A construção da prática da leitura na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4110 |
Resumo: | A leitura possui uma grande importância no desenvolvimento do ser humano. Pois, o homem não nasce completo, falta-lhe o conhecimento, o entendimento sobre certos assuntos, sobre a capacidade de saber opinar, dentre outros. E a leitura como um instrumento construtor, completa esse desenvolvimento pessoal. É impossível se pensar na existência de um processo educativo, no qual a leitura não se faça presente. Pois, sem ela não havia tal processo, sendo a mesma o fio condutor do processo educativo. É através dela e por meio dela, que a escola cumpre parte de seu papel, ou seja, transmite o conhecimento para seus alunos. É na Educação Infantil que a criança começa a desenvolver a sua prática de leitura, a procurar encontrar num texto palavras conhecidas, que ela possa estabelecer uma correlação com algo conhecido. Para facilitar esse processo, o professor precisa saber criar situações bem especiais, que sejam produtivas. O processo de aquisição da leitura na Educação Infantil se torna mais fácil, quando se faz uso de determinadas estratégias. Para aprender a ler de forma fácil, a criança precisa saber estabelecer uma correlação entre as palavras e imagens. Para tanto, é de fundamental importância que o professor procure sempre apresentar para as crianças imagens que representem objetivos relacionados ao cotidiano das crianças, nas quais elas vejam algum significado. O presente artigo tem por objetivo mostrar como ocorre a construção da prática da leitura na Educação Infantil. Palavras-chave: Educação Infantil. Prática da Leitura. Construção. |
id |
GVAA-2_2ae6baa73b6b1667f5d011c141ee2359 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/4110 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção da prática da leitura na educação infantilA leitura possui uma grande importância no desenvolvimento do ser humano. Pois, o homem não nasce completo, falta-lhe o conhecimento, o entendimento sobre certos assuntos, sobre a capacidade de saber opinar, dentre outros. E a leitura como um instrumento construtor, completa esse desenvolvimento pessoal. É impossível se pensar na existência de um processo educativo, no qual a leitura não se faça presente. Pois, sem ela não havia tal processo, sendo a mesma o fio condutor do processo educativo. É através dela e por meio dela, que a escola cumpre parte de seu papel, ou seja, transmite o conhecimento para seus alunos. É na Educação Infantil que a criança começa a desenvolver a sua prática de leitura, a procurar encontrar num texto palavras conhecidas, que ela possa estabelecer uma correlação com algo conhecido. Para facilitar esse processo, o professor precisa saber criar situações bem especiais, que sejam produtivas. O processo de aquisição da leitura na Educação Infantil se torna mais fácil, quando se faz uso de determinadas estratégias. Para aprender a ler de forma fácil, a criança precisa saber estabelecer uma correlação entre as palavras e imagens. Para tanto, é de fundamental importância que o professor procure sempre apresentar para as crianças imagens que representem objetivos relacionados ao cotidiano das crianças, nas quais elas vejam algum significado. O presente artigo tem por objetivo mostrar como ocorre a construção da prática da leitura na Educação Infantil. Palavras-chave: Educação Infantil. Prática da Leitura. Construção.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2016-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/411010.18378/rebes.v5i1.4110Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 1 (2015): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 104-110Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 1 (2015): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 104-110Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 1 (2015): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 104-1102358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4110/3637Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Damião José deSantos, José Ozildo dos2019-05-20T15:22:05Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/4110Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2019-05-20T15:22:05Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da prática da leitura na educação infantil |
title |
A construção da prática da leitura na educação infantil |
spellingShingle |
A construção da prática da leitura na educação infantil Medeiros, Damião José de |
title_short |
A construção da prática da leitura na educação infantil |
title_full |
A construção da prática da leitura na educação infantil |
title_fullStr |
A construção da prática da leitura na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A construção da prática da leitura na educação infantil |
title_sort |
A construção da prática da leitura na educação infantil |
author |
Medeiros, Damião José de |
author_facet |
Medeiros, Damião José de Santos, José Ozildo dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, José Ozildo dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Damião José de Santos, José Ozildo dos |
description |
A leitura possui uma grande importância no desenvolvimento do ser humano. Pois, o homem não nasce completo, falta-lhe o conhecimento, o entendimento sobre certos assuntos, sobre a capacidade de saber opinar, dentre outros. E a leitura como um instrumento construtor, completa esse desenvolvimento pessoal. É impossível se pensar na existência de um processo educativo, no qual a leitura não se faça presente. Pois, sem ela não havia tal processo, sendo a mesma o fio condutor do processo educativo. É através dela e por meio dela, que a escola cumpre parte de seu papel, ou seja, transmite o conhecimento para seus alunos. É na Educação Infantil que a criança começa a desenvolver a sua prática de leitura, a procurar encontrar num texto palavras conhecidas, que ela possa estabelecer uma correlação com algo conhecido. Para facilitar esse processo, o professor precisa saber criar situações bem especiais, que sejam produtivas. O processo de aquisição da leitura na Educação Infantil se torna mais fácil, quando se faz uso de determinadas estratégias. Para aprender a ler de forma fácil, a criança precisa saber estabelecer uma correlação entre as palavras e imagens. Para tanto, é de fundamental importância que o professor procure sempre apresentar para as crianças imagens que representem objetivos relacionados ao cotidiano das crianças, nas quais elas vejam algum significado. O presente artigo tem por objetivo mostrar como ocorre a construção da prática da leitura na Educação Infantil. Palavras-chave: Educação Infantil. Prática da Leitura. Construção. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4110 10.18378/rebes.v5i1.4110 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4110 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v5i1.4110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4110/3637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 1 (2015): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 104-110 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 1 (2015): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 104-110 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 1 (2015): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 104-110 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949666222505984 |