A indisciplina no contexto escolar: Uma abordagem psicopedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Clemilda Maria dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, José Ozildo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4114
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo aborda discussões variadas sobre a questão da indisciplina em sala de aula, no contexto das relações entre professores e alunos e considera as muitas causas possíveis da mesma, tratando-a ora como um problema, ora como uma ameaça ao futuro da educação formal. Os problemas de indisciplina em suas diversas manifestações na sala de aula e na escola tanto pública como particular, tem se constituído num dos principais desafios para os educadores. Atualmente é cada vez mais necessário inserir o psicopedagogo na instituição escolar, já que seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Fundamentadas em vários teóricos, a presente pesquisa teve por objetivo geral mostrar que a indisciplina traz consequências negativas a aprendizagem. Através dessa pesquisa foi possível perceber e analisar o papel exercido pelo psicopedagogo no contexto atual. A psicopedagogia constitui-se, a princípio em uma composição de dois saberes - Psicologia e Pedagogia, pois se trata de uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana, sendo o seu objetivo de estudo o ser em processo de construção e reconstrução do conhecimento. Propõe uma discussão teórica sobre o papel de pais e professores frente às situações de indisciplina. Apresente possibilidades de intervenção do psicopedagogo e suas contribuições para o trabalho educativo, atuando, assim, de forma preventiva. Palavras-chave: Indisciplina. Psicopedagogo. Instituição Escolar.
id GVAA-2_5fcfdc3735158a0ff52b8b49e51fe7fe
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/4114
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling A indisciplina no contexto escolar: Uma abordagem psicopedagógicaO presente trabalho tem por objetivo aborda discussões variadas sobre a questão da indisciplina em sala de aula, no contexto das relações entre professores e alunos e considera as muitas causas possíveis da mesma, tratando-a ora como um problema, ora como uma ameaça ao futuro da educação formal. Os problemas de indisciplina em suas diversas manifestações na sala de aula e na escola tanto pública como particular, tem se constituído num dos principais desafios para os educadores. Atualmente é cada vez mais necessário inserir o psicopedagogo na instituição escolar, já que seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Fundamentadas em vários teóricos, a presente pesquisa teve por objetivo geral mostrar que a indisciplina traz consequências negativas a aprendizagem. Através dessa pesquisa foi possível perceber e analisar o papel exercido pelo psicopedagogo no contexto atual. A psicopedagogia constitui-se, a princípio em uma composição de dois saberes - Psicologia e Pedagogia, pois se trata de uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana, sendo o seu objetivo de estudo o ser em processo de construção e reconstrução do conhecimento. Propõe uma discussão teórica sobre o papel de pais e professores frente às situações de indisciplina. Apresente possibilidades de intervenção do psicopedagogo e suas contribuições para o trabalho educativo, atuando, assim, de forma preventiva. Palavras-chave: Indisciplina. Psicopedagogo. Instituição Escolar.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2016-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/411410.18378/rebes.v5i2.4114Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 2 (2015)Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2015)Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 2 (2015)2358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4114/3642Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Clemilda Maria dosSantos, José Ozildo dos2016-03-24T10:37:44Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/4114Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-03-24T10:37:44Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv A indisciplina no contexto escolar: Uma abordagem psicopedagógica
title A indisciplina no contexto escolar: Uma abordagem psicopedagógica
spellingShingle A indisciplina no contexto escolar: Uma abordagem psicopedagógica
Santos, Clemilda Maria dos
title_short A indisciplina no contexto escolar: Uma abordagem psicopedagógica
title_full A indisciplina no contexto escolar: Uma abordagem psicopedagógica
title_fullStr A indisciplina no contexto escolar: Uma abordagem psicopedagógica
title_full_unstemmed A indisciplina no contexto escolar: Uma abordagem psicopedagógica
title_sort A indisciplina no contexto escolar: Uma abordagem psicopedagógica
author Santos, Clemilda Maria dos
author_facet Santos, Clemilda Maria dos
Santos, José Ozildo dos
author_role author
author2 Santos, José Ozildo dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Clemilda Maria dos
Santos, José Ozildo dos
description O presente trabalho tem por objetivo aborda discussões variadas sobre a questão da indisciplina em sala de aula, no contexto das relações entre professores e alunos e considera as muitas causas possíveis da mesma, tratando-a ora como um problema, ora como uma ameaça ao futuro da educação formal. Os problemas de indisciplina em suas diversas manifestações na sala de aula e na escola tanto pública como particular, tem se constituído num dos principais desafios para os educadores. Atualmente é cada vez mais necessário inserir o psicopedagogo na instituição escolar, já que seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Fundamentadas em vários teóricos, a presente pesquisa teve por objetivo geral mostrar que a indisciplina traz consequências negativas a aprendizagem. Através dessa pesquisa foi possível perceber e analisar o papel exercido pelo psicopedagogo no contexto atual. A psicopedagogia constitui-se, a princípio em uma composição de dois saberes - Psicologia e Pedagogia, pois se trata de uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana, sendo o seu objetivo de estudo o ser em processo de construção e reconstrução do conhecimento. Propõe uma discussão teórica sobre o papel de pais e professores frente às situações de indisciplina. Apresente possibilidades de intervenção do psicopedagogo e suas contribuições para o trabalho educativo, atuando, assim, de forma preventiva. Palavras-chave: Indisciplina. Psicopedagogo. Instituição Escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4114
10.18378/rebes.v5i2.4114
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4114
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v5i2.4114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4114/3642
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 2 (2015)
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 2 (2015)
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 2 (2015)
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949666228797440