Fracasso escolar: Limites à cidadania
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4117 |
Resumo: | Sabe-se que o fracasso escolar não é um problema recente, surgiu a partir do século XIX, com o advento da obrigatoriedade do ensino, tornando-se causa de muita preocupação nas instituições escolares. As causas do fracasso podem se manifestar tanto no ambiente escolar (interescolar), como fora da escola (extraescolar). Para se compreender o fenômeno do fracasso escolar necessita-se ter uma visão de todas as dificuldades e problemas existentes de forma oculta nesse processo e que só um detalhamento do conjunto, é que trará parâmetros que propiciará um bom entendimento do assunto em questão. Sabe-se da relevância da participação ativa da família na vida de uma criança, por ser o primeiro grupo social que a criança participa. Contemporaneamente, a escola assume a função social de formar para o exercício da cidadania. Mesmo as instituições buscando sempre oferecer um ensino que desenvolva no aluno sua intelectualidade, ainda têm muito a se rever quanto à sistematização de suas estruturas pedagógicas. As formas como os professores se comportam diante de uma situação de fracasso é preocupante, considerando que a sala de aula apresenta-se como um ambiente favorável na construção de uma relação de interação entre professor aluno. A escolaridade é o ponto de partida para que o futuro cidadão possa usufruir de todos os seus direitos e deveres, como também, ter uma formação consciente de como ser ativo na sociedade, evitando assim a exclusão. Palavras-chave: Fracasso escolar. Prática Educativa. Cidadania. |
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Fracasso escolar: Limites à cidadaniaSabe-se que o fracasso escolar não é um problema recente, surgiu a partir do século XIX, com o advento da obrigatoriedade do ensino, tornando-se causa de muita preocupação nas instituições escolares. As causas do fracasso podem se manifestar tanto no ambiente escolar (interescolar), como fora da escola (extraescolar). Para se compreender o fenômeno do fracasso escolar necessita-se ter uma visão de todas as dificuldades e problemas existentes de forma oculta nesse processo e que só um detalhamento do conjunto, é que trará parâmetros que propiciará um bom entendimento do assunto em questão. Sabe-se da relevância da participação ativa da família na vida de uma criança, por ser o primeiro grupo social que a criança participa. Contemporaneamente, a escola assume a função social de formar para o exercício da cidadania. Mesmo as instituições buscando sempre oferecer um ensino que desenvolva no aluno sua intelectualidade, ainda têm muito a se rever quanto à sistematização de suas estruturas pedagógicas. As formas como os professores se comportam diante de uma situação de fracasso é preocupante, considerando que a sala de aula apresenta-se como um ambiente favorável na construção de uma relação de interação entre professor aluno. A escolaridade é o ponto de partida para que o futuro cidadão possa usufruir de todos os seus direitos e deveres, como também, ter uma formação consciente de como ser ativo na sociedade, evitando assim a exclusão. Palavras-chave: Fracasso escolar. Prática Educativa. Cidadania.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2016-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/411710.18378/rebes.v5i4.4117Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 4 (2015); 36 - 42Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 4 (2015); 36 - 42Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 4 (2015); 36 - 422358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4117/3684Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Hélia Luiza Bezerra daSantos, José Ozildo dos2016-11-28T22:20:47Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/4117Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-11-28T22:20:47Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
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Sabe-se que o fracasso escolar não é um problema recente, surgiu a partir do século XIX, com o advento da obrigatoriedade do ensino, tornando-se causa de muita preocupação nas instituições escolares. As causas do fracasso podem se manifestar tanto no ambiente escolar (interescolar), como fora da escola (extraescolar). Para se compreender o fenômeno do fracasso escolar necessita-se ter uma visão de todas as dificuldades e problemas existentes de forma oculta nesse processo e que só um detalhamento do conjunto, é que trará parâmetros que propiciará um bom entendimento do assunto em questão. Sabe-se da relevância da participação ativa da família na vida de uma criança, por ser o primeiro grupo social que a criança participa. Contemporaneamente, a escola assume a função social de formar para o exercício da cidadania. Mesmo as instituições buscando sempre oferecer um ensino que desenvolva no aluno sua intelectualidade, ainda têm muito a se rever quanto à sistematização de suas estruturas pedagógicas. As formas como os professores se comportam diante de uma situação de fracasso é preocupante, considerando que a sala de aula apresenta-se como um ambiente favorável na construção de uma relação de interação entre professor aluno. A escolaridade é o ponto de partida para que o futuro cidadão possa usufruir de todos os seus direitos e deveres, como também, ter uma formação consciente de como ser ativo na sociedade, evitando assim a exclusão. Palavras-chave: Fracasso escolar. Prática Educativa. Cidadania. |
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