Caracterização das tecnologias digitais de informação usadas no ensino médico durante a pandemia de COVID-19
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8593 |
Resumo: | Introdução: Em decorrência do impacto causado pela pandemia de COVID-19 no Brasil foi instituído isolamento social, e o cancelamento de todas as atividades acadêmicas vigentes. Nesse contexto, o Ministério da Educação autorizou a substituição das disciplinas presenciais teórico cognitivas do primeiro ao quarto ano de medicina por aulas que utilizem meios e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Contudo, sua implementação no ensino da medicina em meio a pandemia representa um grande desafio. Logo, o objetivo do presente estudo é caracterizar e identificar os meios tecnológicos utilizados por diferentes Universidades do país no ensino de medicina. Método: Trata-se de um estudo descritivo, transversal e de natureza quantitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com perguntas fechadas, aplicado por meio da plataforma online Google Forms. Resultados: Os recursos mais utilizados durante a vigência da suspensão das aulas presenciais foram as ferramentas de Webconferência e as vídeo-aulas. Esses também foram eleitos pelos participantes como as ferramentas com maior eficácia de aprendizagem. Ainda assim, os respondentes referem que essas interfaces não conseguem substituir adequadamente as aulas presenciais. Conclusões: Embora a utilização das TDICs seja a melhor alternativa para manter o vínculo educacional e a continuidade das atividades teórico-cognitivas durante a pandemia, é válido ressaltar que as metodologias adotadas não configuram ensino à distância, apenas ensino remoto. Dessa forma, acredita-se que a ausência das aulas presenciais seja preditora de impactos negativos na formação desses indivíduos. |
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Caracterização das tecnologias digitais de informação usadas no ensino médico durante a pandemia de COVID-19Introdução: Em decorrência do impacto causado pela pandemia de COVID-19 no Brasil foi instituído isolamento social, e o cancelamento de todas as atividades acadêmicas vigentes. Nesse contexto, o Ministério da Educação autorizou a substituição das disciplinas presenciais teórico cognitivas do primeiro ao quarto ano de medicina por aulas que utilizem meios e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Contudo, sua implementação no ensino da medicina em meio a pandemia representa um grande desafio. Logo, o objetivo do presente estudo é caracterizar e identificar os meios tecnológicos utilizados por diferentes Universidades do país no ensino de medicina. Método: Trata-se de um estudo descritivo, transversal e de natureza quantitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com perguntas fechadas, aplicado por meio da plataforma online Google Forms. Resultados: Os recursos mais utilizados durante a vigência da suspensão das aulas presenciais foram as ferramentas de Webconferência e as vídeo-aulas. Esses também foram eleitos pelos participantes como as ferramentas com maior eficácia de aprendizagem. Ainda assim, os respondentes referem que essas interfaces não conseguem substituir adequadamente as aulas presenciais. Conclusões: Embora a utilização das TDICs seja a melhor alternativa para manter o vínculo educacional e a continuidade das atividades teórico-cognitivas durante a pandemia, é válido ressaltar que as metodologias adotadas não configuram ensino à distância, apenas ensino remoto. Dessa forma, acredita-se que a ausência das aulas presenciais seja preditora de impactos negativos na formação desses indivíduos.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2021-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8593Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 No. 3 (2021); 381-386Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 11 Núm. 3 (2021); 381-386Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 11 n. 3 (2021); 381-3862358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/8593/10957Copyright (c) 2021 Nicolle dos Santos Moraes Nunes, Jacqueline Stephanie Fernandes do Nascimento, Aline Figueira Lira, Claudia Antunes Ruas Guimarães, Marco Antonio Alves Azizi, Vitor Tenórioinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes Nunes, Nicolle dos SantosFernandes do Nascimento, Jacqueline StephanieFigueira Lira, AlineRuas Guimarães, Claudia AntunesAlves Azizi, Marco AntonioTenório, Vitor2023-04-16T20:06:24Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/8593Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2023-04-16T20:06:24Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
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