVE e, as variedades Charrua e Aguará II as que tiveram maior altura de planta na época de avaliação do estudo.
id GVAA-1_db466e8acfdf17772cf6045ef2cefb21
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/637
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE BIOSSÓLIDO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLANTAS DE GIRASSOLObjetivou-se neste trabalho avaliar a germinação de sementes e o desenvolvimento de plantas de cultivares de girassol utilizando substratos com a adição de biossólido. O experimento foi instalado em viveiro telado, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Cassilândia. Foram utilizadas cinco misturas alternativas de substratos: areia lavada + biossólido (2:1 v:v), esterco bovino + biossólido (2:1), Plantmax® + biossólido (2:1), areia lavada + Plantmax® (2:1) e esterco bovino + Plantmax® (2:1); e três cultivares de girassol: Charrua, Aguará II e Aguará III. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 5 x 3, com quatro repetições e 16 sementes/plantas por parcela. Avaliaram-se as características: porcentagem de germinação, índice de velocidade de emergência (IVE), altura de planta, comprimento de raiz e massa seca de planta. Os maiores valores para índice de velocidade de emergência e massa seca de planta foram obtidos no substrato composto por esterco bovino + biossólido. Para todas as variáveis, o substrato composto por areia + biossólido foi o que apresentou os resultados mais desfavoráveis. Entre as cultivares estudadas, a Charrua foi a que apresentou maior IVE e, as variedades Charrua e Aguará II as que tiveram maior altura de planta na época de avaliação do estudo.Editora Verde2011-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/637Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 2 (2011); 112 - 119Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 2 (2011); 112 - 119Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 2 (2011); 112 - 1191981-820310.18378/rvads.v6i2reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/637/601Silva, Elisângela Aparecida daSilva Tosta, Mauro daMendonça, VanderConceição de Oliveira, AlessandraMenegazzo, Miguel Larainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T13:17:51Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/637Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:09.252138Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE BIOSSÓLIDO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLANTAS DE GIRASSOL
title EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE BIOSSÓLIDO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLANTAS DE GIRASSOL
spellingShingle EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE BIOSSÓLIDO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLANTAS DE GIRASSOL
Silva, Elisângela Aparecida da
title_short EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE BIOSSÓLIDO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLANTAS DE GIRASSOL
title_full EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE BIOSSÓLIDO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLANTAS DE GIRASSOL
title_fullStr EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE BIOSSÓLIDO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLANTAS DE GIRASSOL
title_full_unstemmed EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE BIOSSÓLIDO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLANTAS DE GIRASSOL
title_sort EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE BIOSSÓLIDO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE PLANTAS DE GIRASSOL
author Silva, Elisângela Aparecida da
author_facet Silva, Elisângela Aparecida da
Silva Tosta, Mauro da
Mendonça, Vander
Conceição de Oliveira, Alessandra
Menegazzo, Miguel Lara
author_role author
author2 Silva Tosta, Mauro da
Mendonça, Vander
Conceição de Oliveira, Alessandra
Menegazzo, Miguel Lara
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elisângela Aparecida da
Silva Tosta, Mauro da
Mendonça, Vander
Conceição de Oliveira, Alessandra
Menegazzo, Miguel Lara
description Objetivou-se neste trabalho avaliar a germinação de sementes e o desenvolvimento de plantas de cultivares de girassol utilizando substratos com a adição de biossólido. O experimento foi instalado em viveiro telado, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Cassilândia. Foram utilizadas cinco misturas alternativas de substratos: areia lavada + biossólido (2:1 v:v), esterco bovino + biossólido (2:1), Plantmax® + biossólido (2:1), areia lavada + Plantmax® (2:1) e esterco bovino + Plantmax® (2:1); e três cultivares de girassol: Charrua, Aguará II e Aguará III. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 5 x 3, com quatro repetições e 16 sementes/plantas por parcela. Avaliaram-se as características: porcentagem de germinação, índice de velocidade de emergência (IVE), altura de planta, comprimento de raiz e massa seca de planta. Os maiores valores para índice de velocidade de emergência e massa seca de planta foram obtidos no substrato composto por esterco bovino + biossólido. Para todas as variáveis, o substrato composto por areia + biossólido foi o que apresentou os resultados mais desfavoráveis. Entre as cultivares estudadas, a Charrua foi a que apresentou maior IVE e, as variedades Charrua e Aguará II as que tiveram maior altura de planta na época de avaliação do estudo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/637
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/637/601
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 2 (2011); 112 - 119
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 2 (2011); 112 - 119
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 2 (2011); 112 - 119
1981-8203
10.18378/rvads.v6i2
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948084309295104