O professor e as questões relacionadas às identidades e às diversidades no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rosélia Maria de Sousa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, José Ozildo dos, Gomes, Marcos Antônio Durvirgens, Nóbrega, Iluskhanney Gomes de Medeiros, Miranda, Rafael Chateaubriand de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2611
Resumo: O Brasil é um país que possui uma sociedade formada pela contribuição de vários grupos étnico-culturais e nele existe a necessidade de se discutir amplamente a questão da diversidade, de modo e estreitar a distancia que existe entre determinados grupos e o processo educativo, bem como entre estes e a sociedade, favorecendo a construção do processo de cidadania. Por outro lado, a questão da diferença aponta a diversidade como algo complexo, que exige estabelecer padrões de respeito, de ética e de garantia dos direitos sociais. No processo educativo, lidar com a pluralidade e a diferença requer compromisso e aceitação por parte dos profissionais da educação. Por sua vez, a escola precisa encontra meios que garantam a abertura de espaços para a promoção e valorização das multimanifestações culturais, apresentadas pelos sujeitos que ela assiste. E, para superar os problemas relacionados à diversidade, a escola precisa deixar um pouco de lado os objetivos da lógica capitalista, passando a oferecer uma escolarização não somente voltada para formação de indivíduos competentes e competitivos para atuarem na sociedade capitalista, mas que passe a desenvolver um processo educativo que considere as dimensões humana e social, possibilitando o desenvolvimento do sujeito enquanto ser humano. Palavras-chave: Identidade e Diversidade. Professor. Compromisso
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