Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stochero, Luciane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Souza, Ana Sara Semeão, Miliauskas, Claudia Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7181
Resumo: O presente artigo busca descrever as características da construção de um programa de pós-graduação em Saúde Coletiva em sua área correlata – epidemiologia, e o processo de avaliação de seu currículo entre docentes e discentes, 40 anos após sua implementação. Para a avaliação do currículo foi elaborado pelos discentes um instrumento que serviu de base para o levantamento de críticas, sugestões e elogios. A maior parte dos estudantes pertencentes ao departamento de epidemiologia respondeu o instrumento e apontou lacunas, principalmente nos métodos de avaliação, metodologia de ensino, preparação para estágio docente, avaliação das disciplinas. Assim como ausência de uma disciplina introdutória sobre o campo da Saúde Coletiva, diálogo professor-estudante e a falta de um ambiente acolhedor e de escuta no contexto acadêmico. Destaca-se que a existência do espaço de representação discente foi fundamental para que o processo de avaliação acontecesse, fortalecendo uma importante questão acerca da reformulação curricular: a construção coletiva. Além disso, a participação de estudantes na apresentação dos resultados e discussão junto ao corpo docente encoraja e pluraliza a reformulação curricular. Bem como adequa às novas necessidades e anseios dos estudantes, trazendo-os como atores essenciais na construção político-pedagógica do programa.
id GVAA-2_5f0ba753db0773d0d46a97d2c3ef3a8d
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/7181
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discenteProgramas de pós-graduação em saúde. Estudantes de pós-graduação. Avaliação de cursos. Saúde coletiva. Currículo.O presente artigo busca descrever as características da construção de um programa de pós-graduação em Saúde Coletiva em sua área correlata – epidemiologia, e o processo de avaliação de seu currículo entre docentes e discentes, 40 anos após sua implementação. Para a avaliação do currículo foi elaborado pelos discentes um instrumento que serviu de base para o levantamento de críticas, sugestões e elogios. A maior parte dos estudantes pertencentes ao departamento de epidemiologia respondeu o instrumento e apontou lacunas, principalmente nos métodos de avaliação, metodologia de ensino, preparação para estágio docente, avaliação das disciplinas. Assim como ausência de uma disciplina introdutória sobre o campo da Saúde Coletiva, diálogo professor-estudante e a falta de um ambiente acolhedor e de escuta no contexto acadêmico. Destaca-se que a existência do espaço de representação discente foi fundamental para que o processo de avaliação acontecesse, fortalecendo uma importante questão acerca da reformulação curricular: a construção coletiva. Além disso, a participação de estudantes na apresentação dos resultados e discussão junto ao corpo docente encoraja e pluraliza a reformulação curricular. Bem como adequa às novas necessidades e anseios dos estudantes, trazendo-os como atores essenciais na construção político-pedagógica do programa.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/718110.18378/rebes.v9i4.7181Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 150-159Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 150-159Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 150-1592358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7181/6506Copyright (c) 2019 Luciane Stochero, Ana Sara Semeão de Souza, Claudia Reis Miliauskasinfo:eu-repo/semantics/openAccessStochero, Lucianede Souza, Ana Sara SemeãoMiliauskas, Claudia Reis2020-03-02T19:54:04Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/7181Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-03-02T19:54:04Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discente
title Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discente
spellingShingle Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discente
Stochero, Luciane
Programas de pós-graduação em saúde. Estudantes de pós-graduação. Avaliação de cursos. Saúde coletiva. Currículo.
title_short Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discente
title_full Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discente
title_fullStr Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discente
title_full_unstemmed Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discente
title_sort Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discente
author Stochero, Luciane
author_facet Stochero, Luciane
de Souza, Ana Sara Semeão
Miliauskas, Claudia Reis
author_role author
author2 de Souza, Ana Sara Semeão
Miliauskas, Claudia Reis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stochero, Luciane
de Souza, Ana Sara Semeão
Miliauskas, Claudia Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Programas de pós-graduação em saúde. Estudantes de pós-graduação. Avaliação de cursos. Saúde coletiva. Currículo.
topic Programas de pós-graduação em saúde. Estudantes de pós-graduação. Avaliação de cursos. Saúde coletiva. Currículo.
description O presente artigo busca descrever as características da construção de um programa de pós-graduação em Saúde Coletiva em sua área correlata – epidemiologia, e o processo de avaliação de seu currículo entre docentes e discentes, 40 anos após sua implementação. Para a avaliação do currículo foi elaborado pelos discentes um instrumento que serviu de base para o levantamento de críticas, sugestões e elogios. A maior parte dos estudantes pertencentes ao departamento de epidemiologia respondeu o instrumento e apontou lacunas, principalmente nos métodos de avaliação, metodologia de ensino, preparação para estágio docente, avaliação das disciplinas. Assim como ausência de uma disciplina introdutória sobre o campo da Saúde Coletiva, diálogo professor-estudante e a falta de um ambiente acolhedor e de escuta no contexto acadêmico. Destaca-se que a existência do espaço de representação discente foi fundamental para que o processo de avaliação acontecesse, fortalecendo uma importante questão acerca da reformulação curricular: a construção coletiva. Além disso, a participação de estudantes na apresentação dos resultados e discussão junto ao corpo docente encoraja e pluraliza a reformulação curricular. Bem como adequa às novas necessidades e anseios dos estudantes, trazendo-os como atores essenciais na construção político-pedagógica do programa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7181
10.18378/rebes.v9i4.7181
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7181
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v9i4.7181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7181/6506
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Luciane Stochero, Ana Sara Semeão de Souza, Claudia Reis Miliauskas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Luciane Stochero, Ana Sara Semeão de Souza, Claudia Reis Miliauskas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 4 (2019); 150-159
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 4 (2019); 150-159
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 4 (2019); 150-159
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666870525952