Educação profissional e tecnológica: permanência e evasão em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Larici Keli Rocha
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lambert, Aline dos Santos, Castro, Regina Celi Alvarenga de Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5988
Resumo: Nesse artigo é apresentado um estudo sobre a evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica, realizado por meio da pesquisa bibliográfica. O objetivo central foi identificar as principais causas que levam os estudantes da Educação Profissional à evasão dos estudos. Uma das principais causas identificadas é a dificuldade em conciliar trabalho e estudo. Outros fatores como as deficiências no processo ensino aprendizagem, a falta de incentivo por parte dos professores, a distribuição das disciplinas no currículo escolar, o excesso de conteúdo, o baixo rendimento nas disciplinas, a frustração frente aos desafios impostos no meio escolar, problemas de saúde e a gravidez durante o curso também foram indicados como causas motivadoras para a decisão da evasão. Há a necessidade de maior atenção por parte do poder público para as condições de permanência nesse contexto com objetivo da promoção da permanência e êxito acadêmico.
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