Adição de gesso agrícola e cinza de madeira ao substrato no desenvolvimento de mudas de maracujazeiro (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cícero José da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Cesar Antônio da, Golinski, Janete, Freitas, Carlos Alessandro de, Castro, Yuri de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1362
Resumo: O objetivo do trabalho foi avaliar o desenvolvimento de mudas de maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg) em função de proporções de gesso (0%; 1,6%; 3,2%; 4,8% e 6,4%) com base em volume e adubação com cinza de madeira (ausência e presença) misturadas ao substrato Bioplant®. Constituiu-se assim um esquema fatorial 5x2, em delineamento inteiramente ao acaso, com três repetições e quatro plantas por parcela. O experimento foi conduzido de janeiro a março de 2009, em viveiro com cobertura e laterais de sombrite preto (50% da luminosidade natural), situado na Fazenda Japão, município de Orizona, Goiás. Como recipiente foram utilizados sacos de polietileno de 15 x 25 cm, onde colocou-se duas sementes por recipiente, a 1,0 cm de profundidade. As irrigações foram realizadas diariamente, no período da tarde. O desbaste das plântulas foi efetuado quando as mesmas apresentavam um par de folhas, deixando no recipiente a planta mais vigorosa. Aos 40 dias após a semeadura, avaliou-se a altura de muda diâmetro de caule, número de folhas e comprimento da raiz principal. O gesso agrícola proporcionou melhor desenvolvimento inicial das mudas de maracujazeiro. A adição de cinzas de madeira no substrato comercial, juntamente com o gesso, não favoreceu o desenvolvimento das mudas.
id GVAA-1_f1d3297d24c1d3e41804567f6c93c33f
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/1362
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Adição de gesso agrícola e cinza de madeira ao substrato no desenvolvimento de mudas de maracujazeiro (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.)O objetivo do trabalho foi avaliar o desenvolvimento de mudas de maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg) em função de proporções de gesso (0%; 1,6%; 3,2%; 4,8% e 6,4%) com base em volume e adubação com cinza de madeira (ausência e presença) misturadas ao substrato Bioplant®. Constituiu-se assim um esquema fatorial 5x2, em delineamento inteiramente ao acaso, com três repetições e quatro plantas por parcela. O experimento foi conduzido de janeiro a março de 2009, em viveiro com cobertura e laterais de sombrite preto (50% da luminosidade natural), situado na Fazenda Japão, município de Orizona, Goiás. Como recipiente foram utilizados sacos de polietileno de 15 x 25 cm, onde colocou-se duas sementes por recipiente, a 1,0 cm de profundidade. As irrigações foram realizadas diariamente, no período da tarde. O desbaste das plântulas foi efetuado quando as mesmas apresentavam um par de folhas, deixando no recipiente a planta mais vigorosa. Aos 40 dias após a semeadura, avaliou-se a altura de muda diâmetro de caule, número de folhas e comprimento da raiz principal. O gesso agrícola proporcionou melhor desenvolvimento inicial das mudas de maracujazeiro. A adição de cinzas de madeira no substrato comercial, juntamente com o gesso, não favoreceu o desenvolvimento das mudas.Editora Verde2013-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1362Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 2 (2013); 72 – 76Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 72 – 76Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 2 (2013); 72 – 761981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1362/1678https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1362/8355Silva, Cícero José daSilva, Cesar Antônio daGolinski, JaneteFreitas, Carlos Alessandro deCastro, Yuri de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T13:21:01Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/1362Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:24.801794Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Adição de gesso agrícola e cinza de madeira ao substrato no desenvolvimento de mudas de maracujazeiro (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.)
title Adição de gesso agrícola e cinza de madeira ao substrato no desenvolvimento de mudas de maracujazeiro (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.)
spellingShingle Adição de gesso agrícola e cinza de madeira ao substrato no desenvolvimento de mudas de maracujazeiro (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.)
Silva, Cícero José da
title_short Adição de gesso agrícola e cinza de madeira ao substrato no desenvolvimento de mudas de maracujazeiro (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.)
title_full Adição de gesso agrícola e cinza de madeira ao substrato no desenvolvimento de mudas de maracujazeiro (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.)
title_fullStr Adição de gesso agrícola e cinza de madeira ao substrato no desenvolvimento de mudas de maracujazeiro (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.)
title_full_unstemmed Adição de gesso agrícola e cinza de madeira ao substrato no desenvolvimento de mudas de maracujazeiro (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.)
title_sort Adição de gesso agrícola e cinza de madeira ao substrato no desenvolvimento de mudas de maracujazeiro (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg.)
author Silva, Cícero José da
author_facet Silva, Cícero José da
Silva, Cesar Antônio da
Golinski, Janete
Freitas, Carlos Alessandro de
Castro, Yuri de Oliveira
author_role author
author2 Silva, Cesar Antônio da
Golinski, Janete
Freitas, Carlos Alessandro de
Castro, Yuri de Oliveira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cícero José da
Silva, Cesar Antônio da
Golinski, Janete
Freitas, Carlos Alessandro de
Castro, Yuri de Oliveira
description O objetivo do trabalho foi avaliar o desenvolvimento de mudas de maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg) em função de proporções de gesso (0%; 1,6%; 3,2%; 4,8% e 6,4%) com base em volume e adubação com cinza de madeira (ausência e presença) misturadas ao substrato Bioplant®. Constituiu-se assim um esquema fatorial 5x2, em delineamento inteiramente ao acaso, com três repetições e quatro plantas por parcela. O experimento foi conduzido de janeiro a março de 2009, em viveiro com cobertura e laterais de sombrite preto (50% da luminosidade natural), situado na Fazenda Japão, município de Orizona, Goiás. Como recipiente foram utilizados sacos de polietileno de 15 x 25 cm, onde colocou-se duas sementes por recipiente, a 1,0 cm de profundidade. As irrigações foram realizadas diariamente, no período da tarde. O desbaste das plântulas foi efetuado quando as mesmas apresentavam um par de folhas, deixando no recipiente a planta mais vigorosa. Aos 40 dias após a semeadura, avaliou-se a altura de muda diâmetro de caule, número de folhas e comprimento da raiz principal. O gesso agrícola proporcionou melhor desenvolvimento inicial das mudas de maracujazeiro. A adição de cinzas de madeira no substrato comercial, juntamente com o gesso, não favoreceu o desenvolvimento das mudas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1362
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1362/1678
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1362/8355
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 2 (2013); 72 – 76
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 72 – 76
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 2 (2013); 72 – 76
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948085644132352