A construção da prática da leitura na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Damião José de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, José Ozildo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4110
Resumo: A leitura possui uma grande importância no desenvolvimento do ser humano. Pois, o homem não nasce completo, falta-lhe o conhecimento, o entendimento sobre certos assuntos, sobre a capacidade de saber opinar, dentre outros. E a leitura como um instrumento construtor, completa esse desenvolvimento pessoal. É impossível se pensar na existência de um processo educativo, no qual a leitura não se faça presente. Pois, sem ela não havia tal processo, sendo a mesma o fio condutor do processo educativo. É através dela e por meio dela, que a escola cumpre parte de seu papel, ou seja, transmite o conhecimento para seus alunos. É na Educação Infantil que a criança começa a desenvolver a sua prática de leitura, a procurar encontrar num texto palavras conhecidas, que ela possa estabelecer uma correlação com algo conhecido. Para facilitar esse processo, o professor precisa saber criar situações bem especiais, que sejam produtivas. O processo de aquisição da leitura na Educação Infantil se torna mais fácil, quando se faz uso de determinadas estratégias. Para aprender a ler de forma fácil, a criança precisa saber estabelecer uma correlação entre as palavras e imagens. Para tanto, é de fundamental importância que o professor procure sempre apresentar para as crianças imagens que representem objetivos relacionados ao cotidiano das crianças, nas quais elas vejam algum significado. O presente artigo tem por objetivo mostrar como ocorre a construção da prática da leitura na Educação Infantil. Palavras-chave: Educação Infantil. Prática da Leitura. Construção.
id GVAA-2_2ae6baa73b6b1667f5d011c141ee2359
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/4110
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling A construção da prática da leitura na educação infantilA leitura possui uma grande importância no desenvolvimento do ser humano. Pois, o homem não nasce completo, falta-lhe o conhecimento, o entendimento sobre certos assuntos, sobre a capacidade de saber opinar, dentre outros. E a leitura como um instrumento construtor, completa esse desenvolvimento pessoal. É impossível se pensar na existência de um processo educativo, no qual a leitura não se faça presente. Pois, sem ela não havia tal processo, sendo a mesma o fio condutor do processo educativo. É através dela e por meio dela, que a escola cumpre parte de seu papel, ou seja, transmite o conhecimento para seus alunos. É na Educação Infantil que a criança começa a desenvolver a sua prática de leitura, a procurar encontrar num texto palavras conhecidas, que ela possa estabelecer uma correlação com algo conhecido. Para facilitar esse processo, o professor precisa saber criar situações bem especiais, que sejam produtivas. O processo de aquisição da leitura na Educação Infantil se torna mais fácil, quando se faz uso de determinadas estratégias. Para aprender a ler de forma fácil, a criança precisa saber estabelecer uma correlação entre as palavras e imagens. Para tanto, é de fundamental importância que o professor procure sempre apresentar para as crianças imagens que representem objetivos relacionados ao cotidiano das crianças, nas quais elas vejam algum significado. O presente artigo tem por objetivo mostrar como ocorre a construção da prática da leitura na Educação Infantil. Palavras-chave: Educação Infantil. Prática da Leitura. Construção.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2016-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/411010.18378/rebes.v5i1.4110Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 1 (2015): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 104-110Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 1 (2015): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 104-110Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 1 (2015): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 104-1102358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4110/3637Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Damião José deSantos, José Ozildo dos2019-05-20T15:22:05Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/4110Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2019-05-20T15:22:05Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da prática da leitura na educação infantil
title A construção da prática da leitura na educação infantil
spellingShingle A construção da prática da leitura na educação infantil
Medeiros, Damião José de
title_short A construção da prática da leitura na educação infantil
title_full A construção da prática da leitura na educação infantil
title_fullStr A construção da prática da leitura na educação infantil
title_full_unstemmed A construção da prática da leitura na educação infantil
title_sort A construção da prática da leitura na educação infantil
author Medeiros, Damião José de
author_facet Medeiros, Damião José de
Santos, José Ozildo dos
author_role author
author2 Santos, José Ozildo dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Damião José de
Santos, José Ozildo dos
description A leitura possui uma grande importância no desenvolvimento do ser humano. Pois, o homem não nasce completo, falta-lhe o conhecimento, o entendimento sobre certos assuntos, sobre a capacidade de saber opinar, dentre outros. E a leitura como um instrumento construtor, completa esse desenvolvimento pessoal. É impossível se pensar na existência de um processo educativo, no qual a leitura não se faça presente. Pois, sem ela não havia tal processo, sendo a mesma o fio condutor do processo educativo. É através dela e por meio dela, que a escola cumpre parte de seu papel, ou seja, transmite o conhecimento para seus alunos. É na Educação Infantil que a criança começa a desenvolver a sua prática de leitura, a procurar encontrar num texto palavras conhecidas, que ela possa estabelecer uma correlação com algo conhecido. Para facilitar esse processo, o professor precisa saber criar situações bem especiais, que sejam produtivas. O processo de aquisição da leitura na Educação Infantil se torna mais fácil, quando se faz uso de determinadas estratégias. Para aprender a ler de forma fácil, a criança precisa saber estabelecer uma correlação entre as palavras e imagens. Para tanto, é de fundamental importância que o professor procure sempre apresentar para as crianças imagens que representem objetivos relacionados ao cotidiano das crianças, nas quais elas vejam algum significado. O presente artigo tem por objetivo mostrar como ocorre a construção da prática da leitura na Educação Infantil. Palavras-chave: Educação Infantil. Prática da Leitura. Construção.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4110
10.18378/rebes.v5i1.4110
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4110
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v5i1.4110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4110/3637
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 1 (2015): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 104-110
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 1 (2015): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 104-110
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 1 (2015): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE; 104-110
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666222505984