Arco de Maguerez: A gamificação como ferramenta educativa no cuidado ao pé diabético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Juan Felipe Soares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Veloso, Danyelle Lorrane Carneiro, Oliveira, Simone Luzia Fidélis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7631
Resumo: : O pé neuropático e/ou isquêmico é uma das complicações da Diabetes Mellitus podendo gerar uma úlcera do pé diabético responsável pela maioria das amputações não traumáticas de membros inferiores sendo que metade delas podem ser evitadas se estratégias de saúde forem implementadas. Com isso, o estudo foi desenvolvido por meio das etapas do Arco de Maguerez em uma Unidade Básica de Saúde no Distrito Federal. Após reconhecimento do problema (falta de material educativo e a alta demanda de pacientes), identificação dos pontos-chave e teorização, a hipótese de solução e objetivo dos autores foi desenvolver e aplicar uma ferramenta educativa para auxiliar os profissionais e os pacientes diagnosticados com Diabetes Mellitus no cuidados com os pés. O jogo teve um feedback positivo tanto pela equipe multiprofissional quanto pelos pacientes por possibilitar a execução de diferentes atividades sobre os cuidados com os pés e facilitar suas orientações, podendo ser utilizado individualmente ou em grupo. Todos os passos estão explicados no manual de instruções disponibilizado à unidade.
id GVAA-2_00e37c7e06070249cda7d1ccba44af3e
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/7631
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Arco de Maguerez: A gamificação como ferramenta educativa no cuidado ao pé diabéticopé diabéticoeducação em saúdeatenção primária à saúde.: O pé neuropático e/ou isquêmico é uma das complicações da Diabetes Mellitus podendo gerar uma úlcera do pé diabético responsável pela maioria das amputações não traumáticas de membros inferiores sendo que metade delas podem ser evitadas se estratégias de saúde forem implementadas. Com isso, o estudo foi desenvolvido por meio das etapas do Arco de Maguerez em uma Unidade Básica de Saúde no Distrito Federal. Após reconhecimento do problema (falta de material educativo e a alta demanda de pacientes), identificação dos pontos-chave e teorização, a hipótese de solução e objetivo dos autores foi desenvolver e aplicar uma ferramenta educativa para auxiliar os profissionais e os pacientes diagnosticados com Diabetes Mellitus no cuidados com os pés. O jogo teve um feedback positivo tanto pela equipe multiprofissional quanto pelos pacientes por possibilitar a execução de diferentes atividades sobre os cuidados com os pés e facilitar suas orientações, podendo ser utilizado individualmente ou em grupo. Todos os passos estão explicados no manual de instruções disponibilizado à unidade.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2020-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/763110.18378/rebes.v10i1.7631Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 1 (2020); 95-99Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 1 (2020); 95-99Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 1 (2020); 95-992358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7631/7167https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7631/10255https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7631/10256Copyright (c) 2020 Juan Felipe Soares Oliveira, Danyelle Lorrane Carneiro Veloso, Simone Luzia Fidélis Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Juan Felipe SoaresVeloso, Danyelle Lorrane CarneiroOliveira, Simone Luzia Fidélis2022-01-28T10:17:13Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/7631Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:17:13Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Arco de Maguerez: A gamificação como ferramenta educativa no cuidado ao pé diabético
title Arco de Maguerez: A gamificação como ferramenta educativa no cuidado ao pé diabético
spellingShingle Arco de Maguerez: A gamificação como ferramenta educativa no cuidado ao pé diabético
Oliveira, Juan Felipe Soares
pé diabético
educação em saúde
atenção primária à saúde.
title_short Arco de Maguerez: A gamificação como ferramenta educativa no cuidado ao pé diabético
title_full Arco de Maguerez: A gamificação como ferramenta educativa no cuidado ao pé diabético
title_fullStr Arco de Maguerez: A gamificação como ferramenta educativa no cuidado ao pé diabético
title_full_unstemmed Arco de Maguerez: A gamificação como ferramenta educativa no cuidado ao pé diabético
title_sort Arco de Maguerez: A gamificação como ferramenta educativa no cuidado ao pé diabético
author Oliveira, Juan Felipe Soares
author_facet Oliveira, Juan Felipe Soares
Veloso, Danyelle Lorrane Carneiro
Oliveira, Simone Luzia Fidélis
author_role author
author2 Veloso, Danyelle Lorrane Carneiro
Oliveira, Simone Luzia Fidélis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Juan Felipe Soares
Veloso, Danyelle Lorrane Carneiro
Oliveira, Simone Luzia Fidélis
dc.subject.por.fl_str_mv pé diabético
educação em saúde
atenção primária à saúde.
topic pé diabético
educação em saúde
atenção primária à saúde.
description : O pé neuropático e/ou isquêmico é uma das complicações da Diabetes Mellitus podendo gerar uma úlcera do pé diabético responsável pela maioria das amputações não traumáticas de membros inferiores sendo que metade delas podem ser evitadas se estratégias de saúde forem implementadas. Com isso, o estudo foi desenvolvido por meio das etapas do Arco de Maguerez em uma Unidade Básica de Saúde no Distrito Federal. Após reconhecimento do problema (falta de material educativo e a alta demanda de pacientes), identificação dos pontos-chave e teorização, a hipótese de solução e objetivo dos autores foi desenvolver e aplicar uma ferramenta educativa para auxiliar os profissionais e os pacientes diagnosticados com Diabetes Mellitus no cuidados com os pés. O jogo teve um feedback positivo tanto pela equipe multiprofissional quanto pelos pacientes por possibilitar a execução de diferentes atividades sobre os cuidados com os pés e facilitar suas orientações, podendo ser utilizado individualmente ou em grupo. Todos os passos estão explicados no manual de instruções disponibilizado à unidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7631
10.18378/rebes.v10i1.7631
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7631
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v10i1.7631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7631/7167
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7631/10255
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7631/10256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 1 (2020); 95-99
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 1 (2020); 95-99
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 1 (2020); 95-99
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666915614720