Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7181 |
Resumo: | O presente artigo busca descrever as características da construção de um programa de pós-graduação em Saúde Coletiva em sua área correlata – epidemiologia, e o processo de avaliação de seu currículo entre docentes e discentes, 40 anos após sua implementação. Para a avaliação do currículo foi elaborado pelos discentes um instrumento que serviu de base para o levantamento de críticas, sugestões e elogios. A maior parte dos estudantes pertencentes ao departamento de epidemiologia respondeu o instrumento e apontou lacunas, principalmente nos métodos de avaliação, metodologia de ensino, preparação para estágio docente, avaliação das disciplinas. Assim como ausência de uma disciplina introdutória sobre o campo da Saúde Coletiva, diálogo professor-estudante e a falta de um ambiente acolhedor e de escuta no contexto acadêmico. Destaca-se que a existência do espaço de representação discente foi fundamental para que o processo de avaliação acontecesse, fortalecendo uma importante questão acerca da reformulação curricular: a construção coletiva. Além disso, a participação de estudantes na apresentação dos resultados e discussão junto ao corpo docente encoraja e pluraliza a reformulação curricular. Bem como adequa às novas necessidades e anseios dos estudantes, trazendo-os como atores essenciais na construção político-pedagógica do programa. |
id |
GVAA-2_5f0ba753db0773d0d46a97d2c3ef3a8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/7181 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discenteProgramas de pós-graduação em saúde. Estudantes de pós-graduação. Avaliação de cursos. Saúde coletiva. Currículo.O presente artigo busca descrever as características da construção de um programa de pós-graduação em Saúde Coletiva em sua área correlata – epidemiologia, e o processo de avaliação de seu currículo entre docentes e discentes, 40 anos após sua implementação. Para a avaliação do currículo foi elaborado pelos discentes um instrumento que serviu de base para o levantamento de críticas, sugestões e elogios. A maior parte dos estudantes pertencentes ao departamento de epidemiologia respondeu o instrumento e apontou lacunas, principalmente nos métodos de avaliação, metodologia de ensino, preparação para estágio docente, avaliação das disciplinas. Assim como ausência de uma disciplina introdutória sobre o campo da Saúde Coletiva, diálogo professor-estudante e a falta de um ambiente acolhedor e de escuta no contexto acadêmico. Destaca-se que a existência do espaço de representação discente foi fundamental para que o processo de avaliação acontecesse, fortalecendo uma importante questão acerca da reformulação curricular: a construção coletiva. Além disso, a participação de estudantes na apresentação dos resultados e discussão junto ao corpo docente encoraja e pluraliza a reformulação curricular. Bem como adequa às novas necessidades e anseios dos estudantes, trazendo-os como atores essenciais na construção político-pedagógica do programa.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/718110.18378/rebes.v9i4.7181Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 150-159Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 150-159Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 150-1592358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7181/6506Copyright (c) 2019 Luciane Stochero, Ana Sara Semeão de Souza, Claudia Reis Miliauskasinfo:eu-repo/semantics/openAccessStochero, Lucianede Souza, Ana Sara SemeãoMiliauskas, Claudia Reis2020-03-02T19:54:04Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/7181Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-03-02T19:54:04Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discente |
title |
Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discente |
spellingShingle |
Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discente Stochero, Luciane Programas de pós-graduação em saúde. Estudantes de pós-graduação. Avaliação de cursos. Saúde coletiva. Currículo. |
title_short |
Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discente |
title_full |
Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discente |
title_fullStr |
Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discente |
title_full_unstemmed |
Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discente |
title_sort |
Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discente |
author |
Stochero, Luciane |
author_facet |
Stochero, Luciane de Souza, Ana Sara Semeão Miliauskas, Claudia Reis |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Ana Sara Semeão Miliauskas, Claudia Reis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stochero, Luciane de Souza, Ana Sara Semeão Miliauskas, Claudia Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programas de pós-graduação em saúde. Estudantes de pós-graduação. Avaliação de cursos. Saúde coletiva. Currículo. |
topic |
Programas de pós-graduação em saúde. Estudantes de pós-graduação. Avaliação de cursos. Saúde coletiva. Currículo. |
description |
O presente artigo busca descrever as características da construção de um programa de pós-graduação em Saúde Coletiva em sua área correlata – epidemiologia, e o processo de avaliação de seu currículo entre docentes e discentes, 40 anos após sua implementação. Para a avaliação do currículo foi elaborado pelos discentes um instrumento que serviu de base para o levantamento de críticas, sugestões e elogios. A maior parte dos estudantes pertencentes ao departamento de epidemiologia respondeu o instrumento e apontou lacunas, principalmente nos métodos de avaliação, metodologia de ensino, preparação para estágio docente, avaliação das disciplinas. Assim como ausência de uma disciplina introdutória sobre o campo da Saúde Coletiva, diálogo professor-estudante e a falta de um ambiente acolhedor e de escuta no contexto acadêmico. Destaca-se que a existência do espaço de representação discente foi fundamental para que o processo de avaliação acontecesse, fortalecendo uma importante questão acerca da reformulação curricular: a construção coletiva. Além disso, a participação de estudantes na apresentação dos resultados e discussão junto ao corpo docente encoraja e pluraliza a reformulação curricular. Bem como adequa às novas necessidades e anseios dos estudantes, trazendo-os como atores essenciais na construção político-pedagógica do programa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7181 10.18378/rebes.v9i4.7181 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7181 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v9i4.7181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7181/6506 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Luciane Stochero, Ana Sara Semeão de Souza, Claudia Reis Miliauskas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Luciane Stochero, Ana Sara Semeão de Souza, Claudia Reis Miliauskas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 150-159 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 150-159 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 150-159 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949666870525952 |