Líderes Comunitários da Pastoral da Criança como mediadores de práticas sócio/educativas em Bragança-Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Jessica N. Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2912
Resumo: Partindo da justificativa de que o trabalho voluntário desenvolvido pela Pastoral da Criança junto às comunidades populares possui grande relevância social, a presente pesquisa tem por objetivo principal analisar as práticas educativas desenvolvidas pelos líderes comunitários no processo de acompanhamento das crianças e famílias na vivencia das ações básicas propostas pela Pastoral da Criança: de saúde, nutrição, cidadania e educação. Além disso, buscou-se caracterizar essas ações e verificar como ocorre a formação dos respectivos indivíduos para o desenvolvimento dessas ações básicas. A pesquisa foi desenvolvida na abordagem qualitativa por meio de estudos bibliográficos, entrevistas semiestruturadas e observações. Os resultados revelam características próprias dos sujeitos pesquisados, as ações educativas que são vivenciadas na Pastoral da Criança e a forma como os lideres são preparados para assumirem o trabalho comunitário na Pastoral. Portanto esta pesquisa contribuiu para se visualizar a importância que a referida entidade tem para a sociedade, especificamente para a classe popular, por meio das ações sócio-educativas desenvolvidas via os Líderes comunitários.
id GVAA-2_55d8a05a1b96acf149a8d1f03c681a09
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2912
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Líderes Comunitários da Pastoral da Criança como mediadores de práticas sócio/educativas em Bragança-ParáPartindo da justificativa de que o trabalho voluntário desenvolvido pela Pastoral da Criança junto às comunidades populares possui grande relevância social, a presente pesquisa tem por objetivo principal analisar as práticas educativas desenvolvidas pelos líderes comunitários no processo de acompanhamento das crianças e famílias na vivencia das ações básicas propostas pela Pastoral da Criança: de saúde, nutrição, cidadania e educação. Além disso, buscou-se caracterizar essas ações e verificar como ocorre a formação dos respectivos indivíduos para o desenvolvimento dessas ações básicas. A pesquisa foi desenvolvida na abordagem qualitativa por meio de estudos bibliográficos, entrevistas semiestruturadas e observações. Os resultados revelam características próprias dos sujeitos pesquisados, as ações educativas que são vivenciadas na Pastoral da Criança e a forma como os lideres são preparados para assumirem o trabalho comunitário na Pastoral. Portanto esta pesquisa contribuiu para se visualizar a importância que a referida entidade tem para a sociedade, especificamente para a classe popular, por meio das ações sócio-educativas desenvolvidas via os Líderes comunitários.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2015-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.ms-excelhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2912Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 2 (2015); 28 - 35Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2015); 28 - 35Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 2 (2015); 28 - 352358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2912/3310https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2912/8514Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Jessica N. Alves2016-02-09T16:16:15Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2912Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-02-09T16:16:15Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Líderes Comunitários da Pastoral da Criança como mediadores de práticas sócio/educativas em Bragança-Pará
title Líderes Comunitários da Pastoral da Criança como mediadores de práticas sócio/educativas em Bragança-Pará
spellingShingle Líderes Comunitários da Pastoral da Criança como mediadores de práticas sócio/educativas em Bragança-Pará
Soares, Jessica N. Alves
title_short Líderes Comunitários da Pastoral da Criança como mediadores de práticas sócio/educativas em Bragança-Pará
title_full Líderes Comunitários da Pastoral da Criança como mediadores de práticas sócio/educativas em Bragança-Pará
title_fullStr Líderes Comunitários da Pastoral da Criança como mediadores de práticas sócio/educativas em Bragança-Pará
title_full_unstemmed Líderes Comunitários da Pastoral da Criança como mediadores de práticas sócio/educativas em Bragança-Pará
title_sort Líderes Comunitários da Pastoral da Criança como mediadores de práticas sócio/educativas em Bragança-Pará
author Soares, Jessica N. Alves
author_facet Soares, Jessica N. Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Jessica N. Alves
description Partindo da justificativa de que o trabalho voluntário desenvolvido pela Pastoral da Criança junto às comunidades populares possui grande relevância social, a presente pesquisa tem por objetivo principal analisar as práticas educativas desenvolvidas pelos líderes comunitários no processo de acompanhamento das crianças e famílias na vivencia das ações básicas propostas pela Pastoral da Criança: de saúde, nutrição, cidadania e educação. Além disso, buscou-se caracterizar essas ações e verificar como ocorre a formação dos respectivos indivíduos para o desenvolvimento dessas ações básicas. A pesquisa foi desenvolvida na abordagem qualitativa por meio de estudos bibliográficos, entrevistas semiestruturadas e observações. Os resultados revelam características próprias dos sujeitos pesquisados, as ações educativas que são vivenciadas na Pastoral da Criança e a forma como os lideres são preparados para assumirem o trabalho comunitário na Pastoral. Portanto esta pesquisa contribuiu para se visualizar a importância que a referida entidade tem para a sociedade, especificamente para a classe popular, por meio das ações sócio-educativas desenvolvidas via os Líderes comunitários.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2912
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2912/3310
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2912/8514
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.ms-excel
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 2 (2015); 28 - 35
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2015); 28 - 35
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 2 (2015); 28 - 35
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665397276672