Importância da monitoria de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia: Um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7998 |
Resumo: | O programa de monitoria é uma das estratégias de complementação da formação de docentes durante a graduação, tida como uma categoria de ensino-aprendizagem, proporcionando o contato com a docência e favorecendo o desenvolvimento de diversas habilidades. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência acadêmica como aluno-monitor na disciplina de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia, desenvolvida durante o primeiro e segundo semestre de 2019 no curso de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A Fitoterapia é de suma importância para os profissionais da área da saúde, para que estes sejam capazes de realizar uma correta prescrição, orientação, manipulação e desenvolvimento de fitoterápicos. Durante a monitoria os discentes foram acompanhados na elaboração de artigos, seminários e banners, como também puderam tirar suas dúvidas sobre os diversos conteúdos teóricos ofertados na disciplina. Dessa forma, vale ressaltar que há uma troca de saberes onde todas as partes saem ganhando, seja aluno, monitor ou professor, pois a monitoria é uma experiência essencial por oportunizar a vivência de forma concreta, possibilitando o conhecimento de práticas pedagógicas em consonância com o conteúdo a ser trabalhado, contribuindo de maneira ímpar para o crescimento profissional |
id |
GVAA-2_b88928fb04830265c220e9e373e45b19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/7998 |
network_acronym_str |
GVAA-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository_id_str |
|
spelling |
Importância da monitoria de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia: Um relato de experiênciaO programa de monitoria é uma das estratégias de complementação da formação de docentes durante a graduação, tida como uma categoria de ensino-aprendizagem, proporcionando o contato com a docência e favorecendo o desenvolvimento de diversas habilidades. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência acadêmica como aluno-monitor na disciplina de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia, desenvolvida durante o primeiro e segundo semestre de 2019 no curso de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A Fitoterapia é de suma importância para os profissionais da área da saúde, para que estes sejam capazes de realizar uma correta prescrição, orientação, manipulação e desenvolvimento de fitoterápicos. Durante a monitoria os discentes foram acompanhados na elaboração de artigos, seminários e banners, como também puderam tirar suas dúvidas sobre os diversos conteúdos teóricos ofertados na disciplina. Dessa forma, vale ressaltar que há uma troca de saberes onde todas as partes saem ganhando, seja aluno, monitor ou professor, pois a monitoria é uma experiência essencial por oportunizar a vivência de forma concreta, possibilitando o conhecimento de práticas pedagógicas em consonância com o conteúdo a ser trabalhado, contribuindo de maneira ímpar para o crescimento profissionalGRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2020-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/799810.18378/rebes.v10i2.7998Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 2 (2020); 146-149Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 2 (2020); 146-149Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 2 (2020); 146-1492358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7998/7841https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7998/10435Copyright (c) 2020 Lara Danúbia Galvão de Souza, Aléxia Araújo Alencar, Jessika Paiva Medeiros, Júlia Kiara da Nóbrega Holanda, Ana Beatriz Bonfim Gomes Ribeiro, Abrahão Alves Oliveira Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDanúbia Galvão de Souza, LaraAraújo Alencar, AléxiaPaiva Medeiros, JessikaKiara da Nóbrega Holanda, JúliaBeatriz Bonfim Gomes Ribeiro, AnaOliveira Filho, Abrahão Alves2022-01-28T10:16:59Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/7998Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:16:59Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Importância da monitoria de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia: Um relato de experiência |
title |
Importância da monitoria de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia: Um relato de experiência |
spellingShingle |
Importância da monitoria de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia: Um relato de experiência Danúbia Galvão de Souza, Lara |
title_short |
Importância da monitoria de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia: Um relato de experiência |
title_full |
Importância da monitoria de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia: Um relato de experiência |
title_fullStr |
Importância da monitoria de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia: Um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Importância da monitoria de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia: Um relato de experiência |
title_sort |
Importância da monitoria de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia: Um relato de experiência |
author |
Danúbia Galvão de Souza, Lara |
author_facet |
Danúbia Galvão de Souza, Lara Araújo Alencar, Aléxia Paiva Medeiros, Jessika Kiara da Nóbrega Holanda, Júlia Beatriz Bonfim Gomes Ribeiro, Ana Oliveira Filho, Abrahão Alves |
author_role |
author |
author2 |
Araújo Alencar, Aléxia Paiva Medeiros, Jessika Kiara da Nóbrega Holanda, Júlia Beatriz Bonfim Gomes Ribeiro, Ana Oliveira Filho, Abrahão Alves |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Danúbia Galvão de Souza, Lara Araújo Alencar, Aléxia Paiva Medeiros, Jessika Kiara da Nóbrega Holanda, Júlia Beatriz Bonfim Gomes Ribeiro, Ana Oliveira Filho, Abrahão Alves |
description |
O programa de monitoria é uma das estratégias de complementação da formação de docentes durante a graduação, tida como uma categoria de ensino-aprendizagem, proporcionando o contato com a docência e favorecendo o desenvolvimento de diversas habilidades. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência acadêmica como aluno-monitor na disciplina de Fundamentos da Fitoterapia aplicados à Odontologia, desenvolvida durante o primeiro e segundo semestre de 2019 no curso de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A Fitoterapia é de suma importância para os profissionais da área da saúde, para que estes sejam capazes de realizar uma correta prescrição, orientação, manipulação e desenvolvimento de fitoterápicos. Durante a monitoria os discentes foram acompanhados na elaboração de artigos, seminários e banners, como também puderam tirar suas dúvidas sobre os diversos conteúdos teóricos ofertados na disciplina. Dessa forma, vale ressaltar que há uma troca de saberes onde todas as partes saem ganhando, seja aluno, monitor ou professor, pois a monitoria é uma experiência essencial por oportunizar a vivência de forma concreta, possibilitando o conhecimento de práticas pedagógicas em consonância com o conteúdo a ser trabalhado, contribuindo de maneira ímpar para o crescimento profissional |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7998 10.18378/rebes.v10i2.7998 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7998 |
identifier_str_mv |
10.18378/rebes.v10i2.7998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7998/7841 https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7998/10435 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
publisher.none.fl_str_mv |
GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 2 (2020); 146-149 Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 2 (2020); 146-149 Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 2 (2020); 146-149 2358-2391 reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúde instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
collection |
Revista Brasileira de Educação e Saúde |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
milenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com |
_version_ |
1798949667330850816 |