Atuação da enfermagem em alojamento conjunto: percepção de puérperas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renata M.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sousa, Andréia K. A. de, Abreu, Rogéria M. S. X. de, Silva, Renan A., Farias, Maria do C. A. D. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3664
Resumo: A assistência ao parto nos dias de hoje, acontece nas maternidades, que tem o atendimento humanizado e o alojamento conjunto (AC) como política de base. Esse estudo teve como objetivo geral avaliar a atuação da equipe de enfermagem no AC, a partir das puérperas. Trata-se de um estudo exploratório com uma abordagem quantitativa e qualitativa, tendo como sujeitos 30 puérperas da maternidade no município de Cajazeiras- PB, entrevistadas em fevereiro de 2013, tendo como instrumento de coleta de dados um roteiro estruturado. Os resultados de caracterização sociodemográfica e obstétrica foram apresentados em tabela; os qualitativos foram analisados de forma temática tradicional, apresentados em quadros. No geral os achados apontaram mulheres com idade adequada à gestação; que não convivia com um parceiro fixo; baixo nível de escolaridade; a maioria era do lar e agricultoras, sobrevivendo com um salário mínimo. A maioria das mulheres era multípara; e nem todas apresentaram número de consultas pré-natal satisfatório. Os dados qualitativos revelaram que ao chegar à maternidade as pacientes não eram esclarecidas sobre o funcionamento do serviço; quanto à assistência de enfermagem o que mais deixou a desejar foi a assistência na hora do parto. Um ponto positivo em relação à equipe foi referente aos cuidados com os recém-nascidos e à amamentação. Essa pesquisa mostrou ainda que fatores psicológicos e afetivos influenciam na percepção das mulheres, em relação á equipe, e que o bom humor, carinho, afeto e atenção são fundamentais para a qualidade da assistência. 
id GVAA-2_4ed2752ab13d9090b039ecc0bc329a61
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/3664
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Atuação da enfermagem em alojamento conjunto: percepção de puérperasA assistência ao parto nos dias de hoje, acontece nas maternidades, que tem o atendimento humanizado e o alojamento conjunto (AC) como política de base. Esse estudo teve como objetivo geral avaliar a atuação da equipe de enfermagem no AC, a partir das puérperas. Trata-se de um estudo exploratório com uma abordagem quantitativa e qualitativa, tendo como sujeitos 30 puérperas da maternidade no município de Cajazeiras- PB, entrevistadas em fevereiro de 2013, tendo como instrumento de coleta de dados um roteiro estruturado. Os resultados de caracterização sociodemográfica e obstétrica foram apresentados em tabela; os qualitativos foram analisados de forma temática tradicional, apresentados em quadros. No geral os achados apontaram mulheres com idade adequada à gestação; que não convivia com um parceiro fixo; baixo nível de escolaridade; a maioria era do lar e agricultoras, sobrevivendo com um salário mínimo. A maioria das mulheres era multípara; e nem todas apresentaram número de consultas pré-natal satisfatório. Os dados qualitativos revelaram que ao chegar à maternidade as pacientes não eram esclarecidas sobre o funcionamento do serviço; quanto à assistência de enfermagem o que mais deixou a desejar foi a assistência na hora do parto. Um ponto positivo em relação à equipe foi referente aos cuidados com os recém-nascidos e à amamentação. Essa pesquisa mostrou ainda que fatores psicológicos e afetivos influenciam na percepção das mulheres, em relação á equipe, e que o bom humor, carinho, afeto e atenção são fundamentais para a qualidade da assistência. GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2015-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3664Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 3 (2015); 35 - 44Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 3 (2015); 35 - 44Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 3 (2015); 35 - 442358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3664/3311Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Renata M.Sousa, Andréia K. A. deAbreu, Rogéria M. S. X. deSilva, Renan A.Farias, Maria do C. A. D. de2016-02-09T16:15:46Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3664Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-02-09T16:15:46Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação da enfermagem em alojamento conjunto: percepção de puérperas
title Atuação da enfermagem em alojamento conjunto: percepção de puérperas
spellingShingle Atuação da enfermagem em alojamento conjunto: percepção de puérperas
Silva, Renata M.
title_short Atuação da enfermagem em alojamento conjunto: percepção de puérperas
title_full Atuação da enfermagem em alojamento conjunto: percepção de puérperas
title_fullStr Atuação da enfermagem em alojamento conjunto: percepção de puérperas
title_full_unstemmed Atuação da enfermagem em alojamento conjunto: percepção de puérperas
title_sort Atuação da enfermagem em alojamento conjunto: percepção de puérperas
author Silva, Renata M.
author_facet Silva, Renata M.
Sousa, Andréia K. A. de
Abreu, Rogéria M. S. X. de
Silva, Renan A.
Farias, Maria do C. A. D. de
author_role author
author2 Sousa, Andréia K. A. de
Abreu, Rogéria M. S. X. de
Silva, Renan A.
Farias, Maria do C. A. D. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renata M.
Sousa, Andréia K. A. de
Abreu, Rogéria M. S. X. de
Silva, Renan A.
Farias, Maria do C. A. D. de
description A assistência ao parto nos dias de hoje, acontece nas maternidades, que tem o atendimento humanizado e o alojamento conjunto (AC) como política de base. Esse estudo teve como objetivo geral avaliar a atuação da equipe de enfermagem no AC, a partir das puérperas. Trata-se de um estudo exploratório com uma abordagem quantitativa e qualitativa, tendo como sujeitos 30 puérperas da maternidade no município de Cajazeiras- PB, entrevistadas em fevereiro de 2013, tendo como instrumento de coleta de dados um roteiro estruturado. Os resultados de caracterização sociodemográfica e obstétrica foram apresentados em tabela; os qualitativos foram analisados de forma temática tradicional, apresentados em quadros. No geral os achados apontaram mulheres com idade adequada à gestação; que não convivia com um parceiro fixo; baixo nível de escolaridade; a maioria era do lar e agricultoras, sobrevivendo com um salário mínimo. A maioria das mulheres era multípara; e nem todas apresentaram número de consultas pré-natal satisfatório. Os dados qualitativos revelaram que ao chegar à maternidade as pacientes não eram esclarecidas sobre o funcionamento do serviço; quanto à assistência de enfermagem o que mais deixou a desejar foi a assistência na hora do parto. Um ponto positivo em relação à equipe foi referente aos cuidados com os recém-nascidos e à amamentação. Essa pesquisa mostrou ainda que fatores psicológicos e afetivos influenciam na percepção das mulheres, em relação á equipe, e que o bom humor, carinho, afeto e atenção são fundamentais para a qualidade da assistência. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3664
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3664/3311
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 3 (2015); 35 - 44
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 3 (2015); 35 - 44
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 3 (2015); 35 - 44
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665826144256