Metodologia ativa na extensão universitária: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
DOI: | 10.18378/rebes.v9i3.7368 |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7368 |
Resumo: | Novas estratégias de estudos vêm incentivando mudanças no ensino, essas práticas têm implicado de forma positiva na aprendizagem. Esse trabalho emprega como recurso o uso da metodologia ativa, objetivando apresentar a experiência no ensino e aprendizagem numa extensão universitária com método de observação e relato de experiência. Participaram oito discentes e um docente, durante quatro meses, onde existiram atividades de observação e práticas numa Comunidade Remanescente de Quilombo, município de Cacimbas, Paraíba, Brasil. A metodologia foi desenvolvida em oito encontros, sequencial e complementar; através dos recursos tecnológicos com um grupo de whattsap e de e-mail para socialização e trocas de informações, durante o primeiro mês os discentes realizaram observação, em seguida escuta na comunidade por dois meses, e as atividades práticas na comunidade no último mês. Nesse percurso o foco foi aprender e ensinar, contribuir e compartilhar experiências. Finalmente dizer que conhecer o uso da metodologia ativa na extensão universitária conduz para uma reflexão construtiva sobre o ensino, a didática, a formação e atuação do ensinante. |
id |
GVAA-2_5f1d1d8170b19f9ef4e7e72f903a4af7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/7368 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
spelling |
Metodologia ativa na extensão universitária: um relato de experiênciaInstituições AcadêmicasEnsinoRelações Comunidade-InstituiçãoNovas estratégias de estudos vêm incentivando mudanças no ensino, essas práticas têm implicado de forma positiva na aprendizagem. Esse trabalho emprega como recurso o uso da metodologia ativa, objetivando apresentar a experiência no ensino e aprendizagem numa extensão universitária com método de observação e relato de experiência. Participaram oito discentes e um docente, durante quatro meses, onde existiram atividades de observação e práticas numa Comunidade Remanescente de Quilombo, município de Cacimbas, Paraíba, Brasil. A metodologia foi desenvolvida em oito encontros, sequencial e complementar; através dos recursos tecnológicos com um grupo de whattsap e de e-mail para socialização e trocas de informações, durante o primeiro mês os discentes realizaram observação, em seguida escuta na comunidade por dois meses, e as atividades práticas na comunidade no último mês. Nesse percurso o foco foi aprender e ensinar, contribuir e compartilhar experiências. Finalmente dizer que conhecer o uso da metodologia ativa na extensão universitária conduz para uma reflexão construtiva sobre o ensino, a didática, a formação e atuação do ensinante.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2019-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/736810.18378/rebes.v9i3.7368Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 3 (2019); 122-125Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 3 (2019); 122-125Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 3 (2019); 122-1252358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7368/6509Copyright (c) 2019 Irismar Batista de Lima, Maria do Socorro Mascêna, Milena Nunes Alves de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Irismar Batista deMascêna, Maria do SocorroSousa, Milena Nunes Alves de2020-01-14T18:36:59Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/7368Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2020-01-14T18:36:59Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia ativa na extensão universitária: um relato de experiência |
title |
Metodologia ativa na extensão universitária: um relato de experiência |
spellingShingle |
Metodologia ativa na extensão universitária: um relato de experiência Metodologia ativa na extensão universitária: um relato de experiência Lima, Irismar Batista de Instituições Acadêmicas Ensino Relações Comunidade-Instituição Lima, Irismar Batista de Instituições Acadêmicas Ensino Relações Comunidade-Instituição |
title_short |
Metodologia ativa na extensão universitária: um relato de experiência |
title_full |
Metodologia ativa na extensão universitária: um relato de experiência |
title_fullStr |
Metodologia ativa na extensão universitária: um relato de experiência Metodologia ativa na extensão universitária: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Metodologia ativa na extensão universitária: um relato de experiência Metodologia ativa na extensão universitária: um relato de experiência |
title_sort |
Metodologia ativa na extensão universitária: um relato de experiência |
author |
Lima, Irismar Batista de |
author_facet |
Lima, Irismar Batista de Lima, Irismar Batista de Mascêna, Maria do Socorro Sousa, Milena Nunes Alves de Mascêna, Maria do Socorro Sousa, Milena Nunes Alves de |
author_role |
author |
author2 |
Mascêna, Maria do Socorro Sousa, Milena Nunes Alves de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Irismar Batista de Mascêna, Maria do Socorro Sousa, Milena Nunes Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instituições Acadêmicas Ensino Relações Comunidade-Instituição |
topic |
Instituições Acadêmicas Ensino Relações Comunidade-Instituição |
description |
Novas estratégias de estudos vêm incentivando mudanças no ensino, essas práticas têm implicado de forma positiva na aprendizagem. Esse trabalho emprega como recurso o uso da metodologia ativa, objetivando apresentar a experiência no ensino e aprendizagem numa extensão universitária com método de observação e relato de experiência. Participaram oito discentes e um docente, durante quatro meses, onde existiram atividades de observação e práticas numa Comunidade Remanescente de Quilombo, município de Cacimbas, Paraíba, Brasil. A metodologia foi desenvolvida em oito encontros, sequencial e complementar; através dos recursos tecnológicos com um grupo de whattsap e de e-mail para socialização e trocas de informações, durante o primeiro mês os discentes realizaram observação, em seguida escuta na comunidade por dois meses, e as atividades práticas na comunidade no último mês. Nesse percurso o foco foi aprender e ensinar, contribuir e compartilhar experiências. Finalmente dizer que conhecer o uso da metodologia ativa na extensão universitária conduz para uma reflexão construtiva sobre o ensino, a didática, a formação e atuação do ensinante. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7368 10.18378/rebes.v9i3.7368 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7368 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v9i3.7368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7368/6509 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Irismar Batista de Lima, Maria do Socorro Mascêna, Milena Nunes Alves de Sousa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Irismar Batista de Lima, Maria do Socorro Mascêna, Milena Nunes Alves de Sousa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 No. 3 (2019); 122-125 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 9 Núm. 3 (2019); 122-125 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 9 n. 3 (2019); 122-125 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1822181277762060288 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18378/rebes.v9i3.7368 |