O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8310 |
Resumo: | O curso de análises clínicas forma profissionais essenciais para o diagnóstico laboratorial das micoses, e sua formação inicial consiste numa etapa fundamental para sua atuação profissional. Diante disso, o estudo objetivou analisar o ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos em análises clínicas das instituições públicas e particulares de ensino técnico-profissionalizante. Foram investigadas seis instituições da Região Metropolitana de Recife-PE onde foi realizada entrevista com os prováveis concluintes e análise da matriz curricular/plano de ensino das disciplinas de microbiologia ou micologia médica. Os resultados demonstraram que o sexo feminino prevaleceu em ambas às instituições. Em relação às concepções sobre a importância dos fungos e da micologia médica todos os alunos consideram importante o estudo do tema. Os entrevistados de escolas públicas apresentaram maiores percentuais sobre o conhecimento dos fungos e conteúdos de micologia médica em relação aos alunos das escolas particulares. A análise dos dados indica que os conteúdos sobre os fungos e a micologia médica são ineficientemente abordados tanto nas instituições públicas quanto nas particulares, refletindo em um conhecimento deficiente dos alunos sobre fungos, necessitando, portanto da inclusão e/ou melhorias de tais assuntos no currículo do curso, principalmente em aulas práticas. |
id |
GVAA-2_1e95281e8ae9341c0eaf9a5913f521dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/8310 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicasO curso de análises clínicas forma profissionais essenciais para o diagnóstico laboratorial das micoses, e sua formação inicial consiste numa etapa fundamental para sua atuação profissional. Diante disso, o estudo objetivou analisar o ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos em análises clínicas das instituições públicas e particulares de ensino técnico-profissionalizante. Foram investigadas seis instituições da Região Metropolitana de Recife-PE onde foi realizada entrevista com os prováveis concluintes e análise da matriz curricular/plano de ensino das disciplinas de microbiologia ou micologia médica. Os resultados demonstraram que o sexo feminino prevaleceu em ambas às instituições. Em relação às concepções sobre a importância dos fungos e da micologia médica todos os alunos consideram importante o estudo do tema. Os entrevistados de escolas públicas apresentaram maiores percentuais sobre o conhecimento dos fungos e conteúdos de micologia médica em relação aos alunos das escolas particulares. A análise dos dados indica que os conteúdos sobre os fungos e a micologia médica são ineficientemente abordados tanto nas instituições públicas quanto nas particulares, refletindo em um conhecimento deficiente dos alunos sobre fungos, necessitando, portanto da inclusão e/ou melhorias de tais assuntos no currículo do curso, principalmente em aulas práticas.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2022-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/831010.18378/rebes.v11i4.8310Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 No. 4 (2021); 433-441Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 Núm. 4 (2021); 433-441Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 11 n. 4 (2021); 433-4412358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8310/11014Copyright (c) 2022 Edson Barbosa de Souza, Aldenize Pimentel de Souza, Ícaro Pedro do Nascimento, Gutemberg Felix Ferreira, Caio Augusto Martins Aires, Nicácio de Oliveira Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Edson Barbosade Souza, Aldenize Pimenteldo Nascimento, Ícaro PedroFerreira, Gutemberg FelixAires, Caio Augusto MartinsFreitas, Nicácio de Oliveira2023-04-16T20:06:08Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/8310Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2023-04-16T20:06:08Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicas |
title |
O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicas |
spellingShingle |
O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicas de Souza, Edson Barbosa |
title_short |
O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicas |
title_full |
O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicas |
title_fullStr |
O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicas |
title_full_unstemmed |
O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicas |
title_sort |
O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicas |
author |
de Souza, Edson Barbosa |
author_facet |
de Souza, Edson Barbosa de Souza, Aldenize Pimentel do Nascimento, Ícaro Pedro Ferreira, Gutemberg Felix Aires, Caio Augusto Martins Freitas, Nicácio de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Aldenize Pimentel do Nascimento, Ícaro Pedro Ferreira, Gutemberg Felix Aires, Caio Augusto Martins Freitas, Nicácio de Oliveira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Edson Barbosa de Souza, Aldenize Pimentel do Nascimento, Ícaro Pedro Ferreira, Gutemberg Felix Aires, Caio Augusto Martins Freitas, Nicácio de Oliveira |
description |
O curso de análises clínicas forma profissionais essenciais para o diagnóstico laboratorial das micoses, e sua formação inicial consiste numa etapa fundamental para sua atuação profissional. Diante disso, o estudo objetivou analisar o ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos em análises clínicas das instituições públicas e particulares de ensino técnico-profissionalizante. Foram investigadas seis instituições da Região Metropolitana de Recife-PE onde foi realizada entrevista com os prováveis concluintes e análise da matriz curricular/plano de ensino das disciplinas de microbiologia ou micologia médica. Os resultados demonstraram que o sexo feminino prevaleceu em ambas às instituições. Em relação às concepções sobre a importância dos fungos e da micologia médica todos os alunos consideram importante o estudo do tema. Os entrevistados de escolas públicas apresentaram maiores percentuais sobre o conhecimento dos fungos e conteúdos de micologia médica em relação aos alunos das escolas particulares. A análise dos dados indica que os conteúdos sobre os fungos e a micologia médica são ineficientemente abordados tanto nas instituições públicas quanto nas particulares, refletindo em um conhecimento deficiente dos alunos sobre fungos, necessitando, portanto da inclusão e/ou melhorias de tais assuntos no currículo do curso, principalmente em aulas práticas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8310 10.18378/rebes.v11i4.8310 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8310 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v11i4.8310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8310/11014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 No. 4 (2021); 433-441 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 Núm. 4 (2021); 433-441 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 11 n. 4 (2021); 433-441 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949667383279616 |