Como lidar em sala de aula com situações-limite
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2767 |
Resumo: | Este artigo objetiva mostrar a importância de conhecer e compreender que as crianças possuem características específicas de aprendizagem, que envolver os professores, funcionários da escola, colegas de classe, a família e outros profissionais especialistas são ações importantes que ajudam o professor a lidar com situações-limite que surgem na sala de aula, quebrando preconceitos e vencendo os desafios, garantindo que além de frequentar as aulas, os alunos tenham uma aprendizagem significativa e de qualidade. Aborda ainda a falta de formação dos professores, a importância do Projeto Pedagógico, elaborado coletivamente entre as instituições educativas, a participação da família, a estrutura física das escolas e o apoio de profissionais especializados. Focaliza que a escola tem um papel importante na formação do aluno sobre o espaço que ocupa na sociedade independente da classe social. Enfatiza questões a respeito das mudanças necessárias à formação dos professores que atendam a questões teóricas e metodológicas. Mostra ao leitor que a inclusão é a capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. Palavras-chave: Situações-limite. Aprendizagem. Desafio. |
id |
GVAA-2_3c29609529ba0e387e34645793d66f62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/2767 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Como lidar em sala de aula com situações-limiteEste artigo objetiva mostrar a importância de conhecer e compreender que as crianças possuem características específicas de aprendizagem, que envolver os professores, funcionários da escola, colegas de classe, a família e outros profissionais especialistas são ações importantes que ajudam o professor a lidar com situações-limite que surgem na sala de aula, quebrando preconceitos e vencendo os desafios, garantindo que além de frequentar as aulas, os alunos tenham uma aprendizagem significativa e de qualidade. Aborda ainda a falta de formação dos professores, a importância do Projeto Pedagógico, elaborado coletivamente entre as instituições educativas, a participação da família, a estrutura física das escolas e o apoio de profissionais especializados. Focaliza que a escola tem um papel importante na formação do aluno sobre o espaço que ocupa na sociedade independente da classe social. Enfatiza questões a respeito das mudanças necessárias à formação dos professores que atendam a questões teóricas e metodológicas. Mostra ao leitor que a inclusão é a capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. Palavras-chave: Situações-limite. Aprendizagem. Desafio.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2014-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2767Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDERevista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE2358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2767/2262Medeiros, Sueli Maria de Oliveira SantosLima, Gracilene Felix de Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-12T14:46:36Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2767Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-01-12T14:46:36Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como lidar em sala de aula com situações-limite |
title |
Como lidar em sala de aula com situações-limite |
spellingShingle |
Como lidar em sala de aula com situações-limite Medeiros, Sueli Maria de Oliveira Santos |
title_short |
Como lidar em sala de aula com situações-limite |
title_full |
Como lidar em sala de aula com situações-limite |
title_fullStr |
Como lidar em sala de aula com situações-limite |
title_full_unstemmed |
Como lidar em sala de aula com situações-limite |
title_sort |
Como lidar em sala de aula com situações-limite |
author |
Medeiros, Sueli Maria de Oliveira Santos |
author_facet |
Medeiros, Sueli Maria de Oliveira Santos Lima, Gracilene Felix de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Gracilene Felix de Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Sueli Maria de Oliveira Santos Lima, Gracilene Felix de Araújo |
description |
Este artigo objetiva mostrar a importância de conhecer e compreender que as crianças possuem características específicas de aprendizagem, que envolver os professores, funcionários da escola, colegas de classe, a família e outros profissionais especialistas são ações importantes que ajudam o professor a lidar com situações-limite que surgem na sala de aula, quebrando preconceitos e vencendo os desafios, garantindo que além de frequentar as aulas, os alunos tenham uma aprendizagem significativa e de qualidade. Aborda ainda a falta de formação dos professores, a importância do Projeto Pedagógico, elaborado coletivamente entre as instituições educativas, a participação da família, a estrutura física das escolas e o apoio de profissionais especializados. Focaliza que a escola tem um papel importante na formação do aluno sobre o espaço que ocupa na sociedade independente da classe social. Enfatiza questões a respeito das mudanças necessárias à formação dos professores que atendam a questões teóricas e metodológicas. Mostra ao leitor que a inclusão é a capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. Palavras-chave: Situações-limite. Aprendizagem. Desafio. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2767 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2767/2262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 No. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 4 Núm. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 4 n. 1 (2014): REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949665383645184 |