Educação em saúde em portadores de doença reumática e um eco à vivência verificado em referencial teórico
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7845 |
Resumo: | As doenças reumáticas acometem milhares de pessoas em todo o mundo cursam com sintomas que interferem diretamente nos aspectos físicos, na capacidade funcional e consequentemente na qualidade de vida dos seus portadores. Este trabalho tem o objetivo de descrever uma experiência vivenciada na residência multiprofissional do Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas, em equipe multiprofissional no projeto “Reconstruindo Histórias de Vidas” com portadores de doenças reumáticas e contribuir para aumentar a efetividade da atividade com base em artigo de revisão publicado na REBES sobre qualidade de vida deste grupo de pacientes. Trata-se de um estudo do tipo descritivo sobre uma experiência vivenciada no segundo semestre de 2016 agregando sua interface com referencial teórico recente. O grupo é aberto e no período relatado frequentaram cerca de 25 portadores de doenças reumáticas, com idades entre 15 e 58 anos, 80% mulheres, em encontros mensais tendo como metodologia a roda de conversa com temas previamente estabelecidos pelos participantes e/ou equipe multiprofissional. Nos seis encontros vivenciados, independente do tema em foco as falas traziam questões relacionadas à qualidade de vida. Sugerem-se ações contextualizadas passíveis de implementação imediata envolvendo os aspectos que impactam sobre a qualidade de vida dos portadores de doenças reumáticas, conforme cita o referencial teórico utilizado. Por fim, o que agrega, é que este relato de experiência encontrou eco para propor a incorporação processos e ações que podem tornar evidente o impacto de atividades de educação e promoção da saúde de portadores de doenças reumáticas e contribuir na formação dos residentes. |
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Educação em saúde em portadores de doença reumática e um eco à vivência verificado em referencial teóricoEducação em Saúde. Promoção da Saúde. Prática de Grupo. Doenças Reumáticas. Qualidade de Vida.As doenças reumáticas acometem milhares de pessoas em todo o mundo cursam com sintomas que interferem diretamente nos aspectos físicos, na capacidade funcional e consequentemente na qualidade de vida dos seus portadores. Este trabalho tem o objetivo de descrever uma experiência vivenciada na residência multiprofissional do Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas, em equipe multiprofissional no projeto “Reconstruindo Histórias de Vidas” com portadores de doenças reumáticas e contribuir para aumentar a efetividade da atividade com base em artigo de revisão publicado na REBES sobre qualidade de vida deste grupo de pacientes. Trata-se de um estudo do tipo descritivo sobre uma experiência vivenciada no segundo semestre de 2016 agregando sua interface com referencial teórico recente. O grupo é aberto e no período relatado frequentaram cerca de 25 portadores de doenças reumáticas, com idades entre 15 e 58 anos, 80% mulheres, em encontros mensais tendo como metodologia a roda de conversa com temas previamente estabelecidos pelos participantes e/ou equipe multiprofissional. Nos seis encontros vivenciados, independente do tema em foco as falas traziam questões relacionadas à qualidade de vida. Sugerem-se ações contextualizadas passíveis de implementação imediata envolvendo os aspectos que impactam sobre a qualidade de vida dos portadores de doenças reumáticas, conforme cita o referencial teórico utilizado. Por fim, o que agrega, é que este relato de experiência encontrou eco para propor a incorporação processos e ações que podem tornar evidente o impacto de atividades de educação e promoção da saúde de portadores de doenças reumáticas e contribuir na formação dos residentes.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2020-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/784510.18378/rebes.v10i3.7845Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 No. 3 (2020); 104-109Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 10 Núm. 3 (2020); 104-109Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 10 n. 3 (2020); 104-1092358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7845/7746https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/7845/10353Copyright (c) 2020 jessika Oliveira de Araujo, Sandra Mary Lima Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Araújo, Jéssika OliveiraLima Vasconcelos, Sandra Mary2022-01-28T10:16:44Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/7845Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2022-01-28T10:16:44Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
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