Os (des)caminhos da gestão escolar no processo de formação continuada dos docentes na escola contemporânea
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3765 |
Resumo: | A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 estabelece a gestão democrática do ensino público com princípio. Mediante essa determinação, o processo legítimo para indicação do diretor escolar é a eleição direta, sendo que este profissional atuará gerenciando as múltiplas dimensões da gestão escolar. Embora o processo de seleção desse profissional deva ocorrer de forma participativa e democrática, Heloísa Lück defende em sua obra Dimensões da gestão escolar e suas competências que essa determinação legal nem sempre se concretiza. Diante do objetivo de se estabelecer um perfil para o diretor, elencaremos suas competências no âmbito da gestão pedagógica, em razão de ser essa a mais importante da escola, pois trata da formação e aprendizagem do aluno, com base em Lück. Apresentaremos ainda estratégias condizentes às competências, identificadas no Projeto Político Pedagógico das duas escolas estaduais de ensino médio de Milagres Ceará, já que na escola regular ocorre eleição, mas na instituição de educação profissional o diretor é selecionado mediante aprovação em prova escrita e avaliação comportamental. A análise dos referidos documentos evidencia que o foco do diretor da escola regular é as competências e estratégias da gestão pedagógica, estando empenhado, substancialmente, no processo de formação docente, enquanto na escola profissional a prioridade da atuação deste é a gestão administrativa. Este fato evidencia a conexão entre a forma de seleção do diretor e o seu comprometimento com a gestão pedagógica da escola. |
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