Importância da monitoria de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia: Um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danúbia Galvão de Souza, Lara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo Alencar, Aléxia, Paiva Medeiros, Jessika, Kiara da Nóbrega Holanda, Júlia, Beatriz Bonfim Gomes Ribeiro, Ana, Oliveira Filho, Abrahão Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7998
Resumo: O programa de monitoria é uma das estratégias de complementação da formação de docentes durante a graduação, tida como uma categoria de ensino-aprendizagem, proporcionando o contato com a docência e favorecendo o desenvolvimento de diversas habilidades. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência acadêmica como aluno-monitor na disciplina de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia, desenvolvida durante o primeiro e segundo semestre de 2019 no curso de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).  A Fitoterapia é de suma importância para os profissionais da área da saúde, para que estes sejam capazes de realizar uma correta prescrição, orientação, manipulação e desenvolvimento de fitoterápicos. Durante a monitoria os discentes foram acompanhados na elaboração de artigos, seminários e banners, como também puderam tirar suas dúvidas sobre os diversos conteúdos teóricos ofertados na disciplina. Dessa forma, vale ressaltar que há uma troca de saberes onde todas as partes saem ganhando, seja aluno, monitor ou professor, pois a monitoria é uma experiência essencial por oportunizar a vivência de forma concreta, possibilitando o conhecimento de práticas pedagógicas em consonância com o conteúdo a ser trabalhado, contribuindo de maneira ímpar para o crescimento profissional
id GVAA-2_b88928fb04830265c220e9e373e45b19
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/7998
network_acronym_str GVAA-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository_id_str
spelling Importância da monitoria de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia: Um relato de experiênciaO programa de monitoria é uma das estratégias de complementação da formação de docentes durante a graduação, tida como uma categoria de ensino-aprendizagem, proporcionando o contato com a docência e favorecendo o desenvolvimento de diversas habilidades. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência acadêmica como aluno-monitor na disciplina de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia, desenvolvida durante o primeiro e segundo semestre de 2019 no curso de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).  A Fitoterapia é de suma importância para os profissionais da área da saúde, para que estes sejam capazes de realizar uma correta prescrição, orientação, manipulação e desenvolvimento de fitoterápicos. Durante a monitoria os discentes foram acompanhados na elaboração de artigos, seminários e banners, como também puderam tirar suas dúvidas sobre os diversos conteúdos teóricos ofertados na disciplina. Dessa forma, vale ressaltar que há uma troca de saberes onde todas as partes saem ganhando, seja aluno, monitor ou professor, pois a monitoria é uma experiência essencial por oportunizar a vivência de forma concreta, possibilitando o conhecimento de práticas pedagógicas em consonância com o conteúdo a ser trabalhado, contribuindo de maneira ímpar para o crescimento profissionalGRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2020-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/799810.18378/rebes.v10i2.7998Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 2 (2020); 146-149Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 2 (2020); 146-149Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 2 (2020); 146-1492358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7998/7841https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7998/10435Copyright (c) 2020 Lara Danúbia Galvão de Souza, Aléxia Araújo Alencar, Jessika Paiva Medeiros, Júlia Kiara da Nóbrega Holanda, Ana Beatriz Bonfim Gomes Ribeiro, Abrahão Alves Oliveira Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDanúbia Galvão de Souza, LaraAraújo Alencar, AléxiaPaiva Medeiros, JessikaKiara da Nóbrega Holanda, JúliaBeatriz Bonfim Gomes Ribeiro, AnaOliveira Filho, Abrahão Alves2022-01-28T10:16:59Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/7998Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:16:59Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Importância da monitoria de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia: Um relato de experiência
title Importância da monitoria de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia: Um relato de experiência
spellingShingle Importância da monitoria de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia: Um relato de experiência
Danúbia Galvão de Souza, Lara
title_short Importância da monitoria de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia: Um relato de experiência
title_full Importância da monitoria de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia: Um relato de experiência
title_fullStr Importância da monitoria de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia: Um relato de experiência
title_full_unstemmed Importância da monitoria de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia: Um relato de experiência
title_sort Importância da monitoria de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia: Um relato de experiência
author Danúbia Galvão de Souza, Lara
author_facet Danúbia Galvão de Souza, Lara
Araújo Alencar, Aléxia
Paiva Medeiros, Jessika
Kiara da Nóbrega Holanda, Júlia
Beatriz Bonfim Gomes Ribeiro, Ana
Oliveira Filho, Abrahão Alves
author_role author
author2 Araújo Alencar, Aléxia
Paiva Medeiros, Jessika
Kiara da Nóbrega Holanda, Júlia
Beatriz Bonfim Gomes Ribeiro, Ana
Oliveira Filho, Abrahão Alves
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Danúbia Galvão de Souza, Lara
Araújo Alencar, Aléxia
Paiva Medeiros, Jessika
Kiara da Nóbrega Holanda, Júlia
Beatriz Bonfim Gomes Ribeiro, Ana
Oliveira Filho, Abrahão Alves
description O programa de monitoria é uma das estratégias de complementação da formação de docentes durante a graduação, tida como uma categoria de ensino-aprendizagem, proporcionando o contato com a docência e favorecendo o desenvolvimento de diversas habilidades. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência acadêmica como aluno-monitor na disciplina de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia, desenvolvida durante o primeiro e segundo semestre de 2019 no curso de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).  A Fitoterapia é de suma importância para os profissionais da área da saúde, para que estes sejam capazes de realizar uma correta prescrição, orientação, manipulação e desenvolvimento de fitoterápicos. Durante a monitoria os discentes foram acompanhados na elaboração de artigos, seminários e banners, como também puderam tirar suas dúvidas sobre os diversos conteúdos teóricos ofertados na disciplina. Dessa forma, vale ressaltar que há uma troca de saberes onde todas as partes saem ganhando, seja aluno, monitor ou professor, pois a monitoria é uma experiência essencial por oportunizar a vivência de forma concreta, possibilitando o conhecimento de práticas pedagógicas em consonância com o conteúdo a ser trabalhado, contribuindo de maneira ímpar para o crescimento profissional
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7998
10.18378/rebes.v10i2.7998
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7998
identifier_str_mv 10.18378/rebes.v10i2.7998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7998/7841
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7998/10435
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
publisher.none.fl_str_mv GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 2 (2020); 146-149
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 2 (2020); 146-149
Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 2 (2020); 146-149
2358-2391
reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação e Saúde
collection Revista Brasileira de Educação e Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com
_version_ 1798949667330850816