Crescimento inicial de mudas de pinheira e goiabeira em solo salino-sódico com corretivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Medeiros, Jordânia Xavier
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Girlânio Holanda, Santos, Rivaldo Vital
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2219
Resumo: Objetivou-se avaliar o efeito do gesso agrícola sobre os atributos químicos de um solo salino-sódico e o crescimento de mudas de goiabeira e pinheira. O trabalho foi realizado em casa de vegetação da UFCG/CSTR em Patos, PB. Amostras de um solo salino-sódico foram obtidas do Perímetro Irrigado de São Gonçalo. O experimento constitui-se de um tipo de solo, duas espécies, três doses de gesso agrícola (00, 100 e 200% da NG) e 4 repetições. As parcelas foram distribuídas em DIC. As sementes de pinha e goiaba foram semeadas em tubetes e após 30, as mudas foram transplantadas segundo padronização do diâmetro do coleto, número de folhas, altura e transferidas para os solos salinizados, observando o crescimento através de medições semanais da altura das plantas por um período de 104 dias. Houve redução significativa nos teores de sódio no solo com o aumento do nível de gesso aplicado, o mesmo ocorrendo para o pH e melhoria nas propriedades químicas do solo. As mudas apresentaram redução na altura, número de folhas, na massa seca da parte aérea e da raiz com a aplicação do corretivo. A aplicação de gesso em solos salino-sódico para cultivo de goiaba e pinha não apresentou resultados satisfatórios.
id GVAA-1_fccab5388570813bc3b1da45dc66c936
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2219
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Crescimento inicial de mudas de pinheira e goiabeira em solo salino-sódico com corretivosObjetivou-se avaliar o efeito do gesso agrícola sobre os atributos químicos de um solo salino-sódico e o crescimento de mudas de goiabeira e pinheira. O trabalho foi realizado em casa de vegetação da UFCG/CSTR em Patos, PB. Amostras de um solo salino-sódico foram obtidas do Perímetro Irrigado de São Gonçalo. O experimento constitui-se de um tipo de solo, duas espécies, três doses de gesso agrícola (00, 100 e 200% da NG) e 4 repetições. As parcelas foram distribuídas em DIC. As sementes de pinha e goiaba foram semeadas em tubetes e após 30, as mudas foram transplantadas segundo padronização do diâmetro do coleto, número de folhas, altura e transferidas para os solos salinizados, observando o crescimento através de medições semanais da altura das plantas por um período de 104 dias. Houve redução significativa nos teores de sódio no solo com o aumento do nível de gesso aplicado, o mesmo ocorrendo para o pH e melhoria nas propriedades químicas do solo. As mudas apresentaram redução na altura, número de folhas, na massa seca da parte aérea e da raiz com a aplicação do corretivo. A aplicação de gesso em solos salino-sódico para cultivo de goiaba e pinha não apresentou resultados satisfatórios.Editora Verde2014-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2219Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 2 (2014); 59 - 65Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 59 - 65Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 2 (2014); 59 - 651981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2219/2166de Medeiros, Jordânia XavierSilva, Girlânio HolandaSantos, Rivaldo Vitalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T13:19:02Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2219Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:39.260064Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Crescimento inicial de mudas de pinheira e goiabeira em solo salino-sódico com corretivos
title Crescimento inicial de mudas de pinheira e goiabeira em solo salino-sódico com corretivos
spellingShingle Crescimento inicial de mudas de pinheira e goiabeira em solo salino-sódico com corretivos
de Medeiros, Jordânia Xavier
title_short Crescimento inicial de mudas de pinheira e goiabeira em solo salino-sódico com corretivos
title_full Crescimento inicial de mudas de pinheira e goiabeira em solo salino-sódico com corretivos
title_fullStr Crescimento inicial de mudas de pinheira e goiabeira em solo salino-sódico com corretivos
title_full_unstemmed Crescimento inicial de mudas de pinheira e goiabeira em solo salino-sódico com corretivos
title_sort Crescimento inicial de mudas de pinheira e goiabeira em solo salino-sódico com corretivos
author de Medeiros, Jordânia Xavier
author_facet de Medeiros, Jordânia Xavier
Silva, Girlânio Holanda
Santos, Rivaldo Vital
author_role author
author2 Silva, Girlânio Holanda
Santos, Rivaldo Vital
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Medeiros, Jordânia Xavier
Silva, Girlânio Holanda
Santos, Rivaldo Vital
description Objetivou-se avaliar o efeito do gesso agrícola sobre os atributos químicos de um solo salino-sódico e o crescimento de mudas de goiabeira e pinheira. O trabalho foi realizado em casa de vegetação da UFCG/CSTR em Patos, PB. Amostras de um solo salino-sódico foram obtidas do Perímetro Irrigado de São Gonçalo. O experimento constitui-se de um tipo de solo, duas espécies, três doses de gesso agrícola (00, 100 e 200% da NG) e 4 repetições. As parcelas foram distribuídas em DIC. As sementes de pinha e goiaba foram semeadas em tubetes e após 30, as mudas foram transplantadas segundo padronização do diâmetro do coleto, número de folhas, altura e transferidas para os solos salinizados, observando o crescimento através de medições semanais da altura das plantas por um período de 104 dias. Houve redução significativa nos teores de sódio no solo com o aumento do nível de gesso aplicado, o mesmo ocorrendo para o pH e melhoria nas propriedades químicas do solo. As mudas apresentaram redução na altura, número de folhas, na massa seca da parte aérea e da raiz com a aplicação do corretivo. A aplicação de gesso em solos salino-sódico para cultivo de goiaba e pinha não apresentou resultados satisfatórios.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2219
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2219/2166
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 2 (2014); 59 - 65
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 59 - 65
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 2 (2014); 59 - 65
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948081887084544