Como lidar em sala de aula com situações-limite

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Sueli Maria de Oliveira Santos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lima, Gracilene Felix de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2767
Resumo: Este artigo objetiva mostrar a importância de conhecer e compreender que as crianças possuem características específicas de aprendizagem, que envolver os professores, funcionários da escola, colegas de classe, a família e outros profissionais especialistas são ações importantes que ajudam o professor a lidar com situações-limite que surgem na sala de aula, quebrando preconceitos e vencendo os desafios, garantindo que além de frequentar as aulas, os alunos tenham uma aprendizagem significativa e de qualidade. Aborda ainda a falta de formação dos professores, a importância do Projeto Pedagógico, elaborado coletivamente entre as instituições educativas, a participação da família, a estrutura física das escolas e o apoio de profissionais especializados. Focaliza que a escola tem um papel importante na formação do aluno sobre o espaço que ocupa na sociedade independente da classe social. Enfatiza questões a respeito das mudanças necessárias à formação dos professores que atendam a questões teóricas e metodológicas. Mostra ao leitor que a inclusão é a capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. Palavras-chave: Situações-limite. Aprendizagem. Desafio.
id GVAA-2_3c29609529ba0e387e34645793d66f62
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2767
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Como lidar em sala de aula com situações-limiteEste artigo objetiva mostrar a importância de conhecer e compreender que as crianças possuem características específicas de aprendizagem, que envolver os professores, funcionários da escola, colegas de classe, a família e outros profissionais especialistas são ações importantes que ajudam o professor a lidar com situações-limite que surgem na sala de aula, quebrando preconceitos e vencendo os desafios, garantindo que além de frequentar as aulas, os alunos tenham uma aprendizagem significativa e de qualidade. Aborda ainda a falta de formação dos professores, a importância do Projeto Pedagógico, elaborado coletivamente entre as instituições educativas, a participação da família, a estrutura física das escolas e o apoio de profissionais especializados. Focaliza que a escola tem um papel importante na formação do aluno sobre o espaço que ocupa na sociedade independente da classe social. Enfatiza questões a respeito das mudanças necessárias à formação dos professores que atendam a questões teóricas e metodológicas. Mostra ao leitor que a inclusão é a capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. Palavras-chave: Situações-limite. Aprendizagem. Desafio.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2014-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2767Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE2358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2767/2262Medeiros, Sueli Maria de Oliveira SantosLima, Gracilene Felix de Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T14:46:36Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2767Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T14:46:36Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Como lidar em sala de aula com situações-limite
title Como lidar em sala de aula com situações-limite
spellingShingle Como lidar em sala de aula com situações-limite
Medeiros, Sueli Maria de Oliveira Santos
title_short Como lidar em sala de aula com situações-limite
title_full Como lidar em sala de aula com situações-limite
title_fullStr Como lidar em sala de aula com situações-limite
title_full_unstemmed Como lidar em sala de aula com situações-limite
title_sort Como lidar em sala de aula com situações-limite
author Medeiros, Sueli Maria de Oliveira Santos
author_facet Medeiros, Sueli Maria de Oliveira Santos
Lima, Gracilene Felix de Araújo
author_role author
author2 Lima, Gracilene Felix de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Sueli Maria de Oliveira Santos
Lima, Gracilene Felix de Araújo
description Este artigo objetiva mostrar a importância de conhecer e compreender que as crianças possuem características específicas de aprendizagem, que envolver os professores, funcionários da escola, colegas de classe, a família e outros profissionais especialistas são ações importantes que ajudam o professor a lidar com situações-limite que surgem na sala de aula, quebrando preconceitos e vencendo os desafios, garantindo que além de frequentar as aulas, os alunos tenham uma aprendizagem significativa e de qualidade. Aborda ainda a falta de formação dos professores, a importância do Projeto Pedagógico, elaborado coletivamente entre as instituições educativas, a participação da família, a estrutura física das escolas e o apoio de profissionais especializados. Focaliza que a escola tem um papel importante na formação do aluno sobre o espaço que ocupa na sociedade independente da classe social. Enfatiza questões a respeito das mudanças necessárias à formação dos professores que atendam a questões teóricas e metodológicas. Mostra ao leitor que a inclusão é a capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. Palavras-chave: Situações-limite. Aprendizagem. Desafio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2767
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2767/2262
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665383645184