Nível de conscientização ambiental de alunos e professores de uma escola pública do município de Patos - PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Soraia Cardoso Farias de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1964
Resumo: O homem, de forma irracional, tem usado os recursos naturais inescrupulosamente priorizando o lucro em detrimento das questões ambientais. Entretanto, essa ação impensada está trazendo sérios prejuízos à natureza e comprometendo a qualidade de vida na Terra. As consequências para a biodiversidade trazida por um meio ambiente ecologicamente desequilibrado são várias e preocupantes. Além de provocar o empobrecimento da biodiversidade, os impactos ambientais causam danos irreversíveis à fauna, aumenta o período de seca, traz o aumento dos processos de desertificação, entre outros problemas ambientais, devidos a ineficácia de ações dos órgãos ambientais e a desarticulação entre os órgãos governamentais. A razão para conservar a natureza depende de muitos valores relacionados ao interesse e ao envolvimento humano. A necessidade de conscientização ecológica coletiva é algo necessário e urgente. No entanto, tem-se que reconhecer que nesse processo a escola assume um papel fundamental. O presente artigo tem por objetivo geral avaliar o nível de conscientização ambiental de alunos e professores das escolas públicas da rede de ensino do município de Patos-PB. Constatou-se que na unidade escolar que serviu de campo para a presente pesquisa, percebeu-se que a prática e o ensino da Educação Ambiental já está produzindo resultados. No entanto, muito ainda precisa ser feito para o aluno de hoje possua uma visão cidadã e a consciência que ele deve contribuir para a preservação da natureza como um todo.Palavras-chave: Escola Pública. Conscientização Ambiental. Avaliação.
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