Concepções epistemológicas da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ivanaldo Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Araújo, Francisco Roberto Diniz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3493
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas questões da epistemologia da educação e, por conseguinte, a sua implicação com a prática pedagógica numa perspectiva reflexiva. Entre os principais teóricos que fundamentam o artigo cita-se: Freire (1996), Maldaner (2000), Morim (2002), Silveira (2005) e Tardif (2003). Para alcançar o objetivo o artigo foi dividido em três partes: Concepções epistemológicas da prática educativa; concepções epistemológicas na educação e, por último, construção do conhecimento epistemológico.  Por fim, a guisa de conclusão, afirma-se que o processo de educar e ser educado continua sendo necessário e imperioso. É um processo desafiador, antigo e, ao mesmo tempo, novo e carregado de novidades. Por isso, é preciso, de um lado, retomar as teorias clássicas da epistemologia da educação, pois contribuem muito para o avanço teórico sobre os problemas da educação na sociedade contemporânea; e, do outro lado, ir a busca de novas teorias epistêmicas para a educação que, de formas variadas, possam contribuir para o (re)pensar a educação e os múltiplos atores que compõem o ambiente escolar.
id GVAA-2_6549f8de48b235fcbc9f3e57acbbc3e3
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/3493
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Concepções epistemológicas da educaçãoO presente artigo tem por objetivo apresentar algumas questões da epistemologia da educação e, por conseguinte, a sua implicação com a prática pedagógica numa perspectiva reflexiva. Entre os principais teóricos que fundamentam o artigo cita-se: Freire (1996), Maldaner (2000), Morim (2002), Silveira (2005) e Tardif (2003). Para alcançar o objetivo o artigo foi dividido em três partes: Concepções epistemológicas da prática educativa; concepções epistemológicas na educação e, por último, construção do conhecimento epistemológico.  Por fim, a guisa de conclusão, afirma-se que o processo de educar e ser educado continua sendo necessário e imperioso. É um processo desafiador, antigo e, ao mesmo tempo, novo e carregado de novidades. Por isso, é preciso, de um lado, retomar as teorias clássicas da epistemologia da educação, pois contribuem muito para o avanço teórico sobre os problemas da educação na sociedade contemporânea; e, do outro lado, ir a busca de novas teorias epistêmicas para a educação que, de formas variadas, possam contribuir para o (re)pensar a educação e os múltiplos atores que compõem o ambiente escolar.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2015-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3493Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 3 (2015); 26 - 30Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 3 (2015); 26 - 30Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 3 (2015); 26 - 302358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3493/3379Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ivanaldo OliveiraAraújo, Francisco Roberto Diniz2016-02-09T16:15:46Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/3493Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-02-09T16:15:46Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções epistemológicas da educação
title Concepções epistemológicas da educação
spellingShingle Concepções epistemológicas da educação
Santos, Ivanaldo Oliveira
title_short Concepções epistemológicas da educação
title_full Concepções epistemológicas da educação
title_fullStr Concepções epistemológicas da educação
title_full_unstemmed Concepções epistemológicas da educação
title_sort Concepções epistemológicas da educação
author Santos, Ivanaldo Oliveira
author_facet Santos, Ivanaldo Oliveira
Araújo, Francisco Roberto Diniz
author_role author
author2 Araújo, Francisco Roberto Diniz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ivanaldo Oliveira
Araújo, Francisco Roberto Diniz
description O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas questões da epistemologia da educação e, por conseguinte, a sua implicação com a prática pedagógica numa perspectiva reflexiva. Entre os principais teóricos que fundamentam o artigo cita-se: Freire (1996), Maldaner (2000), Morim (2002), Silveira (2005) e Tardif (2003). Para alcançar o objetivo o artigo foi dividido em três partes: Concepções epistemológicas da prática educativa; concepções epistemológicas na educação e, por último, construção do conhecimento epistemológico.  Por fim, a guisa de conclusão, afirma-se que o processo de educar e ser educado continua sendo necessário e imperioso. É um processo desafiador, antigo e, ao mesmo tempo, novo e carregado de novidades. Por isso, é preciso, de um lado, retomar as teorias clássicas da epistemologia da educação, pois contribuem muito para o avanço teórico sobre os problemas da educação na sociedade contemporânea; e, do outro lado, ir a busca de novas teorias epistêmicas para a educação que, de formas variadas, possam contribuir para o (re)pensar a educação e os múltiplos atores que compõem o ambiente escolar.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3493
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/3493/3379
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Educação e Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 3 (2015); 26 - 30
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 3 (2015); 26 - 30
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 3 (2015); 26 - 30
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949665791541248