Caracterização das tecnologias digitais de informação usadas no ensino médico durante a pandemia de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes Nunes, Nicolle dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fernandes do Nascimento, Jacqueline Stephanie, Figueira Lira, Aline, Ruas Guimarães, Claudia Antunes, Alves Azizi, Marco Antonio, Tenório, Vitor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8593
Resumo: Introdução: Em decorrência do impacto causado pela pandemia de COVID-19 no Brasil foi instituído isolamento social, e o cancelamento de todas as atividades acadêmicas vigentes. Nesse contexto, o Ministério da Educação autorizou a substituição das disciplinas presenciais teórico cognitivas do primeiro ao quarto ano de medicina por aulas que utilizem meios e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Contudo, sua implementação no ensino da medicina em meio a pandemia representa um grande desafio. Logo, o objetivo do presente estudo é caracterizar e identificar os meios tecnológicos utilizados por diferentes Universidades do país no ensino de medicina. Método: Trata-se de um estudo descritivo, transversal e de natureza quantitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com perguntas fechadas, aplicado por meio da plataforma online Google Forms. Resultados: Os recursos mais utilizados durante a vigência da suspensão das aulas presenciais foram as ferramentas de Webconferência e as vídeo-aulas. Esses também foram eleitos pelos participantes como as ferramentas com maior eficácia de aprendizagem.  Ainda assim, os respondentes referem que essas interfaces não conseguem substituir adequadamente as aulas presenciais. Conclusões: Embora a utilização das TDICs seja a melhor alternativa para manter o vínculo educacional e a continuidade das atividades teórico-cognitivas durante a pandemia, é válido ressaltar que as metodologias adotadas não configuram ensino à distância, apenas ensino remoto. Dessa forma, acredita-se que a ausência das aulas presenciais seja preditora de impactos negativos na formação desses indivíduos.
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