Temperatura do ar no interior e exterior de ambientes protegidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gertrudes Macario de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Leitão, Mário de Miranda Vilas Boas Ramos, Rocha, Ruy de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1246
Resumo: Comparou-se a temperatura do ar observada em diferentes ambientes cobertos com telas: termo refletora, sombreamento branca, sombreamento preta e cromatinete difusor com aquela observada a campo aberto. O experimento foi conduzido no campo experimental do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia, no município de Juazeiro, no período de 06 de agosto a 02 de dezembro de 2006. Para cada ambiente foi montada uma estrutura tipo “Sombreiro”, com 10 m de largura, 24 m de comprimento e pé direito de 3 m e coberta com as diferentes telas. No centro de cada ambiente foram efetuadas medidas de temperatura a 1,5 m da superfície, bem como, na estação meteorológica automática situada a 40 m. Sob cada ambiente, bem como a campo aberto foi cultivado o tomateiro. Durante o período estudado, todos os ambientes apresentaram temperatura máxima superior ao ambiente externo e a maior diferença, foi observada sob a tela de sombreamento branca, 1,6ºC; todos os ambientes apresentaram temperatura mínima um pouco inferior à observada no cultivo a campo aberto; a maior transmitância da radiação solar global através da tela de sombreamento branca foi determinante para temperaturas mais elevadas nesse ambiente. 
id GVAA-1_df73e6e2d46d3d2621d73792c7858b74
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/1246
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Temperatura do ar no interior e exterior de ambientes protegidosComparou-se a temperatura do ar observada em diferentes ambientes cobertos com telas: termo refletora, sombreamento branca, sombreamento preta e cromatinete difusor com aquela observada a campo aberto. O experimento foi conduzido no campo experimental do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia, no município de Juazeiro, no período de 06 de agosto a 02 de dezembro de 2006. Para cada ambiente foi montada uma estrutura tipo “Sombreiro”, com 10 m de largura, 24 m de comprimento e pé direito de 3 m e coberta com as diferentes telas. No centro de cada ambiente foram efetuadas medidas de temperatura a 1,5 m da superfície, bem como, na estação meteorológica automática situada a 40 m. Sob cada ambiente, bem como a campo aberto foi cultivado o tomateiro. Durante o período estudado, todos os ambientes apresentaram temperatura máxima superior ao ambiente externo e a maior diferença, foi observada sob a tela de sombreamento branca, 1,6ºC; todos os ambientes apresentaram temperatura mínima um pouco inferior à observada no cultivo a campo aberto; a maior transmitância da radiação solar global através da tela de sombreamento branca foi determinante para temperaturas mais elevadas nesse ambiente.  Editora Verde2012-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1246Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 7 No. 2 (2012); 250 - 257Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 7 Núm. 2 (2012); 250 - 257Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 7 n. 2 (2012); 250 - 2571981-820310.18378/rvads.v7i2reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1246/1260Oliveira, Gertrudes Macario deLeitão, Mário de Miranda Vilas Boas RamosRocha, Ruy de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T13:14:50Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/1246Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:21.040745Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Temperatura do ar no interior e exterior de ambientes protegidos
title Temperatura do ar no interior e exterior de ambientes protegidos
spellingShingle Temperatura do ar no interior e exterior de ambientes protegidos
Oliveira, Gertrudes Macario de
title_short Temperatura do ar no interior e exterior de ambientes protegidos
title_full Temperatura do ar no interior e exterior de ambientes protegidos
title_fullStr Temperatura do ar no interior e exterior de ambientes protegidos
title_full_unstemmed Temperatura do ar no interior e exterior de ambientes protegidos
title_sort Temperatura do ar no interior e exterior de ambientes protegidos
author Oliveira, Gertrudes Macario de
author_facet Oliveira, Gertrudes Macario de
Leitão, Mário de Miranda Vilas Boas Ramos
Rocha, Ruy de Carvalho
author_role author
author2 Leitão, Mário de Miranda Vilas Boas Ramos
Rocha, Ruy de Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gertrudes Macario de
Leitão, Mário de Miranda Vilas Boas Ramos
Rocha, Ruy de Carvalho
description Comparou-se a temperatura do ar observada em diferentes ambientes cobertos com telas: termo refletora, sombreamento branca, sombreamento preta e cromatinete difusor com aquela observada a campo aberto. O experimento foi conduzido no campo experimental do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia, no município de Juazeiro, no período de 06 de agosto a 02 de dezembro de 2006. Para cada ambiente foi montada uma estrutura tipo “Sombreiro”, com 10 m de largura, 24 m de comprimento e pé direito de 3 m e coberta com as diferentes telas. No centro de cada ambiente foram efetuadas medidas de temperatura a 1,5 m da superfície, bem como, na estação meteorológica automática situada a 40 m. Sob cada ambiente, bem como a campo aberto foi cultivado o tomateiro. Durante o período estudado, todos os ambientes apresentaram temperatura máxima superior ao ambiente externo e a maior diferença, foi observada sob a tela de sombreamento branca, 1,6ºC; todos os ambientes apresentaram temperatura mínima um pouco inferior à observada no cultivo a campo aberto; a maior transmitância da radiação solar global através da tela de sombreamento branca foi determinante para temperaturas mais elevadas nesse ambiente. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1246
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1246/1260
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 7 No. 2 (2012); 250 - 257
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 7 Núm. 2 (2012); 250 - 257
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 7 n. 2 (2012); 250 - 257
1981-8203
10.18378/rvads.v7i2
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948085256159232