MODERNIZAÇÃO DO CERRADO BRASILEIRO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: REVENDO A HISTÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittar, Ingrid Mara Bicalho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/535
Resumo: O patrimônio natural do Brasil é reconhecido como o maior do planeta, expresso por grande extensão territorial, diversidade e endemismo das espécies biológicas, diversidade do patrimônio genético, além da variedade ecossistêmica encontrada nos biomas, ecorregiões e biorregiões. Todavia esse patrimônio natural está ameaçado pela antropogênese (ocupação humana), processo este que tem acontecido de forma descontrolada, sem planejamento, desconsiderando as possíveis conseqüências desse processo para o meio ambiente. O processo de ocupação do Cerrado tem causado grandes alterações dentro desse bioma e na busca pela compreensão do processo de ocupação é necessária uma noção geral das principais características ambientais do Cerrado. O estudo do processo de ocupação do solo apresenta grande importância para a compreensão da dinâmica ambiental das áreas. Nesse sentido, este estudo, pode contribuir apresentando ações que visem uma melhor conservação ambiental da área e também um melhor aproveitamento das potencialidades, causando o menor impacto possível ao meio ambiente e propondo um plano de gestão para o Cerrado.
id GVAA-1_f94d47e71cee21c03c3ebd2887ae95bc
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/535
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling MODERNIZAÇÃO DO CERRADO BRASILEIRO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: REVENDO A HISTÓRIAO patrimônio natural do Brasil é reconhecido como o maior do planeta, expresso por grande extensão territorial, diversidade e endemismo das espécies biológicas, diversidade do patrimônio genético, além da variedade ecossistêmica encontrada nos biomas, ecorregiões e biorregiões. Todavia esse patrimônio natural está ameaçado pela antropogênese (ocupação humana), processo este que tem acontecido de forma descontrolada, sem planejamento, desconsiderando as possíveis conseqüências desse processo para o meio ambiente. O processo de ocupação do Cerrado tem causado grandes alterações dentro desse bioma e na busca pela compreensão do processo de ocupação é necessária uma noção geral das principais características ambientais do Cerrado. O estudo do processo de ocupação do solo apresenta grande importância para a compreensão da dinâmica ambiental das áreas. Nesse sentido, este estudo, pode contribuir apresentando ações que visem uma melhor conservação ambiental da área e também um melhor aproveitamento das potencialidades, causando o menor impacto possível ao meio ambiente e propondo um plano de gestão para o Cerrado.Editora Verde2011-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/535Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 1 (2011); 26 - 38Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 1 (2011); 26 - 38Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 1 (2011); 26 - 381981-820310.18378/rvads.v6i1reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/535/578Bittar, Ingrid Mara Bicalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T13:18:03Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/535Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:06.318982Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv MODERNIZAÇÃO DO CERRADO BRASILEIRO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: REVENDO A HISTÓRIA
title MODERNIZAÇÃO DO CERRADO BRASILEIRO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: REVENDO A HISTÓRIA
spellingShingle MODERNIZAÇÃO DO CERRADO BRASILEIRO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: REVENDO A HISTÓRIA
Bittar, Ingrid Mara Bicalho
title_short MODERNIZAÇÃO DO CERRADO BRASILEIRO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: REVENDO A HISTÓRIA
title_full MODERNIZAÇÃO DO CERRADO BRASILEIRO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: REVENDO A HISTÓRIA
title_fullStr MODERNIZAÇÃO DO CERRADO BRASILEIRO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: REVENDO A HISTÓRIA
title_full_unstemmed MODERNIZAÇÃO DO CERRADO BRASILEIRO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: REVENDO A HISTÓRIA
title_sort MODERNIZAÇÃO DO CERRADO BRASILEIRO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: REVENDO A HISTÓRIA
author Bittar, Ingrid Mara Bicalho
author_facet Bittar, Ingrid Mara Bicalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittar, Ingrid Mara Bicalho
description O patrimônio natural do Brasil é reconhecido como o maior do planeta, expresso por grande extensão territorial, diversidade e endemismo das espécies biológicas, diversidade do patrimônio genético, além da variedade ecossistêmica encontrada nos biomas, ecorregiões e biorregiões. Todavia esse patrimônio natural está ameaçado pela antropogênese (ocupação humana), processo este que tem acontecido de forma descontrolada, sem planejamento, desconsiderando as possíveis conseqüências desse processo para o meio ambiente. O processo de ocupação do Cerrado tem causado grandes alterações dentro desse bioma e na busca pela compreensão do processo de ocupação é necessária uma noção geral das principais características ambientais do Cerrado. O estudo do processo de ocupação do solo apresenta grande importância para a compreensão da dinâmica ambiental das áreas. Nesse sentido, este estudo, pode contribuir apresentando ações que visem uma melhor conservação ambiental da área e também um melhor aproveitamento das potencialidades, causando o menor impacto possível ao meio ambiente e propondo um plano de gestão para o Cerrado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/535
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/535/578
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 1 (2011); 26 - 38
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 1 (2011); 26 - 38
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 1 (2011); 26 - 38
1981-8203
10.18378/rvads.v6i1
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948083875184640