Interprofissionalidade na educação em saúde: um relato de experiência no combate à dengue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Isadora Bianco
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8339
Resumo: O trabalho interprofissional é essencial para fortalecer os sistemas de saúde, através do desenvolvimento de um trabalho colaborativo, melhorando suas práticas na atenção à saúde e a atuação em equipe. Estratégias educativas necessitam atitudes profissionais que visem o trabalho em equipe e práticas colaborativas para que a atividade proposta consiga atingir objetivos propostos. Com o intuito de estimular o trabalho interprofissional em todo o território nacional, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde interprofissionalidade) do Ministério da Saúde visa o fomento da prática colaborativa através de grupos interprofissionais. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência do trabalho interprofissional do processo de execução de uma ação de educação em saúde para combate à dengue, realizada por profissionais de uma Unidade básica de saúde e integrantes do PET-SAÚDE interprofissionalidade. As atividades seguiram etapas de planejamento, estudo, organização, divulgação, execução e avaliação e estas ocorreram entre os meses de abril e junho de 2019. O trabalho interprofissional melhorou a execução das atividades educativas que geralmente são elementos de dificuldades na realidade da atenção básica, visto que profissionais consideram que há uma responsabilização desigual sobre essas atividades, e tal problema acarreta dificuldades práticas de execução. As atividades produzidas pelo PET-SAÚDE interprofissionalidade têm contribuindo positivamente na formação acadêmica, na mudança da concepção do processo de trabalho nas unidades de saúde e na sociedade, gerando novos olhares para as necessidades de saúde dos sujeitos.
id GVAA-2_11f9f418b60d6e92d467eacaa1b759b4
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/8339
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Interprofissionalidade na educação em saúde: um relato de experiência no combate à dengueO trabalho interprofissional é essencial para fortalecer os sistemas de saúde, através do desenvolvimento de um trabalho colaborativo, melhorando suas práticas na atenção à saúde e a atuação em equipe. Estratégias educativas necessitam atitudes profissionais que visem o trabalho em equipe e práticas colaborativas para que a atividade proposta consiga atingir objetivos propostos. Com o intuito de estimular o trabalho interprofissional em todo o território nacional, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde interprofissionalidade) do Ministério da Saúde visa o fomento da prática colaborativa através de grupos interprofissionais. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência do trabalho interprofissional do processo de execução de uma ação de educação em saúde para combate à dengue, realizada por profissionais de uma Unidade básica de saúde e integrantes do PET-SAÚDE interprofissionalidade. As atividades seguiram etapas de planejamento, estudo, organização, divulgação, execução e avaliação e estas ocorreram entre os meses de abril e junho de 2019. O trabalho interprofissional melhorou a execução das atividades educativas que geralmente são elementos de dificuldades na realidade da atenção básica, visto que profissionais consideram que há uma responsabilização desigual sobre essas atividades, e tal problema acarreta dificuldades práticas de execução. As atividades produzidas pelo PET-SAÚDE interprofissionalidade têm contribuindo positivamente na formação acadêmica, na mudança da concepção do processo de trabalho nas unidades de saúde e na sociedade, gerando novos olhares para as necessidades de saúde dos sujeitos.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2021-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/833910.18378/rebes.v11i2.8339Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 No. 2 (2021); 206-211Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 Núm. 2 (2021); 206-211Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 11 n. 2 (2021); 206-2112358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8339/10901Copyright (c) 2021 ISADORA BIANCO CARDOSOinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Isadora Bianco2022-01-28T10:15:52Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/8339Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:15:52Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Interprofissionalidade na educação em saúde: um relato de experiência no combate à dengue
title Interprofissionalidade na educação em saúde: um relato de experiência no combate à dengue
spellingShingle Interprofissionalidade na educação em saúde: um relato de experiência no combate à dengue
Cardoso, Isadora Bianco
title_short Interprofissionalidade na educação em saúde: um relato de experiência no combate à dengue
title_full Interprofissionalidade na educação em saúde: um relato de experiência no combate à dengue
title_fullStr Interprofissionalidade na educação em saúde: um relato de experiência no combate à dengue
title_full_unstemmed Interprofissionalidade na educação em saúde: um relato de experiência no combate à dengue
title_sort Interprofissionalidade na educação em saúde: um relato de experiência no combate à dengue
author Cardoso, Isadora Bianco
author_facet Cardoso, Isadora Bianco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Isadora Bianco
description O trabalho interprofissional é essencial para fortalecer os sistemas de saúde, através do desenvolvimento de um trabalho colaborativo, melhorando suas práticas na atenção à saúde e a atuação em equipe. Estratégias educativas necessitam atitudes profissionais que visem o trabalho em equipe e práticas colaborativas para que a atividade proposta consiga atingir objetivos propostos. Com o intuito de estimular o trabalho interprofissional em todo o território nacional, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde interprofissionalidade) do Ministério da Saúde visa o fomento da prática colaborativa através de grupos interprofissionais. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência do trabalho interprofissional do processo de execução de uma ação de educação em saúde para combate à dengue, realizada por profissionais de uma Unidade básica de saúde e integrantes do PET-SAÚDE interprofissionalidade. As atividades seguiram etapas de planejamento, estudo, organização, divulgação, execução e avaliação e estas ocorreram entre os meses de abril e junho de 2019. O trabalho interprofissional melhorou a execução das atividades educativas que geralmente são elementos de dificuldades na realidade da atenção básica, visto que profissionais consideram que há uma responsabilização desigual sobre essas atividades, e tal problema acarreta dificuldades práticas de execução. As atividades produzidas pelo PET-SAÚDE interprofissionalidade têm contribuindo positivamente na formação acadêmica, na mudança da concepção do processo de trabalho nas unidades de saúde e na sociedade, gerando novos olhares para as necessidades de saúde dos sujeitos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8339
10.18378/rebes.v11i2.8339
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8339
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v11i2.8339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8339/10901
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 ISADORA BIANCO CARDOSO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 ISADORA BIANCO CARDOSO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 No. 2 (2021); 206-211
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 Núm. 2 (2021); 206-211
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 11 n. 2 (2021); 206-211
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949667390619648