O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Edson Barbosa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Souza, Aldenize Pimentel, do Nascimento, Ícaro Pedro, Ferreira, Gutemberg Felix, Aires, Caio Augusto Martins, Freitas, Nicácio de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8310
Resumo: O curso de análises clínicas forma profissionais essenciais para o diagnóstico laboratorial das micoses, e sua formação inicial consiste numa etapa fundamental para sua atuação profissional. Diante disso, o estudo objetivou analisar o ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos em análises clínicas das instituições públicas e particulares de ensino técnico-profissionalizante. Foram investigadas seis instituições da Região Metropolitana de Recife-PE onde foi realizada entrevista com os prováveis concluintes e análise da matriz curricular/plano de ensino das disciplinas de microbiologia ou micologia médica. Os resultados demonstraram que o sexo feminino prevaleceu em ambas às instituições. Em relação às concepções sobre a importância dos fungos e da micologia médica todos os alunos consideram importante o estudo do tema. Os entrevistados de escolas públicas apresentaram maiores percentuais sobre o conhecimento dos fungos e conteúdos de micologia médica em relação aos alunos das escolas particulares. A análise dos dados indica que os conteúdos sobre os fungos e a micologia médica são ineficientemente abordados tanto nas instituições públicas quanto nas particulares, refletindo em um conhecimento deficiente dos alunos sobre fungos, necessitando, portanto da inclusão e/ou melhorias de tais assuntos no currículo do curso, principalmente em aulas práticas.
id GVAA-2_1e95281e8ae9341c0eaf9a5913f521dd
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/8310
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicasO curso de análises clínicas forma profissionais essenciais para o diagnóstico laboratorial das micoses, e sua formação inicial consiste numa etapa fundamental para sua atuação profissional. Diante disso, o estudo objetivou analisar o ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos em análises clínicas das instituições públicas e particulares de ensino técnico-profissionalizante. Foram investigadas seis instituições da Região Metropolitana de Recife-PE onde foi realizada entrevista com os prováveis concluintes e análise da matriz curricular/plano de ensino das disciplinas de microbiologia ou micologia médica. Os resultados demonstraram que o sexo feminino prevaleceu em ambas às instituições. Em relação às concepções sobre a importância dos fungos e da micologia médica todos os alunos consideram importante o estudo do tema. Os entrevistados de escolas públicas apresentaram maiores percentuais sobre o conhecimento dos fungos e conteúdos de micologia médica em relação aos alunos das escolas particulares. A análise dos dados indica que os conteúdos sobre os fungos e a micologia médica são ineficientemente abordados tanto nas instituições públicas quanto nas particulares, refletindo em um conhecimento deficiente dos alunos sobre fungos, necessitando, portanto da inclusão e/ou melhorias de tais assuntos no currículo do curso, principalmente em aulas práticas.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2022-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/831010.18378/rebes.v11i4.8310Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 No. 4 (2021); 433-441Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 Núm. 4 (2021); 433-441Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 11 n. 4 (2021); 433-4412358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8310/11014Copyright (c) 2022 Edson Barbosa de Souza, Aldenize Pimentel de Souza, Ícaro Pedro do Nascimento, Gutemberg Felix Ferreira, Caio Augusto Martins Aires, Nicácio de Oliveira Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Edson Barbosade Souza, Aldenize Pimenteldo Nascimento, Ícaro PedroFerreira, Gutemberg FelixAires, Caio Augusto MartinsFreitas, Nicácio de Oliveira2023-04-16T20:06:08Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/8310Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2023-04-16T20:06:08Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicas
title O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicas
spellingShingle O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicas
de Souza, Edson Barbosa
title_short O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicas
title_full O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicas
title_fullStr O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicas
title_full_unstemmed O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicas
title_sort O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicas
author de Souza, Edson Barbosa
author_facet de Souza, Edson Barbosa
de Souza, Aldenize Pimentel
do Nascimento, Ícaro Pedro
Ferreira, Gutemberg Felix
Aires, Caio Augusto Martins
Freitas, Nicácio de Oliveira
author_role author
author2 de Souza, Aldenize Pimentel
do Nascimento, Ícaro Pedro
Ferreira, Gutemberg Felix
Aires, Caio Augusto Martins
Freitas, Nicácio de Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Edson Barbosa
de Souza, Aldenize Pimentel
do Nascimento, Ícaro Pedro
Ferreira, Gutemberg Felix
Aires, Caio Augusto Martins
Freitas, Nicácio de Oliveira
description O curso de análises clínicas forma profissionais essenciais para o diagnóstico laboratorial das micoses, e sua formação inicial consiste numa etapa fundamental para sua atuação profissional. Diante disso, o estudo objetivou analisar o ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos em análises clínicas das instituições públicas e particulares de ensino técnico-profissionalizante. Foram investigadas seis instituições da Região Metropolitana de Recife-PE onde foi realizada entrevista com os prováveis concluintes e análise da matriz curricular/plano de ensino das disciplinas de microbiologia ou micologia médica. Os resultados demonstraram que o sexo feminino prevaleceu em ambas às instituições. Em relação às concepções sobre a importância dos fungos e da micologia médica todos os alunos consideram importante o estudo do tema. Os entrevistados de escolas públicas apresentaram maiores percentuais sobre o conhecimento dos fungos e conteúdos de micologia médica em relação aos alunos das escolas particulares. A análise dos dados indica que os conteúdos sobre os fungos e a micologia médica são ineficientemente abordados tanto nas instituições públicas quanto nas particulares, refletindo em um conhecimento deficiente dos alunos sobre fungos, necessitando, portanto da inclusão e/ou melhorias de tais assuntos no currículo do curso, principalmente em aulas práticas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8310
10.18378/rebes.v11i4.8310
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8310
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v11i4.8310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8310/11014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 No. 4 (2021); 433-441
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 Núm. 4 (2021); 433-441
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 11 n. 4 (2021); 433-441
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949667383279616